Casas de madeira – um jeito charmoso para morar

Dicas

As casas de madeira voltaram com tudo e estão fazendo o maior sucesso! Muitas pessoas optam por esse estilo para construir sua sonhada casa de campo, mas, quem disse que elas não podem ser usadas no perímetro urbano?

Nesse post vamos compartilhar as vantagens e os cuidados necessários de investir em uma, e também mostraremos uma série de inspirações!

CURIOSIDADE: Você sabia que os americanos preferem casas de madeira? É comum ver em filmes e séries americanas, a abundância de casas de madeira que existem no país. E o motivo, é porque além do país ser rico em madeira renovável, o que reduz os custos e o impacto ambiental.

Outro fator que leva os americanos preferirem as casas de madeira, é o conforto térmico, no país, é comum as casas terem placas internas de gesso (dry all), para melhorar ainda mais o isolamento térmico, a acústica, e para aumentar a durabilidade da madeira.

Fonte: Arquitectura Casas e ideias

E é claro, o charme das casas de madeira é incomparável, e esse é sem dúvidas, um dos maiores motivos pela preferência. Além da estrutura, os americanos também apostam em piso e móveis de madeira, formando um verdadeiro “ninho” de aconchego.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Como nos EUA as casas de madeira são comuns, é obrigatório que as casas tenham sensores e extintores de incêndio, já que é essa uma das desvantagens da madeira, o risco maior de incêndio.

Vantagens e desvantagens de investir em uma casa de madeira

Agora que já conhecemos um pouco do motivo dos americanos preferirem a madeira para construir suas casas, vamos conferir quais são as principais vantagens e desvantagens de optar por esse material em vez de alvenaria, acompanhe:

Principais vantagens

– Conforto térmico

– Rapidez na construção

– Sensação de aconchego

– Financeiramente mais viável

– Estética

Sem dúvidas uma das maiores vantagens das casas de madeira, é o valor menor comparado a uma casa de alvenaria. As obras feitas com esse material, gastam menos energia, têm menos mão de obra e requerem menos materiais, o que resulta também em uma casa ecologicamente mais correta.

A sensação de aproximação com a natureza, e o aconchego proporcionado pela madeira, que é um material de cor quente, é incomparável. A madeira é um material neutro, e por isso, ela proporciona um conforto térmico bem agradável para os moradores, deixando a casa fresca durante o verão, e aquecida no inverno.

Fonte: Pinterest
Fonte: Homify

No Brasil uma opção bem viável de investir nesse estilo de construção, é escolhendo por uma empresa que oferece as chamadas “casas pré-fabricadas”, que são erguidas rapidamente, e entregues ao morador pronta em poucos meses.

A única ressalva para esse modelo de construção, é que o morador deve pesquisar e conhecer a procedência da madeira que será usada. Por se tratar de um material vivo, é fundamental que ela passe por um processo de tratamento e secagem, para garantir a durabilidade da madeira, caso contrário, se a madeira utilizada estiver úmida, ou maltratada, em poucos anos ela apresentará problemas na estrutura.

Cuidados com casas de madeira

– Certificar que a madeira é de boa qualidade

– Necessidade de manutenção

– Risco de incêndio superior ao de casas de alvenaria

O primeiro ponto eu já abordei no parágrafo anterior, mas vale coloca-lo aqui novamente, porque se sua escolha não for por casas pré-fabricadas, e sim pela compra da madeira para a execução da construção, o cuidado deve ser o mesmo.

Conhecer a procedência da madeira, isso faz toda a diferença para o futuro da sua obra! Uma madeira “barata” demais ou de má qualidade, pode provocar falhas estéticas, rangidos, e até mesmo comprometer a estrutura.

Para garantir a durabilidade da madeira, também é fundamental que a mesma receba tratamentos contra cupins e cuidados para evitar umidade, por exemplo. Essa manutenção é indicada a cada 3 anos na parte externa, e a cada 6 anos na parte interna.

Importante: para evitar problemas com umidade e até mesmo pragas, o solo do terreno deve ser bem preparado no inicio da obra.

E por último, o risco de incêndio de uma casa de madeira é maior que uma de alvenaria, mas, mesmo optando pela madeira, você precisará obrigatoriamente fazer algumas partes em alvenaria para garantir a segurança da casa. No geral, as áreas molhadas são as exigidas em alvenaria: Cozinha, banheiro e área de serviço.

Toda construção apresenta vantagens e desvantagens, mas, a madeira ainda não tem a aceitação merecida por quem deseja construir. O mito de que ela não dura, por exemplo, assombra quem deseja investir nesse estilo, por isso, é importante pesquisar e ter em mente o que você deseja na sua casa.

Fonte: Casa Claudia

Se você gosta do estilo rústico, é apaixonado pela natureza e deseja um cantinho bem acolhedor, pesquise mais além desse material que acabou de ler, procure referências de fornecedores que oferecem uma madeira de qualidade, e informe-se sobre manutenções duradouras, certamente você terá um lar de aconchego, e que durará muitos anos. 😊

Ah, sobre a arquitetura das casas de madeira, elas vão muito além das tradicionais. Hoje em dia existem projetos contemporâneos de casas de madeira incríveis! Dá uma olhadinha nas inspirações que separamos para fechar esse post:

Fonte: Casa Claudia
Fonte: Hoom Design
Fonte: Pinterest
Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

13 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *