Como fazer uma bela decoração com prateleiras?

Decoração

Prateleiras são aliadas na decoração de seu lar, ajudando a torná-lo ainda mais bonito e organizado. Não é para menos, afinal, oferecem um espaço extra para manter objetos e itens de decoração!

Quer investir nessa ideia, mas não sabe como montar uma decoração com prateleiras? Separamos algumas dicas preciosas e eficazes para lhe ajudar nessa tarefa. Continue a leitura, descubra quais são e aproveite para adotá-las!

Imagem. Estante Madeira e Ferro Loft
Foto: Iaza

Por que usar prateleiras na decoração?

A princípio, é importante saber o porquê compensa usar prateleiras na decoração. Um dos principais motivos é que o móvel oferece um espaço extra para organização do ambiente, podendo manter itens usados com frequência, como chaves e controle da TV.

Além disso, a prateleira funciona como um complemento, disponibilizando espaço para apoiar livros e objetos de decoração. Assim, é possível personalizar a área, criando um ambiente bonito e cheio de estilo.

O grande diferencial das prateleiras é que elas ocupam o espaço vertical do cômodo, pois são instaladas na parede. Como resultado, otimizam a área, permitindo montar uma decoração incrível sem tirar a funcionalidade do ambiente.

O melhor? Tudo isso a um excelente custo-benefício, uma vez que as prateleiras possuem preço mais acessível do que móveis de grande porte. Portanto, valem muito a pena a aquisição!

Dicas de decoração com prateleiras

Há dicas infalíveis de decoração com prateleiras na sala e no quarto. A seguir, separamos algumas das principais para lhe ajudar a investir nessa ideia. Confira:

Tenha cuidado com as cores da decoração e do móvel

As cores da decoração e do móvel precisam estar alinhadas para garantir harmonia visual e um resultado incrível. Para acertar, a dica é escolher prateleiras em tonalidades mais discretas, se a decoração já for rica em detalhes. Neste caso, tons neutros são as melhores apostas.

Se gostar mesmo de uma decoração colorida, a dica é escolher prateleiras que sejam de um tom igual ou semelhante a outro que já aparece em demais detalhes, como na pintura da parede, no revestimento ou nos móveis. Assim, conseguirá unidade visual, garantindo um ambiente bonito e agradável.

Aposte em prateleiras de extensão infinita

Esta dica é perfeita para decoração de quarto com prateleiras ou de sala! Os modelos de extensão infinita são aqueles que cobrem a parede de ponta a ponta.

Dá para usar essa prateleira acima da cama, por exemplo. Também é uma boa opção para a sala, home office ou cantinho da leitura, funcionando como uma espécie de estante.

O diferencial dessa alternativa é que esse tipo de prateleira é mais moderno, clean e combina facilmente com qualquer decoração, dando um toque de personalidade e estilo extra para o ambiente.

Inclusive, dá para usar essa dica para decoração de cozinha com prateleiras, substituindo armários e nichos tradicionais. Dessa forma, conseguirá manter o ambiente organizado, com tudo sempre às mãos e mais charmoso.

Foto: Histórias de Casa

Instale prateleiras no quarto

As prateleiras são perfeitas para aumentar o espaço disponível para organização e decoração do quarto. Um dos lugares para instalá-las é acima da cama, podendo apoiar nos móveis porta-retratos, livros e objetos de decoração.

Há modelos de prateleiras com luzes embutidas, alternativas perfeitas para manter um clima aconchegante no quarto. Além disso, são aliadas se gostar de ler antes de dormir, deixando o ambiente com a luminosidade ideal.

Não tem um orçamento mais robusto para comprar prateleiras com luzes embutidas? Então, uma alternativa é decorar o móvel com cordão de luz, garantindo um visual moderno e incrível para sua decoração sem gastar muito.

Substitua armários por prateleiras

Está pensando em colocar um armário em um canto estratégico de sua sala de estar ou qualquer outro lugar do imóvel? Uma opção é substituí-lo por prateleiras, o que possibilitará que gaste menos.

Dá para instalar uma ou mais prateleiras em um canto estratégico da sala ou home office, por exemplo. Caso já utilize os móveis para organizar itens, coloque-os em caixas com design criativo, para manter o ambiente visualmente bonito. Misture caixas com objetos de decoração, como vasos, pequenas esculturas, entre outros.

Imagem Estante de Ferro com Prateleiras de Madeira Maciça Turim
Fonte: Iaza

Use prateleiras em decoração rústica

A decoração rústica se caracteriza pela valorização do natural, o que acaba por transformar o ambiente, dando-lhe uma sensação de conforto e aconchego extra.

Dá para montar uma decoração rústica com prateleiras, principalmente as de madeira maciça, que ajudam a reforçar essa valorização do natural.

As prateleiras de madeira maciça ainda contam com o diferencial de terem longa durabilidade e acabamento superior, compensando o investimento em curto e longo prazos.

Leia também:

>>> Decoração rústica para sala: confira essas dicas de móveis que não podem faltar

Abuse de prateleiras múltiplas

Ao montar sua decoração, dá para usar mais de uma prateleira na parede, sem necessariamente ser do mesmo tamanho. É possível escolher modelos mais largos e outros mais estreitos, de modo a montar uma composição criativa e diferente na parede.

Também dá para brincar com assimetrias, sem instalar prateleiras em linhas retas. O resultado é muito mais original, garantindo um visual que nenhum outro imóvel terá.

Aposte nas prateleiras penduradas

Quer fugir do óbvio na hora de montar a decoração? A dica é apostar nas prateleiras penduradas! Neste caso, trata-se de um móvel só com várias prateleiras presas entre si por cordas ou correntes.

Elas ficam penduradas, seja na parede ou no teto, garantindo um efeito de cascata. É uma versão atual e perfeita para quem busca móveis mais modernos para usar em seu lar.

Dá para instalar essa alternativa em quartos e salas, escolhendo um local estratégico, como um canto vazio ou uma parede de destaque no cômodo. Apoie sobre o móvel objetos de decoração e plantas, para ter um resultado encantador.

Prateleira suspensa com itens de decoração
Foto: Viva Decora

 

Mescle as prateleiras com outros móveis

Se o espaço vertical permitir, considere mesclar a prateleira com outros móveis, como nichos e armários aéreos. Tenha o cuidado de montar uma composição visualmente agradável, sem amontoar vários móveis em um só canto da parede.

Em caso de dúvida, faça marcações na parede antes da instalação para conseguir visualizar com maior precisão como ficará o conjunto de móveis. 

Se não gostar, adapte os locais e somente depois faça a instalação. Assim, reduz-se expressivamente a possibilidade de erro na decoração com prateleiras

Leia também:

>>> Como montar um cantinho da leitura em casa? Confira!

>>> Aposta da vez: ambientes monocromáticos!

 

Sobre a autora:

Camila

Redatora e revisora formada em Letras pela USP, apaixonada por comunicação e pelo mundo da decoração, da moda e da beleza. Conectada em tendências e apreciadora de boa comida e de séries nas horas vagas.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *