Como usar as prateleiras e nichos na decoração?

Decoração

Todos sabemos que a organização é um ponto crucial em casa, não é? Sendo assim, estamos sempre buscando soluções para tornar nossos afazeres do dia a dia mais eficazes e termos sempre a funcionalidade ao nosso alcance.

Se você sente que está precisando dessa funcionalidade em sua casa e não possui o espaço que gostaria de ter, as prateleiras e nichos podem ser suas aliadas quando falamos de versatilidade e beleza. Continue lendo para saber como usá-las da melhor forma.

Afinal, qual é a diferença de nichos e prateleiras?

Essa dúvida pode bater na hora de pesquisar a melhor opção para a sua casa. Pois bem, nichos são fechados e geralmente possuem alguma forma geométrica, na maioria das vezes quadrado, mas por ventura, podem ser redondos, triangulares ou retangulares por exemplo. Já as prateleiras são lineares e abertas.

Pronto, agora você já sabe a diferença, vamos para o próximo tópico!

 

diferença de nichos e prateleiras
Fonte: Viva Decora

Quais são as vantagens de usar prateleiras e nichos?

As vantagens são várias, mas eu vou listar as 3 mais importantes para vocês, vejam:

  • Aproveitamento de espaços “perdidos”: sabe aquele canto de parede sem móveis na frente e você não sabe o que fazer com ele? Então, é aí que você vai colocar! É a forma perfeita de não concorrer com o espaço do chão ou em cima da mesa.
  • Versatilidade: Quer uma peça para usar no banheiro, quarto, lavanderia, escritório, churrasqueira, sala de estar, sala de jantar, hall de entrada, varanda, sacada e corredor? Então, fica tranquilo que ficará ótimo em todos esses espaços
  • Praticidade no dia a dia: como falado anteriormente, será uma ótima maneira de deixar os itens que você precisa usar todos os dias ao seu alcance e deixar a sua rotina mais prática. E claro, em conjunto com os utilitários, podem ter itens decorativos.

Como posicioná-los em cada cômodo?

Para garantir os melhores posicionamentos e composições de prateleiras e nichos na decoração, continue lendo:

  • Cozinha: os nichos pequenos podem ser usados para decoração, vasos pequenos, xícaras e copos coloridos são boas opções. Já os maiores, ótimo espaço para potes de condimentos e temperos, bem como as prateleiras.
nichos e prateleiras na cozinha
Fonte: Casa Abril
  • Sala de estar: use com criatividade para colocar aqueles quadros com fotos e lembranças especiais, lembranças, vasinhos e livros por exemplo. Você pode também criar estantes que mesclem as prateleiras com os nichos para colocar esses itens.
nichos e prateleiras na sala de estar
Fonte: Pinterest
  • Quarto: já pensou em otimizar o espaço em um quarto pequeno? A prateleira acima da cama pode ser usada como cabeceira e ainda sobrará mais espaço para os outros móveis.  Em relação aos objetos decorativos, vale a mesma ideia da sala de estar, as opções são muitas de onde iremos colocar os livros, canecas, cadernos, entre outros. A união com quadros também é uma opção perfeita.
nichos e prateleiras no quarto
Fonte: Viva Decora
  • Área gourmet: Nesse ambiente, os nichos podem ser usados como substituição de adegas, caso você não queira investir tanto nas adegas completas. Para um ambiente mais aconchegante para receber visitas, a iluminação embutida em nichos deixa tudo mais gostoso. ❤️
prateleiras e nichos na área gourmet
Fonte: CRB Construtora
  • Banheiro: onde há a maior funcionalidade, itens de higiene pessoal, vasos e perfumes são bons itens para as prateleiras.
nichos e prateleiras no banheiro
Fonte: Pinterest

E aí, vai aderir aos nichos e prateleiras na decoração de sua casa? Deixa nos comentários ideias de decoração com nichos e prateleiras que você queira compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *