4 passos para ter sua horta em casa!

Meio Ambiente

Não podemos negar que é um privilégio ter sua própria horta em casa, com seus próprios temperos, verduras, legumes e outros vegetais. Além de serem alimentos orgânicos e com um cultivo natural, em comparação com os que existem nos mercados, trazem praticidade no dia-a-dia e decoram o seu quintal ou varanda.

Tendo esses fatores em vista, preparamos esse post com dicas para vocês construírem suas próprias hortas com as melhores escolhas e trazerem todos esses benefícios para mais perto. Continue lendo!

Espaço adequado

A parte inicial nesse ponto é escolher se sua horta será na parte interna ou externa de casa, para apartamento, por exemplo, ótimas opções são varandas ou locais bem ventilados com vasinhos, prateleiras, suportes e até mesmo reutilização de canos de PVC. Já para casas, as formas de fazer uma hortinha no quintal são inúmeras: um espaço no próprio solo, vasos, canteiros e floreiras, por exemplo.

Para a maioria das plantas, o necessário de luz solar é de no mínimo 4 horas de sol por dia. Ou seja, além de uma boa ventilação, a iluminação também não pode ser deixada de lado. E claro, um local de fácil acesso para que não seja difícil fazer a rega das plantas.

Fonte: Pinterest

Preparação do solo:

Esse é um passo muito importante para garantirmos a boa qualidade do plantio e termos um solo super rico em nutrientes. Para isso, terras preparadas são encontradas em lojas especializadas em jardinagem, como também, a terra pode ter um preparo em casa, utlizando itens como: cal hidratada, adubo orgânico, adubo químico e húmus.

Espécies adequadas

Neste tópico, devemos levar em conta primeiramente o clima de sua cidade, pois o tipo de plantio irá variar se na região em que você mora é frio, quente, úmido ou seco.

Outro ponto é o tamanho que a raiz precisa, não adianta ter um espaço muito pequeno para alguma planta que vai acabar necessitando de muito mais espaço. Se a sua ideia é para algum espaço pequeno, nossas sugestões são: alface, couve, brócolis e repolho.

Rotatividade de nutrientes

Já ouviu falar em rotação de culturas? É um fator mega importante para sempre estar garantindo a maior quantidade de nutrientes no solo e também para evitar o aparecimento de doenças e pragas. Fazer isso é muito fácil, assim que colher algum um tipo de planta, plante um de outro tipo no espaço.

A dica nesse tópico é de que a horta seja feita em algum lugar onde se tenha uma boa visibilidade para saber quando fazer isso e acompanhar o crescimento de suas plantinhas. ❤️

Fonte: forum.pt

E aí, o que falta para você adquirir alimentos frescos e uma decoração super natural para a sua casa também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *