Tradição de móveis de madeira em Santa Catarina

Decoração

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Início da tradição do setor moveleiro em Santa Catarina
  • O aprimoramento do setor moveleiro no Estado
  • Polo moveleiro do Planalto Norte Catarinense
  • Principais móveis de madeira maciça
  • Características dos móveis de madeira maciça

    Santa Catarina é conhecida em todo o Brasil como a Capital dos Móveis ou Capital Moveleira. O Estado possui sólida tradição na fabricação de móveis de madeira maciça, que são famosos nacional e internacionalmente por sua qualidade superior e design.

    Cidades como São Bento do Sul, Rio Negrinho, Chapecó, Coronel Freitas e Pinhalzinho têm como um dos pontos fortes de sua economia a fabricação e venda de móveis. 

    Essa história remonta ao passado de Santa Catarina e aqui você descobre tudo sobre ela, bem como sobre a tradição de móveis de madeira no Estado. Acompanhe!

    Imagem Mesa de Jantar Madeira Pés Torneados Flora Oregon
    Foto: Iaza

    Início da tradição do setor moveleiro em Santa Catarina

    A tradição dos móveis de madeira na região sul, especificamente em Santa Catarina, começou com a chegada de imigrantes europeus. 

    Antes da industrialização, a madeira era transformada em serrarias, carpintarias e marcenarias para fabricação de itens utilizados no dia a dia.

    O pinheiro e a imbuia, por exemplo, eram muito usados para produção de móveis, equipamentos para agricultura, cabos de ferramentas e carroças.

    Foi a iniciativa do pequeno agricultor com a montagem de fábricas artesanais que fez com que a Santa Catarina e cidades como São Bento do Sul se tornassem referência no setor moveleiro, atualmente é o principal polo do país.

    Mas isso também foi possível por outros motivos! A região possui matéria-prima (madeira) em abundância, boa parte dos imigrantes eram artesãos marceneiros, havia um comércio intenso de madeira e acumulação de renda da exploração desse material.

    Esse cenário fez com que o desenvolvimento industrial da região fosse, a princípio, focado na fabricação de móveis. Na década de 1940, por exemplo, a região tinha 40 marcenarias e serrarias. 

    No pós-guerra (de 1945 a 1970), ocorreu um aumento expressivo de estabelecimentos de produção de móveis, além da expansão dos que já existiam, com pequenas carpintarias se tornando grandes indústrias.

    O aprimoramento do setor moveleiro no Estado

    O setor moveleiro de Santa Catarina iniciou seu processo de aprimoramento depois de uma crise de fornecimento de imbuia entre os anos de 1970 e 1980. Com a escassez da matéria-prima, as fábricas começaram a utilizar a madeira pinus que, no princípio, foi menos aceita pelo mercado interno.

    Por isso, as indústrias da região começaram a fabricar e vender móveis ao exterior. Nesse período, foi criada uma fundação de pesquisa que tinha como finalidade adaptar o design dos móveis aos padrões de outros países. 

    Trata-se da Fetep, a Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa, que também contribuiu para que as empresas conseguissem fabricar móveis de alta qualidade com a madeira pinus.

    A garantia de sucesso dessa empreitada veio somente na década de 1990, quando as empresas de Santa Catarina obtiveram certificações, adaptaram linhas de produção e conquistaram definitivamente a confiança de compradores estrangeiros.

    Os números de exportação e de PIB (Produto Interno Bruto) da região cresceram de maneira significativa. Além disso, formou-se um dos principais clusters moveleiros do mundo no Planalto Norte Catarinense, com indústrias, fornecedores, prestadores de serviços, laboratórios e instituições de ensino superior.

    Polo moveleiro do Planalto Norte Catarinense

    Três cidades se destacam na fabricação de móveis de madeira maciça em Santa Catarina: São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Juntas, elas formam o polo moveleiro do Planalto Norte Catarinense, que tem mais de 400 empresas.

    As cidades possuem parques industriais avançados, processos de produção eficientes e padrão de atendimento mundial, com capacidade para suprir o mercado nacional e internacional.

    A produção de móveis na região se destaca pela prática da sustentabilidade, com uso de madeira de reflorestamento. Dessa forma, evita-se desmatamento de mata nativa, além de evidenciar o uso racional de matérias-primas.

    Os móveis produzidos nessa região são reconhecidos por todo o país e exterior pelo cuidado na fabricação, uso de materiais nobres e acabamento superior.

     

    Leia também:
    >>>Móveis da Iaza na casa dos clientes

    Principais móveis de madeira maciça

    Santa Catarina tem tradição na fabricação de móveis de madeira maciça, abrangendo peças para diferentes ambientes de seu lar. Há, por exemplo, móveis de madeira estilo clássico para sala, como poltronas e cadeiras com design atemporal, elegante e luxuoso.

    Também há alternativas como os sofás de madeira maciça, rack para TV, estante, aparador, mesas de centro e laterais. Por falar em mesas, existem modelos incríveis destinados à sala de jantar!

    O quarto também pode receber móveis de madeira maciça, como estantes, cômodas, poltronas e pufes, ganhando um ar mais aconchegante e agradável, de modo a transformar a decoração.

    O portfólio de móveis de madeira maciça também abrange peças para home office, hall de entrada e área gourmet, atendendo às diferentes necessidades de cada canto do lar.

    Além dos móveis clássicos de madeira, as empresas se dedicam cada vez mais a lançar novidades, principalmente no que se refere ao design. Há alternativas para todos os gostos, inclusive com mescla de materiais.

    É o caso dos móveis de madeira e ferro, que são super atuais e ajudam a montar decorações funcionais, sem deixar o estilo de lado. São peças resistentes e duráveis, que apresentam custo-benefício excelente.

    Características dos móveis de madeira maciça

    Os móveis de madeira maciça que são destaques na produção da região chamam a atenção por ter características especiais. Confira, a seguir, quais são as principais:

    Imagem Poltrona de Madeira Entalhada Luis XV Medalhão
    Foto: Iaza

    Qualidade

    As peças possuem alta qualidade, pois a madeira maciça é um material mais robusto, com maior densidade. Além disso, os móveis possuem acabamento incomparável, resistência a danos e longa vida útil, tanto que podem permanecer por várias gerações na família.

    Design

    Os móveis se diferenciam pelo design, abrangendo diferentes estilos decorativos. Há peças funcionais, que apresentam características únicas que são próprias da madeira, como variações de veios, cores e texturas.

    Isso resulta em móveis com um toque extra de exclusividade e nobreza, ajudando a montar uma decoração especial, independente do cômodo, garantindo ambientes incríveis.

    Excelente custo-benefício

    Os móveis de madeira maciça possuem um custo-benefício excelente, pois combinam qualidade, longa vida útil, versatilidade e design, sendo o melhor investimento para montar seu lar.

    Decoração confortável e aconchegante

    Móveis confeccionados em madeira maciça têm um toque rústico, o que dá para a decoração um ar mais confortável, com maior sensação de aconchego. Por isso, são dicas de compra perfeitas para tornar o ambiente agradável. 

    Acesse o site da Iaza e conheça a nossa variedade em móveis de madeira maciça para a sua casa ou empresa.

     

    Leia também:

    >>>Como conservar móveis de madeira maciça?

    >>>Como escolher o rack ideal para sala de estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *