Sofá de madeira: aprenda como combinar com tapete e cortina

Decoração

O que você vai encontrar neste artigo:

O sofá de madeira é o investimento perfeito para seu lar! Não é para menos, afinal, trata-se de um móvel durável e bonito, que complementa a decoração da sala de estar, tornando-a ainda mais especial.

Quer comprar sofá de madeira maciça, mas não sabe como combinar o móvel com outros itens da decoração, como tapetes e cortinas? Sem problemas! A seguir, você aprende como combinar cortina e tapete com o sofá. Acompanhe!

Foto: Iaza Móveis

Vale a pena comprar sofá de madeira maciça?

Antes de conhecer como combinar sofá de madeira maciça com tapetes e cortinas, é importante saber se vale a pena comprar esse móvel. 

Essa é uma aquisição que compensa por diversos motivos, sendo o principal deles a durabilidade do material. A madeira maciça é muito resistente a danos e permanece em bom estado se cuidar corretamente dela.

Na prática, isso significa que o móvel não é descartável e que não precisará trocá-lo em curto prazo. Por isso, dá para economizar com a peça de madeira, compensando a compra.

Essa não é a única vantagem! O móvel de madeira, inclusive o sofá, é atemporal, por isso pode ser usado por muitos anos sem perder seu charme e elegância.

É fácil coordenar a peça com outros móveis e demais objetos de decoração, garantindo um espaço encantador e funcional sem ter muito esforço para isso.

Está em dúvida se compra ou não a peça? Então, saiba que é a melhor alternativa para seu lar, pois apresenta um ótimo custo-benefício em relação aos sofás confeccionados com outros materiais!

imagem do Sofá de Madeira 3 Lugares com Almofadas Soltas Bergen
Foto: Iaza Móveis

Como combinar sofá de madeira com tapete e cortina

Há quem pense que combinar sofá de madeira, tapete e cortina na decoração da sala de estar é muito difícil, mas isso não é verdade! Tendo alguns cuidados e seguindo dicas dá para conquistar um resultado incrível! A seguir, você confere como fazer a combinação perfeita:

Na dúvida, aposte no neutro

Quer uma dica à prova de erros para combinar estofados de madeira maciça com tapetes e cortinas? Então, aposte em um sofá com revestimento em uma cor neutra, como o preto, cinza e branco.

O grande diferencial da cor neutra é que ela combina facilmente com qualquer outra tonalidade, sem precisar ficar pensando se harmoniza ou não. Por isso, tons neutros costumam ser uma aposta certeira!

Além disso, as cores neutras se destacam por serem elegantes e por nunca saírem de moda. Logo, são as escolhas ideais para quem busca um sofá de madeira maciça rústico que seja atemporal.

Aposte no sofá em uma cor igual à da cortina ou tapete

Outra dica infalível para combinar o sofá com a cortina ou tapete é escolher o móvel em uma cor igual a de uma dessas peças. Desse modo, é possível garantir uma unidade visual na decoração, com itens que se relacionam.

Invista no contraste de cores

Por exemplo, suponha que a decoração de sua sala de estar seja predominantemente branca. Neste caso, você pode inserir um sofá de madeira com revestimento colorido, que se evidencie na decoração.

O móvel será o personagem principal da decoração da sala, tendo um maior destaque. É uma alternativa para quem deseja dar um toque de cor no espaço, mas não sabe como fazer isso sem ter muito trabalho ou grandes gastos.

Leia também:

>>> Estilo Luis XV na decoração de interiores

Coordene cores semelhantes

Outra forma de combinar sofás de madeira maciça com cortinas e tapetes é apostar em cores semelhantes, ou seja, que tenham o mesmo matiz. Por exemplo, se a cortina ou tapete de sua sala for cinza claro, você pode escolher um sofá com revestimento grafite.

Caso o tapete ou cortina seja marrom, aposte em um sofá com revestimento bege. Como são cores semelhantes, é possível conseguir harmonia visual, tornando a decoração muito mais agradável.

Considere o material do revestimento do sofá

Você também consegue combinar o móvel com a cortina se escolher ambos com o mesmo material. Por exemplo, imagine que seu sofá tenha revestimento de linho. 

Neste caso, escolha uma cortina com esse mesmo material. Assim, terá correspondência entre as peças, conquistando um resultado mais bonito de maneira simples.

Combine texturas semelhantes

Outra maneira de combinar sofá com peças acessórias como cortinas e tapetes é pensar na textura dos têxteis. Suponha que a cortina seja confeccionada com veludo. Vale a pena, por exemplo, combiná-la com um sofá de madeira e revestimento de suede, que tem aparência e textura semelhantes.

Leve em consideração o design das peças

Também dá para conseguir uma decoração harmônica na sala de estar se considerar o design das peças. Se quiser investir em um sofá de madeira minimalista, aposte em tapetes e cortinas com essa característica, ou seja, compactos, com linhas retas e limpas, e em cores neutras.

Essa mesma dica se aplica a outros estilos de decoração e design, inclusive a outros móveis, como a mesa de centro de madeira maciça, poltronas, bancos, aparadores, entre outros.

imagem da Mesa de Canto Redonda 90x90cm em Madeira Troia
Foto: Iaza Móveis

Dicas extras para combinar sofá de madeira na decoração

É importante lembrar que você não precisa necessariamente combinar tapete e cortina com o móvel. Você pode coordená-lo com outros itens da decoração, como as demais peças de madeira do ambiente.

Também dá para combinar o sofá de madeira maciça com itens como almofadas, mantas para sofá, decoração usada na parede, entre outros. O que lhe ajudará a evitar erros é manter alguma característica do móvel conectada ao restante da decoração.

Essa característica pode ser uma cor, a madeira em tonalidade semelhante à de outro móvel, o material do revestimento do estofado, uma estampa, enfim, qualquer elemento que gere uma correspondência.

Comprar sofá de madeira maciça

Decidiu investir em sofás de madeira maciça  para decorar sua sala de estar? Na Iaza você encontra modelos incríveis feitos com madeira sustentável, de áreas de reflorestamento.

Os sofás possuem qualidade superior e acabamento premium, garantindo peças que são funcionais e belas para montar uma decoração especial em sua sala de estar.

Além dos sofás, a Iaza conta com outros móveis de madeira para a sala, ajudando-lhe a montar uma decoração completa para seu lar. Aproveite para conhecer e comprar online seus modelos favoritos!

Leia também:

>>> Mesa de jantar madeira maciça: como o formato influência na decoração?

>>> Como usar as prateleiras e nichos na decoração?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *