Aromas na casa: como escolher o ideal para o seu lar!

Dicas

Os aromas na casa podem trazer sensações de leveza e bem-estar para o nosso lar, não há quem não goste de chegar em casa e sentir aquele cheirinho familiar e agradável. Ao entrar em um ambiente, uma das primeiras percepções que temos é o sentido do olfato, os cheiros ficam armazenados na memória e são associados a momentos que já vivemos como de alegria, paz e nostalgia.

aromas na decoração
Fonte: Manage Money – Furniture DIY

difusores de cheiro

Já ouviu falar em decoração olfativa? O nosso olfato tem um poder incrível de se conectar com um lado do cérebro, onde fica nossa memória, e é por isso que recordamos com facilidade de aromas que sentimos por aí, e conseguimos relacionar facilmente um cheiro a uma marca, produto ou lembrança.

Em nossa casa não é diferente, podemos criar conexões entre aromas e ambientes, cada qual com suas características. Quer saber como escolher os melhores cheiros e formatos de aromas para os cômodos da sua casa?

Existem inúmeras opções diferentes de perfumar casa, como velas aromatizadas, sachês, águas perfumadas, difusores, óleos essenciais, incensos, ou até mesmo receitas caseiras. Todos tendo com a mesma função de perfumar a casa e estimular nossos sentidos, a única dúvida que fica é qual aroma escolher entre tantas opções.

Fazer a escolha certa é fundamental para não correr o risco de deixar seu ambiente enjoativo ou sobrecarregado.

tipos de difusores de cheiro na casa
Fonte: Dicas do dia a dia

Como já afirmamos, existe um aroma na casa específico para cada cômodo, e é sobre isso que falaremos agora!

Sala de estar

É na sala de estar que recebemos visitas e também temos um ambiente de lazer, os aromatizantes amadeirados e cítricos são os ideais por passarem um ar de sofisticação e garantirem a sensação de bem estar. Alguns aromas a serem usados são cravo e canela, rosa vermelha, alecrim, floral e mirra.

aroma na sala de estar

Lavabo/ Banheiro

O banheiro ou lavabo, tende a ser mais perfumado que os outros ambientes da casa, por isso, apostar em aromas que dão a sensação de frescor e limpeza para o local é a melhor escolha! Vale apostar em aromatizadores cítricos e de ervas, como alecrim-do-campo, hortelã, eucalipto, citronela, bambu e capim-limão.

aroma no lavabo

Cozinha

Nesse ambiente muitos cheiros se misturam, devido ao preparo dos alimentos. Por isso os aromatizadores recomendados são aqueles que não anulam o aroma das preparações, mas sim potencializam o que já está no ar, como cardamomo, citronela, laranja, cravo e canela, esses são os aromas ideais para a cozinha.

aroma na cozinha

Quartos

Os quartos pedem aromas mais relaxantes e suaves, que ajudam a ter uma boa noite de sono. Os cheiros de lavanda, camomila, flor de algodão, maracujá, flor de cerejeira e pêssego, são boas apostas. Já para os quartos de criança, cheiros doces como tuti-fruti, chocolate, pitanga e baunilha, harmonizam bem com o ambiente infantil.

aromas no quarto
Fonte: Pottery Barn

Lembre-se de escolher os aromas que vão mais de acordo com sua personalidade e preferência pessoal. Os aromas na decoração associam lembranças olfativas a memórias emocionais, ajudam a melhorar a qualidade de vida e bem-estar, além de trazer harmonia ao espaço.

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *