Como escolher as luminárias da decoração ideais para seu lar

Dicas

A iluminação completa e destaca a decoração, ela tem o poder de transformar ambientes com sua luz e seu charme. De diversos estilos, as luminárias da decoração variam de acordo com o estilo decorativo do seu ambiente, saiba como escolher a sua!

As luminárias são usadas para acrescentar pontos de luz em diferentes pontos da casa, mas além do apelo funcional, elas também servem para decorar os ambientes. Conheça os tipos de luminárias da decoração:

Luminária pendente: As luminárias pendentes servem para dar ênfase a um objeto específico da decoração ou para decorar bancadas ou mesas. Quando sua função for apenas decorativa, vale a pena apostar em um modelo com design inovador, existem várias opções para todos os bolsos no mercado!

luminárias da decoração

Luminárias da decoração - iaza blog

Luminárias da decoração - iaza blog

Se for usar luminárias pendentes em cima de bancadas ou mesas, sugere-se que deixe pelo menos 20cm do tampo até a luminária.

Lustres: Os lustres diferem das luminárias pendentes porque são bem maiores, possuem mais lâmpadas, e normalmente são mais requintados com detalhes em vidro ou cristal, o que o torna perfeito para completar a decoração da sala de jantar e destacar ainda mais a mesa de jantar!

Luminárias na decoração - iaza blog

Luminárias na decoração - iaza blog

Luminárias de mesa: As luminárias de mesa ou de escrivaninha servem para facilitar a leitura ou escrita, sua maior vantagem é que elas permitem que você direcione sua luz exatamente para onde desejar, seja para um livro, agenda ou computador.

Luminárias da decoração - iaza blog

Luminárias da decoração - iaza blog

Luminárias embutidas: As luminárias da decoração embutidas podem ser usadas em qualquer cômodo da casa, desde o quarto até o banheiro. Sua maior vantagem é sua versatilidade, o que a torna uma forte aliada das decorações compactas, pois como elas são embutidas, não tomam espaço nenhum no ambiente.

Abajur: Uma das luminárias mais tradicionais é o abajur, seu formato deixa o ambiente com um clima mais aconchegante e sua cúpula funciona como um difusor, o que deixa a luz própria para leitura. Seu principal uso é sobre o criado-mudo e as mesinhas laterais.

Luminárias da decoração - iaza blog

Luminárias da decoração - iaza blog

Plafon: Os plafons são tipos de luminárias que refletem luz de forma indireta, isso porque a luz deles reflete em direção ao teto primeiro, o que causa uma iluminação mais suave e agradável ao ambiente.

Arandelas: As arandelas são discretas e perfeitas para iluminar um plano geral, por isso, normalmente são usadas em corredores, jardins, paredes e também podem ser usadas nos quartos substituindo os abajures.

Estilos de luminárias da decoração: Agora que você já conhece os tipos de luminárias para decoração que existem, você precisa definir qual será o estilo que escolherá. Para uma decoração mais rústica, opte pelos modelos amadeirados, com fibra natural ou de metal, o acabamento bruto desses materiais deixará os ambientes mais acolhedores e característicos.

Luminárias da decoração - iaza blog

Luminárias da decoração - iaza blog

Já para o estilo escandinavo, as luminárias da decoração devem ser minimalistas, com base de ferro ou metal e preferencialmente de apenas uma cor, olha que lindas inspirações pra quem ama escandinavo.

Luminárias da decoração - iaza blog

Luminárias da decoração - iaza blog

E as queridinhas do momento, as luminárias do estilo industrial, são simples, elegantes e cheia de personalidade! Com fios aparentes, lâmpadas expostas e funcionalidade, elas são as preferidas da vez!

Luminárias da decoração - iaza blog

luminárias da decoração - iaza blog

E tem também as luminárias alternativas, que são aquelas que você mesmo pode fazer em casa reutilizando materiais recicláveis. Essa é uma ideia, mas existem diversas formas de você mesmo fazer a sua luminária!

Luminárias da decoração - iaza blog

As luminárias servem para completar a decoração dos ambientes, mas na hora de fazer o projeto de iluminação da sua casa, não esqueça de contemplar a luz natural, janelas amplas e arejadas contribuem muito para um lar mais agradável e aconchegante.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *