Aroma na cozinha: como escolher o ideal?

Dicas

Você sabia que os cheiros que sentimos podem mexer com o nosso cérebro e causar diferentes tipos de emoções, bem como, trazer lembranças? Levando esse fator em consideração, é crucial deixar esse cômodo ainda mais aconchegante.

A cozinha é o ambiente onde preparamos nossas refeições, recebemos convidados, passamos boa parte dos nossos dias, seja na correria, ou na hora de preparar um jantar harmônico e tomar um bom vinho. Viu só como é importante fazer a escolha de um adequado aroma na cozinha? Não podemos deixar ela de fora na hora de buscar um aroma para esse cômodo, não é?

O que usar para aromatizar o ambiente?

Antes de falarmos sobre qual aroma escolher, é muito importante primeiro pensar na forma que você irá aromatizar o ambiente. Gosta de incensos? Difusores? Sprays aromatizantes? Produtos naturais? Velas? As opções são muitas, não é?

Leve em consideração quais são os itens que você já tem em casa e também se deseja adquirir um produto elétrico para esse fim.

incenso como perfume na cozinha
Fonte: IStock

A escolha do aroma ideal

Já falamos de aromas na casa  aqui no Blog da IAZA, mas como a cozinha naturalmente já possui aromas próprios que vêm dos alimentos que preparamos, os objetivos dos perfumes podem ser diferentes.

Canela: a escolha certa para neutralizar o cheiro de fritura que pode ter ficado no ambiente. Além disso, seu óleo essencial apresenta propriedades bactericidas, fungicidas e antioxidantes.

Canela como aromatizador
Fonte: Tua Casa

Laranja ou limão: tanto as cascas fervidas em água, bem como as rodelas espalhadas pela cozinha são eficazes na hora de tirar os cheiros ruins da cozinha. Por possuir um aroma cítrico, é também energizante e traz alegria ao ambiente. 🙂

Baunilha: o cheiro de docinho vai encantar qualquer visita que chegue em sua casa. Para essa opção você pode adquirir a essência de baunilha e colocar em um pote de vidro para ir perfumando o ambiente aos poucos, ou misturar um pouco com água e passar nos móveis e bancadas na hora de limpar. 

Café: grãos de café são ótimos para colocar dentro dos armários, por ser um desodorante natural, ele evita aquele cheiro de “guardado”, sabe? E ainda é muito cheiroso! Quem não ama chegar em casa com um cheirinho de café?

Vinagre: o vinagre por si só não possui um cheiro muito bom, não é? Porém ele é a opção mais fácil e rápida quando o seu objetivo for apenas neutralizar o odor do cômodo. 

E aí, o que achou dessas ideias? Vale lembrar que essas são indicações para quando falamos em mascarar cheiros que já predominam na cozinha. Mas você pode optar por outros aromas que já são da sua preferência para perfumar o seu ambiente. 

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *