Decoração rústica para sala: confira essas dicas de móveis que não podem faltar

Decoração

A decoração rústica para sala torna esse ambiente acolhedor e muito mais confortável, deixando-o perfeito para aproveitar momentos de descanso e lazer ou para receber visitas sempre que quiser.

Isso é possível porque esse tipo de decoração valoriza elementos naturais, colocando-os em evidência e passando uma sensação de aconchego e conforto. Por isso, é uma aliada para garantir um ambiente incrível!

Quer montar uma decoração de sala rústica, mas não sabe como começar? Sem problemas! Aqui, você confere dicas especiais para lhe ajudar nessa tarefa, incluindo móveis que não podem faltar na decoração rústica. Acompanhe!

O que é decoração rústica?

Trata-se de um estilo de decoração que valoriza o natural e a imperfeição. Normalmente, trabalha-se com uma cartela de cores que passam uma sensação de aconchego e remetem a calmaria e conforto, como tons terrosos e quentes.

Imagem de uma sala de estar com decoração rústica com móveis em madeira
Fonte: Iaza

Tudo isso sem deixar o charme e elegância de lado, garantindo um ambiente encantador para os moradores e para receber visitas. Há desde a decoração rústica simples, que trabalha somente com elementos que remetem ao natural, até a decoração rústica e moderna, que mescla itens desses dois universos.

Principais características da decoração rústica

Conhecer quais são as características desse estilo ajuda a montar uma decoração rústica charmosa para sua sala. Confira, a seguir, quais são as principais características:

Valorização de materiais naturais

A valorização de materiais naturais é muito presente na decoração rústica, principalmente de tecidos como o algodão e linho, de peças de cerâmica, entre outros.

IMagem sala com decoração rústica
Fonte: Pinterest

A ideia é destacar o natural, o que traz uma memória afetiva e, consequentemente, uma sensação de conforto e aconchego, transformando o ambiente.

Madeira em evidência

Outra característica marcante desse estilo de decoração é que se mantém a madeira em evidência, principalmente a madeira maciça. Isso tem a ver com a valorização do natural e o material proporciona um toque de conforto extra para o ambiente.

Imagem Conjunto Mesa Filomena + Cadeiras Valência + Sofá Minas
Fonte: Iaza

Os móveis rústicos podem ser confeccionados inteiramente com madeira maciça ou combinados com outros materiais. É o caso da mesa de madeira maciça que traz detalhes em ferro ou do sofá que tem revestimento de tecido natural.

A escolha da alternativa perfeita, se somente com madeira maciça ou não, depende muito de seu projeto decorativo. Se sua intenção for ter uma decoração rústica clássica, usar somente madeira é uma boa escolha.

Caso tenha interesse em ter uma decoração rústica moderna, o uso de madeira maciça com outros materiais pode conferir essa característica, ajudando a deixar o ambiente charmoso e atual.

Cores que remetem à natureza

Imagem Sofá Minas + Mesinhas Vírginia
Fonte: Iaza

O uso de cores que remetem à natureza também é uma característica marcante da decoração rústica. A cartela normalmente traz tons terrosos, além de tons de verde e laranja, por exemplo. O bege também é muito presente nesse tipo de decoração.

Artesanato e trabalhos manuais

Quando se pensa em objetos de decoração rústica, os de artesanato e trabalhos manuais são os mais evidentes. O motivo disso é simples: eles representam a valorização do natural, que é uma marca registrada do estilo.

Imagem sala com decoração rústica
Fonte: Pinterest

O uso de itens de artesanato traz uma vantagem, a possibilidade de usar peças únicas na decoração, feitas manualmente. Isso ajuda a dar personalidade e originalidade para o ambiente, valorizando-o facilmente.

Plantas

Fonte: Iaza

A valorização do natural é uma das características da decoração rústica, o que também envolve o uso de plantas. Elas são perfeitas para dar um toque extra de cor e alegria para o ambiente sem fazer esforços.

– Leia também:
>>> DECORAÇÃO COM FOLHAGENS PARA TRANSFORMAR A ENERGIA DA SUA CASA

 

Quais móveis não podem faltar na decoração rústica?

Na hora de montar a decoração, é comum ficar em dúvida sobre quais móveis rústicos para salade estar não podem faltar. Há alguns essenciais que devem estar na sua lista de compras, como os que indicamos a seguir:

Sofá de madeira maciça

Imagem Sofá de Madeira Maciça 3 lugares
Fonte: Iaza

Trata-se de um dos móveis rústicos de madeira essenciais para a sala. Dê preferência para os modelos com partes estofadas, especialmente na cor que remeta ao natural.

Tenha o cuidado de conferir as medidas do móvel, para saber antecipadamente se caberá onde pretende deixá-lo. Além disso, considere o número de assentos do sofá. Recomenda-se que tenha assentos suficientes para todos os moradores.

Rack para TV de madeira

Imagem Rack para TV de Madeira e Ferro 1 Gaveta 203cm Turim
Fonte: Iaza

Sua sala também precisa de um rack para TV, para deixar o eletrônico numa altura agradável e ainda complementar a decoração do ambiente. Há desde modelos somente em madeira maciça até versões com ferro. Escolha aquela que tem mais a ver com seu gosto e estilo decorativo da sala!

Mesa de centro e lateral

Imagem Mesa de Centro de Madeira e Vidro 68cm Virgínia
Fonte: Iaza

As mesas de centro e a mesa lateral são móveis acessórios que ajudam a organizar e decorar o ambiente. Não é para menos, afinal, possibilitam apoiar nelas objetos decorativos e usados com frequência, facilitando encontrá-los sempre que precisar.

Além disso, ajudam a preencher cantos vazios da sala, tornando o ambiente mais agradável visualmente. Por isso, não abra mão de investir nesses móveis, priorizando os confeccionados em madeira para reforçar o estilo rústico.

Poltrona

Imagem Poltrona de Madeira Maciça Estofada Minas
Fonte: Iaza

A poltrona funciona como um complemento da decoração e oferece um espaço extra para se sentar. Portanto, é um investimento que vale a pena!

Para acertar, siga as mesmas dicas do sofá e escolha um modelo de madeira maciça e com parte estofada para garantir maior conforto ao utilizar o móvel.

Aparador

Imagem Aparador Pés Torneados 2 Prateleiras Flora
Fonte: Iaza

Caso sua sala tenha espaço suficiente, considere utilizar um aparador na área. Trata-se um móvel perfeito para preencher algum canto vazio do cômodo, permitindo melhorar a organização e decoração do ambiente. 

Prefira modelos de aparador de madeira com gavetas, pois oferecem mais espaço para guardar objetos e contribuem para um ambiente mais prático e funcional.

Comprar móveis rústicos para sala

Quer comprar móveis rústicos de madeira maciça para sua sala, mas não sabe onde encontrá-los? A Iaza conta com modelos incríveis para seu lar!

Imagem móveis rústios na sala
Fonte: Iaza

A loja de móveis rústicos tem sofás, poltronas, aparadores, nichos, buffet, racks para TV, entre outros móveis, todos confeccionados com madeira de qualidade, atemporais e de excelente durabilidade, valendo a pena o investimento.

Aproveite para conhecer e comprar móveis rústicos para sala online com total praticidade e segurança, garantindo peças incríveis para deixar sua decoração charmosa, aconchegante e convidativa para os moradores e visitas.

 

– Confira também estes artigos inspiradores:
>>> COMO GARANTIR UMA DECORAÇÃO RÚSTICA CONTEMPORÂNEA

>>> APARADOR NA DECORAÇÃO E SUAS VÁRIAS FUNCIONALIDADES

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *