Mesa de jantar madeira maciça: como o formato influência na decoração?

Decoração

O que você vai encontrar neste artigo:

A mesa de madeira maciça é o móvel perfeito para compor a decoração da sua sala de jantar! Ela possibilita reunir a família e visitas para pequenas confraternizações ou mesmo refeições do dia a dia.

Há uma grande variedade de mesas de madeira maciça para sala de jantar, com formatos diversos. Curiosamente, o formato do móvel influencia diretamente na decoração.

Aqui, você descobre quais são os principais formatos de mesa de jantar de madeira maciça, bem como quais características eles conferem para a decoração. Continue a leitura e confira!

foto de mesa de jantar de madeira maciça
Foto: Iaza Móveis

O que é madeira maciça?

A princípio, é importante saber o que é madeira maciça, que também é conhecida como madeira de lei. Trata-se de uma alternativa proveniente de árvore nativa e que não tem fibras ou aglomerados sintéticos em sua composição.

Por isso, apresenta vantagens especiais como maior durabilidade, estabilidade e qualidade. Também se caracteriza por ter maior densidade e são menos propensas a sofrer ataques por pragas, como cupins e insetos.

A madeira maciça reflorestada é muito utilizada na fabricação dos móveis, para evitar o desmatamento de florestas nativas, de modo a incentivar o desenvolvimento sustentável.

Leia também:

>>> Decoração preto e branco: o básico atemporal

Como saber se a mesa é de madeira maciça?

Será que existe como saber se a mesa é de madeira maciça? Sim, basta reparar em características específicas do móvel. Uma das principais é seu peso! Se não tiver dificuldade para levantá-lo, é muito provável que não seja de madeira maciça.

Também confira as laterais e o fundo do móvel. De maneira geral, mesas confeccionadas com esse material têm uniformidade de cor da madeira em suas bordas e junções.

Se o móvel tiver algum detalhe esculpido ou um ornamento extra, aumenta-se a chance de que ele realmente seja de madeira maciça. Esses detalhes decorativos e de acabamento só podem ser feitos na madeira e não em chapas de MDP e MDF.

Formatos de mesa de jantar e sua influência na decoração 

A mesa de jantar está disponível no formato retangular, quadrado, redondo e oval. Pode parecer um simples detalhe, mas não é. Cada um desses formatos influencia a decoração de um modo diferente. A seguir, você descobre como:

Mesas de jantar retangulares e quadradas

Trata-se de formatos com linhas retas, que deixam os móveis como se fossem blocos. Por isso, as mesas retangulares e quadradas tendem a ser mais compactas e atemporais. Na prática, não há erros ao investir nessas alternativas.

Os formatos regular e quadrado dão para a decoração um todo mais moderno e minimalista. Além disso, as mesas que têm essas formas são mais versáteis, combinando perfeitamente com áreas grandes, médias e pequenas.

Inclusive, em sala de jantar pequena, a mesa quadrada de madeira maciça costuma ser mais indicada, por não ocupar tanto espaço. Assim, dá para montar uma área completa, sem tirar sua funcionalidade.

Mesas de jantar redondas e ovais

São móveis com linhas curvas e arredondadas, características que dão dinamismo, suavidade e leveza para a decoração. Elas linhas curvas se contrapõem às formas retas e blocadas das mesas quadradas e retangulares, dando uma sensação de movimento.

No entanto, costumam exigir que se tenha atenção a um detalhe: mesas redondas e ovais tendem a ocupar mais espaço na sala de jantar. Por isso, a recomendação geral é que as utilize em um cômodo com tamanho de médio a grande.

Vale lembrar que os formatos retangular, quadrado, redondo e oval são os padrões mais fáceis de encontrar em mesas de sala de jantar feitas com madeira maciça. No entanto, também existem versões assimétricas.

Tais versões geralmente mantêm e valorizam o formato original da madeira, garantindo personalidade e originalidade para a decoração. O resultado é uma mesa de madeira maciça moderna, que funciona como um grande destaque no ambiente.

imagem da Mesa de Jantar em Madeira Maciça Pés Torneados Flower Canela
Foto: Iaza Móveis

Como escolher a mesa de jantar de madeira maciça perfeita?

Quer comprar mesa jantar madeira maciça, mas não sabe como escolher o modelo perfeito? Se atentar a pontos importantes pode lhe ajudar na aquisição, reduzindo a chance de erro. Confira, a seguir, quais são esses pontos:

Defina e meça o local de instalação da mesa

Antes de iniciar a busca pelo móvel, estabeleça onde deixará a mesa. Então, meça esse local. Considere as medidas obtidas, comparando-as com as de suas mesas preferidas. 

Assim, fica mais fácil saber se o móvel que deseja comprar caberá na área destinada a ele, evitando necessidade de troca ou de ajustes na peça.

Escolha seu formato favorito

Também é importante definir o formato de mesa favorito, se retangular, quadrado, redondo ou oval. Apenas tenha em mente que modelos retangulares e quadrados são mais compactos, portanto, ocupam menos espaço. Logo, são mais indicados para salas de jantar pequenas.

Já as mesas redondas e ovais são mais volumosas e combinam melhor com salas de jantar de tamanho médio ou grande, garantindo uma boa circulação pela área.

Estabeleça a cor do móvel

A cor do móvel influencia diretamente a decoração, por isso é importante considerá-la ao comprar a mesa. Tons claros de madeira são perfeitos para iluminar a sala de jantar, passando uma sensação de suavidade.

Os tons escuros de madeira, por sua vez, passam a impressão de elegância e refinamento para a decoração. Por isso, são as melhores escolhas para ambientes clássicos, com décor sofisticado.

Considere o número de lugares da mesa

Também é importante definir o número de lugares da mesa, para garantir que todos os moradores da casa tenham assento no dia a dia. De modo geral, uma mesa de madeira maciça com 4 cadeiras é suficiente para uma família pequena.

Já para famílias grandes ou que costumam receber visitas com frequência, as mesas de madeira maciça com 6 cadeiras são boas dicas de compra.

Aposte em mesas com detalhes especiais

Quer diferenciar ainda mais a decoração da sua sala de jantar? Então, considere escolher um modelo com detalhes especiais, como a mesa de jantar de madeira e ferro, que tem uma pegada mais moderna e industrial.

Você encontra esse e outros modelos de mesas de jantar de madeira maciça na Iaza Móveis. Aproveite para conhecer e escolher as suas favoritas!

Imagem da Mesa de Jantar de Madeira e Base de Ferro 220cm Forge
Foto: Iaza Móveis

Leia também:

>>> 7 dicas de como arrumar sua mesa para um jantar

>>> Móveis rústicos de madeira maciça para sala de jantar: 6 razões para você optar por eles

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *