Como decorar uma árvore de Páscoa na sua casa

Dicas

A data mais doce do ano se aproxima, e a decoração temática começa a tomar conta dos comércios, fachadas, e casas por aí.. A época é ótima para vestirmos a casa com o clima da Páscoa, e compor ambientes bem aconchegantes e convidativos.

Hoje nós trouxemos pra vocês, algumas dicas de como fazer uma árvore de Páscoa, a tradicional Osterbaum.

A tradição da árvore de páscoa – Osterbaum

Dentre os vários símbolos da páscoa, a Osterbaum é um dos principais na Alemanha, todos os anos a árvore pascal é montada em milhares de casas alemãs, e aqui no Sul do Brasil, a mesma tradição é mantida por muitas famílias, principalmente na região de Pomerode – SC, onde a cultura alemã é fortíssima.

O significado da árvore de páscoa é religioso, os galhos secos representam a tristeza pela morte de Jesus, e os ovos coloridos, a alegria da ressurreição.

Vamos aprender como montar uma em casa?

Como montar a árvore de páscoa

Materiais

  • Uma árvore seca pronta (jardim) ou galhos secos para montá-lo;
  • Um vaso (se for para uso interno);
  • Ovos coloridos com cordão;
  • Enfeites de páscoa.

Caso você não tenha uma árvore no jardim, e nem galhos secos, pode improvisar com alguma folhagem da casa. Nós fizemos isso na Casa da Iaza, aproveitamos uma folhagem (artificial) decorativa da loja, e decoramos ela com enfeites de Páscoa.

como montar a árvore de Páscoa

Já falamos aqui no blog sobre como decorar cascas de ovos para a Páscoa, e você pode aproveitar essa dica para criar enfeites personalizados e super econômicos para a sua árvore de páscoa.

árvore de páscoa decorada

Além das casquinhas decoradas, coelhos são super bem-vindos para completar a sua árvore! Quanto mais diversificada for a decoração, mais colorido e lindo ficará o resultado!

como montar a osterbaum

Na base da árvore, usamos um cachepot de madeira, o qual virou um verdadeiro “ninho” de coelhos e ovinhos coloridos. A ideia é ótima para entreter as crianças, sem falar que fica um charme..

decorando árvore de páscoa

Assim ficou a árvore de Páscoa da Casa da Iaza, super colorida. 😊

árvore de páscoa decorada

árvore decorada de páscoa

Onde colocar a Osterbaum

Nós usamos nossa árvore de páscoa no hall de entrada da loja, para deixar os visitantes no clima logo de cara. Mas ela pode ser usada também na sala de estar, sala de jantar, centro de mesa ou no jardim.

árvore de páscoa

decoração de páscoa

Osterbaum decorada

Caso você tenha uma árvore em seu jardim, poderá decorá-la com casquinhas coloridas, inspire-se com as ideias que nós separamos pra você:

osterbaum árvore de páscoa

Osterbaum - árvore de páscoa

Tradicionalmente, a árvore de páscoa é montada na sexta-feira santa, e desmontada no segundo domingo após a Páscoa.

Aqui no blog da Iaza, você também confere dicas de como decorar a mesa de páscoa e 5 dicas infalíveis para transformar a casa com decoração de páscoa.

Deixe o clima da época invadir a sua casa com essas ideias de decoração temática.

Agora diz pra gente, o que você costuma fazer na sua casa para esperar a páscoa? Deixe um comentário, vamos adorar saber!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *