Decoração com madeira: veja como compor os ambientes

Decoração

O que você vai encontrar neste artigo:

A decoração com madeira deixa o ambiente charmoso e muito mais aconchegante, valendo a pena o investimento no material. Com ele, dá para transformar espaços de maneira simples e sem ter muito trabalho.

No entanto, não é todo mundo que sabe como montar uma decoração em madeira. Este é o seu caso? Então, você está no lugar certo! Aqui, você confere dicas para usar o material na decoração, compondo ambientes incríveis. Acompanhe!

imagem do Conjunto Sala de Jantar Phil + Cadeiras Medalhão
Foto: Iaza Móveis

Por que montar uma decoração com madeira?

A princípio, é importante saber o porquê de montar uma decoração com madeira. O motivo é simples: trata-se de um material que garante mais sofisticação e beleza para o espaço.

Mas não é só isso! A madeira torna o ambiente mais aconchegante e agradável. Como resultado, é muito mais gostoso passar um tempo no local, conseguindo ter sensação de conforto.

Outro ponto essencial é a durabilidade da madeira, que é superior. Se cuidar deles de forma correta, móveis e demais itens de madeira maciça permanecem em bom estado por muitos anos.

Na prática, isso significa que não terá gastos recorrentes com trocas ou consertos, o que ajudará a economizar em curto e longo prazos. Por isso, é um material com excelente custo-benefício.

Por último, mas não menos importante, está o fato de o material ser muito versátil. A madeira pode ser utilizada em diferentes ambientes da casa e combina facilmente com cores variadas, descomplicando a decoração.

Leia também:

>>> Móveis de madeira maciça: vale a pena o investimento?

Decoração com madeira maciça: como montar?

Agora que você já sabe o porquê investir na decoração com madeira, chegou o momento de descobrir como montar a sua! A seguir, damos dicas para facilitar seu trabalho:

Escolha os cômodos adequados para usar móveis de madeira

A madeira maciça é um material resistente a danos, mas costuma ser mais suscetível à água. Quando entra em contato com ela, tende a ganhar manchas, estufamentos, rachaduras, proliferação de fungos, entre outros problemas.

Portanto, não se indica o uso da madeira em áreas úmidas e molhadas da casa, como banheiro e espaços externos. No entanto, há uma exceção: se a madeira for tratada! Neste caso, evita-se efeitos da umidade e se preserva o material.

E quais áreas são as mais indicadas para uso da madeira? A sala de estar, sala de jantar, quarto, home office e hall de entrada, por exemplo. Nesses espaços, o material garante um resultado encantador à decoração e dura muito mais.

Use móveis de madeira essenciais para a área

Uma das principais formas de montar uma decoração com madeira é usar móveis essenciais para a área confeccionados com esse material. Assim, ele ganha destaque no ambiente, sendo a verdadeira estrela!

Os móveis essenciais são aqueles que todo cômodo precisa ter. Pensando na sala de estar, por exemplo, você pode investir em um sofá de madeira maciça, garantindo uma peça robusta e cheia de estilo para a decoração.

Existem modelos incríveis de sofá de madeira, como os que são confeccionados com revestimento em couro, garantindo sofisticação e refinamento para as peças. 

Há, também, estofados de madeira com revestimento de tecidos como o linho, que resultam em peças elegantes, atemporais e cheias de estilo para a decoração.

Além do sofá, você também pode investir em poltrona de madeira rústica, rack para TV, estante, aparador, cristaleira, mesas de centro e lateral para compor a decoração da sua sala de estar.

Na sala de jantar, o ideal é usar uma mesa de madeira maciça imponente, seja um modelo clássico ou moderno com detalhes de metal. O espaço ganhará muito mais charme com o material em evidência.

Já no quarto, móveis de madeira maciça como estantes, cômodas, poltronas e aparadores são bons investimentos. No home office, aposte em cadeiras e mesas confeccionadas com o material.

imagem do Sofá de Madeira Maciça 3 lugares 200cm Minas
Foto: Iaza Móveis

Considere os diferentes tons de madeira

A madeira maciça se caracteriza por ter diferentes tons, desde os mais claros até os mais escuros. Mas qual escolher? Depende muito do efeito que deseja dar para a decoração.

Se sua intenção for ter um espaço iluminado, a madeira mais clara ajuda a dar esse efeito, portanto, deve ser sua escolha na hora de comprar os móveis. 

No entanto, caso queira uma decoração sóbria e elegante, as peças de madeira escura são os melhores investimentos, conseguindo esses resultados com facilidade.

Tenha em mente o estilo de decoração do cômodo

O cômodo foi ou será decorado com base em algum estilo específico? Então, é importante considerá-lo para garantir um resultado mais bonito e harmônico.

Por exemplo, suponha que seja um ambiente rústico. Neste caso, é interessante usar um móvel totalmente de madeira, para reforçar essa característica e ter um espaço incrível.

Se o estilo de decoração for industrial ou minimalista, você pode escolher móveis de madeira maciça com design com linhas retas e limpas, bem como com detalhes de metal.

Coordene os móveis com cores neutras

Os móveis de madeira maciça ficam incríveis quando combinados com outras peças de cores neutras, como o branco, preto e cinza. Além disso, formam um combo perfeito com itens de decoração em tons quentes.

Você pode, por exemplo, usar cortinas e tapetes em tons de bege, bem como com outros tons terrosos, desde os claros até os escuros. Além disso, considere combiná-los com tons de verde, inserindo plantas na decoração e dando pinceladas de cor na área.

Combine com materiais naturais

Uma das grandes vantagens dos móveis de madeira é que eles combinam perfeitamente com materiais naturais, garantindo um visual moderno, sem deixar o aconchego de lado.

Mas quais materiais naturais utilizar? É o caso de têxteis como revestimentos de sofás e poltronas feitos com linho. O resultado é uma peça atual, que valoriza a decoração e dá um frescor especial para a área!

Comprar móveis de madeira maciça

Quer comprar móveis de madeira maciça para montar uma decoração especial em seu lar? A Iaza tem peças de alta qualidade, todas com acabamento impecável, ajudando a transformar seu lar!

Aproveite para conhecer nossos móveis para sala, quarto, home office e demais espaços e garanta peças especiais que vão ajudar a compor decorações cheias de estilo e atuais!

Leia também:

>>> Mesa de jantar madeira maciça: como o formato influencia na decoração

>>> Tradição de móveis de madeira em Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *