Mesa de madeira maciça: dicas para escolher a sua

Decoração

Quando chega a hora da troca ou aquisição de novos móveis para a cozinha, o escritório ou para a sala de jantar, considere avaliar as opções que o mercado oferece na linha de móveis em madeira maciça, especialmente quando se trata da mesa.

Sendo a mesa o centro de reuniões entre amigos e familiares, do preparo e do momento de saborear boas refeições, ou de estudos, negócios ou da tomada de grandes decisões, uma mesa de madeira maciça fala por si.

A representação de força, determinação e beleza que a mesa de madeira transmite é cultural e transpõe gerações!

Neste artigo, trazemos dicas para você escolher a sua mesa de madeira maciça perfeita. 

Saiba o que considerar na hora da escolha e conheça os tipos de mesas de madeira disponíveis no mercado.
Temos certeza que uma delas será a opção ideal para o seu ambiente!

Boa leitura 😀

Ambientes que combinam com mesas de madeira maciça

Para você que busca por móveis de madeira que, além da sua funcionalidade, têm o poder de decorar e transformar os ambientes, a melhor opção são os modelos feitos com madeira maciça. 

A mesa de madeira pode ser usada para diversos fins, como para preparar refeições, comer, trabalhar, estudar, jogar jogos ou simplesmente como decoração em um espaço.

Por isso, as diversas formas de uso que este móvel indispensável oferece, já exigem modelos de mesas com características específicas e acabamentos perfeitos, conforme seu uso e o ambiente ao qual se destinam. 

Sejam modelos de mesas de madeira mais clássicas, com um ar industrial ou modernas, mesas de centro, mesas redondas de madeira, ou mesas quadradas, o fato é que nada substitui um móvel sofisticado e durável, que componha o seu ambiente com requinte e beleza que só a madeira maciça é capaz de oferecer.

Ambiente iluminado com mesa e cadeiras de madeira

Modelos ideais de mesas de madeira para cada uso:

Uma grande vantagem das mesas de madeira é que elas são encontradas em formatos e acabamentos diferenciados. 

Isso permite que você escolha a que mais combina com seu ambiente, levando em conta o seu gosto pessoal, a necessidade e função da mesa, e a decoração da sua cozinha, sala de jantar/estar, área gourmet ou escritório.

Saiba mais sobre os formatos das mesas de madeira:

Formato e tamanho da base da mesa de madeira:

Os tampos da mesa, ou sua base, podem ser encontrados em formatos redondos, quadrados ou retangulares.
Os mais comuns, e “queridinhos” dos clientes, costumam ser os conjuntos de mesa e cadeira de madeira nas composições que unem mesa redonda com 4 cadeiras, mesa de jantar 8 lugares, mesa redonda de madeira ou a mesa de madeira com 6 cadeiras.

O mais importante na hora da escolha do formato é avaliar o espaço disponível no ambiente, para entender se comporta uma mesa retangular, redonda ou quadrada, grande ou menor. Afinal, uma mesa maior requer mais espaço que permita a mobilidade e circulação das pessoas em volta da mesa.

Além dos formatos redondos, quadrados ou retangulares, os tampos de mesa também podem ser encontrados em outras formas criativas, como oval, hexagonal ou até mesmo em formatos orgânicos, dependendo do estilo decorativo do ambiente.

No entanto, ao escolher o conjunto de mesa e cadeira ideal para o seu espaço, é importante levar em consideração o número de pessoas que você deseja acomodar confortavelmente. Por exemplo, se você costuma receber muitos convidados para jantar em casa, pode ser interessante investir em uma mesa de jantar com 8 lugares.

Outro ponto a se considerar é o material do tampo da mesa. As mesas de madeira maciça são duráveis e trazem um ar rústico e acolhedor ao ambiente, enquanto tampos de vidro ou de mármore são elegantes e trazem um toque de sofisticação ao espaço.

Por fim, é importante avaliar a altura da mesa em relação às cadeiras, para garantir que todos possam se sentar confortavelmente e que a mesa esteja na altura correta para facilitar a degustação de alimentos e o convívio social.

Pés da mesa de madeira maciça:

Os pés que dão sustentação ao pesado e robusto tampo de madeira maciça podem ser lisos ou trabalhados nos estilos clássicos, modernos, rústicos ou Luis XV. Os pés da mesa devem, obrigatoriamente, ser de madeira maciça – já que a alta qualidade é responsável por suportar o peso da mesa e garantir a qualidade e durabilidade do móvel por muito tempo. Aqui você pode ver os modelos disponíveis.

Mesa e cadeiras de madeira da Iaza Móveis

“Onde posso usar as mesas de madeira maciça?”

Alguns clientes já têm definido o modelo de mesa de madeira que precisam, ou que mais gostam, para compor seu ambiente e decorar seus lares ou escritórios. Outros recebem indicações de profissionais como os Arquitetos e Designers de Interiores para fazer a escolha mais acertada, levando em consideração o estilo pessoal e o projeto da casa e do ambiente.

Uma boa fonte de pesquisa para buscar referências são os blogs que mostram ambientes já montados com mesas e cadeiras de madeira maciça.

Se o seu perfil é o decidido, já sabe qual ambiente precisa decorar, ou o tipo de mesa de madeira que mais combina com o estilo do seu lar, vamos direto ao ponto.

Separamos alguns modelos campeões de venda para te ajudar na escolha.

Mesas de madeira redondas

em grande variedade de cores e acabamentos, as mesas redondas estão disponíveis nas opções para 4, 6 ou 8 lugares com pés em madeira ou ferro. Uma das grandes vantagens das mesas de madeira redondas é que elas são versáteis e podem ser utilizadas em praticamente qualquer ambiente, desde cozinhas e salas de jantar até escritórios e salas de reunião. Veja os modelos aqui.

As mesas de madeira redondas apresentam uma série de vantagens, como a ausência de cantos afiados que podem causar acidentes, uma aparência elegante e uma sensação de aconchego que faz com que as pessoas se sintam confortáveis ao redor da mesa.

Além disso, as mesas redondas de madeira geralmente possuem um acabamento de qualidade, o que as torna bastante duráveis e resistentes a riscos e outros danos.

Outra vantagem das mesas redondas de madeira é que este modelo não tem cantos que possam impedir o acesso às cadeiras, o que torna mais fácil para as pessoas se sentarem ao redor da mesa e se movimentarem livremente.

E para dar um toque todo especial, podem ser decoradas com acessórios como toalhas de mesa, jogos americanos e centros de mesa para dar uma aparência ainda mais sofisticada.

Mesas de madeira retangulares

os modelos têm tampos de diversos tamanhos e cores com pés torneados, lisos ou em ferro. Além da cozinha e sala de jantar, as mesas retangulares são ótimas para salas de reuniões, escritórios e home office. Confira a seleção especial aqui.

As mesas no formato retangular costumam ser maiores do que as mesas redondas, o que pode ser uma vantagem para quem precisa de mais espaço na hora de acomodar pessoas ou objetos.

O fato de que elas podem ser facilmente combinadas com diferentes estilos de cadeiras, permite que se crie um visual personalizado e harmonioso para o seu ambiente, sendo esta outra vantagem interessante das mesas de madeira retangulares.

Imagem com uma mesa de madeira retangular e cadeiras de madeira estofadas

Lembre-se: independente do modelo e do tamanho da mesa, sempre é preciso avaliar o espaço disponível no ambiente e considerar o número de pessoas que você pretende acomodar na mesa. 

Uma mesa muito grande para um espaço pequeno pode parecer desproporcional, enquanto uma mesa muito pequena pode ser insuficiente para acomodar todos os seus convidados com o conforto que eles merecem.

Mesas de madeira maciça laterais ou de centro

são puro charme para compor os ambientes e servir como apoio para objetos e decoração. Ficam perfeitas ao lado do sofá ou da poltrona da sala de estar. Confira os modelos.

Imagem de uma sala de estar com um sofá

Se você está em busca de conjuntos com mesa e cadeira de madeira, vale uma espiada nessas inspirações que separamos (CLIQUE AQUI).

Elas mostram a versatilidade e toda modernidade que os móveis de madeira oferecem aos ambientes como cozinhas, salas de estar ou jantar. 

Você vai ver belas opções em conjuntos já prontos, pensados com carinho por designers e decoradores e que darão um toque todo especial ao seu lar!

E o melhor: ao se deparar com o modelo de mesa de madeira perfeito, você já pode realizar a compra pelo site da Iaza Móveis de Madeira, uma loja especializada 100% segura e confiável.

Está preparado para comprar a sua mesa de madeira ou precisa de mais inspirações?

Se mesmo com nossas sugestões e referências você ainda não se sente confiante para realizar a sua compra, indicamos aqui alguns artigos bem interessantes para quem busca ideias e inspirações na hora de decorar com móveis e mesas de madeira:

Mesa de Jantar de Madeira Maciça – como o formato influencia na decoração

Cozinha aberta com móveis de madeira – entenda mais sobre esse estilo de composição

Mesa de madeira redonda – dicas especiais para decorar com muito charme

Para salas de jantar: formatos, dimensões e design mais adequados para o ambiente

Imagem da mesa de madeira maciça Bergen e cadeira Paris branca

As mesas de madeira maciça estão disponíveis em diversas lojas físicas renomadas e em lojas online especializadas em móveis de madeira como a Iaza Móveis, em grande variedade de modelos, formatos e tamanhos.

A Iaza Móveis oferece linha completa de móveis rústicos em madeira de alta qualidade, seja para sua residência ou ambientes corporativos.

Durabilidade e resistência dos móveis de madeira maciça

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvida sobre a escolha de móveis e mesas de madeira maciça, mais um ponto pode ser analisado para a tomada de decisão:

A escolha entre uma mesa de madeira maciça ou MDF depende do seu orçamento, estilo de decoração e necessidades específicas.

A madeira maciça é uma opção com maior valor agregado – sim! – mas é durável e resistente. 

Além disso, a madeira maciça possui uma textura e aparência únicas, valorizada por pessoas com bom gosto e que prezam por qualidade. As mesas de madeira maciça são uma opção de longa durabilidade, fáceis de cuidar, menos propensas à arranhões e manchas e que valorizam o ambiente de uma forma única e especial.

Além da madeira maciça, existem no mercado opções de mesas em MDF – uma opção mais econômica e com grande variedade de formas e estilos. As mesas de MDF, sem sombra de dúvida, são menos resistentes a arranhões e outros tipos de danos.
Em resumo, os móveis em madeira maciça oferecem uma durabilidade superior aos móveis feitos com outros materiais e são uma escolha atemporal e elegante para a decoração de interiores, oferecendo um toque de requinte e sofisticação a qualquer ambiente.

Confira os ambientes montados por clientes Iaza Móveis utilizando móveis de madeira maciça.

Se tiver dúvidas na hora da escolha, para dar um novo ar aos seus ambientes ou decorar sua casa pela primeira vez, fale com nosso time e te ajudamos a encontrar o móvel de madeira mais indicado para o seu estilo.

Clique aqui para falar com nossos atendentes e te ajudarmos a fazer o seu pedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *