Casamento clássico – 4 dicas para arrasar!

Casamento

Se você sempre sonhou com o dia do casamento, e não abre mão de nenhum detalhe tradicional, certamente a sua melhor escolha será o casamento clássico. Embora os estilos modernos estejam tomando o coração de muitos noivos, o clássico continua sendo o favorito, e é claro que você pode acrescentar a ele, alguns toques especiais que o deixarão inesquecível!

Aquele ditado “quero casar com véu e grinalda”, normalmente é o desejo de noivas românticas e sonhadoras que querem cumprir todas as tradições e protocolos em seu grande dia, do véu na entrada da igreja, até a valsa depois do jantar. E para que o casamento seja perfeito, e tudo esteja alinhado, tudo precisa estar dentro do clássico. Acompanhe o artigo e fique por dentro:

  1. Convites para casamento clássico
  2. Da chuva de arroz à valsa dos noivos – Protocolos tradicionais
  3. Decoração clássica
  4. Lembrancinhas

 

O casamento clássico é a escolha certa para as noivas tradicionais e sonhadoras que querem ver seu álbum de casamento daqui há 10, 20 ou 30 anos, e continuarem com a certeza de terem feito a escolha certa, tudo isso porque o casamento clássico, sempre será clássico, elegante e romântico.

1 – Convites para casamento clássico

Como já expliquei nesse artigo, o convite é o primeiro contato que os convidados terão com a cerimônia, por isso, a escolha dele é tão importante. Ele precisa transmitir a mesma identidade e energia que os noivos desejam para o evento todo.

Os convites clássicos normalmente são brancos com fontes expressivas e chamativas em tons neutros. O uso de laços e fitilhos também é comum para envolvê-los, olha que modelos lindos:

casamento clássico

Convite para casamento clássico

Convite para casamento clássico

2 – Da chuva de arroz à valsa dos noivos – Protocolos tradicionais

  • Vestido da noiva: Branco, sereno, tradicional. O melhor vestido para as noivas clássicas, é o estilo princesa, certamente ele combina perfeitamente com todo o evento, e deixa a noiva deslumbrante!

noiva clássica

  • Chuva de arroz: A tradição da saída dos noivos com chuva de arroz não pode faltar nos casamentos clássicos, ela simboliza fartura e amor na vida do casal.

chuva de arroz no casamento clássico

  • Valsa dos noivos: Tradicionalmente ela acontece após o jantar e abre o baile. Nem todos os noivos escolhem a valsa, alguns fazem coreografia, ou então optam por alguma música que tenha marcado o relacionamento, mas a dança romântica precisa ter espaço no casamento clássico.

Valsa dos noivos

  • Jogar o buquê: Esse também é um ritual clássico dos casamentos tradicionais, a noiva pode jogar um buquê menor que o seu para não precisar se desfazer do oficial. Algumas noivas jogam santo Antônio, ou ainda envolvem o buque com fitas e vai cortando cada uma delas, é uma ideia bem criativa também.

tradição de jogar o buquê

  • Bolo clássico: Aqueles belíssimos bolos inteirinhos brancos, com vários andares e rendas desenhadas na cobertura, são os modelos perfeitos para casamentos clássicos, sofisticados e bonitos, eles destacam a decoração da mesa de doces.

bolo de casamento clássico

Bolo de casamento clássico

  • Bem-casados: Os docinhos “casamenteiros” também não podem faltar, eles são ótimos para presentear os convidados no final da festa, e ainda simbolizam e união.

Bem casados

Bem casados

3 – Decoração clássica

A decoração para os casamentos clássicos deve ser regada de muitas flores, preferencialmente brancas, e muita luz! Essa é a essência para a decoração do casamento clássico ficar perfeita!

Os arranjos simétricos e luxuosos tomam conta desse estilo de decoração, as rosas, os lírios e as astromélias são as favoritas para compor a decoração do casamento clássico. Normalmente elas são de tons neutros e podem formar arranjos bem amplos e sofisticados em belíssimos vasos espelhados ou perolados.

Casamento clássico

Decoração de casamento clássico

Decoração de casamento clássico

Lustres e castiçais também são indispensáveis para uma decoração clássica e glamourosa no casamento, eles acrescentam um toque de romantismo super especial ao ambiente, e deixam o clima muito mais aconchegante:

Decoração de casamento clássico

Casamento clássico

Já falamos do bolo nesse artigo, ele precisa ser todo branco para manter a harmonia clássica, mas a mesa de doces, destaca-se muito na decoração de casamento, e por isso, é importante investir em bandejas maravilhosas para servir de apoio dos doces, também vale uma mesa de madeira ou espelhada, e claro, flores por toda parte.

Mesa de doces

Mesa de doces para casamento

4 – Lembrancinhas

Da mesma forma que o convite é o responsável por causar a primeira impressão, a lembrancinha tem a missão de fechar a festa com chave de ouro, e levar o sentimento do clima delicioso do casamento para a casa do convidado. Por isso, capriche na escolha da sua lembrancinha, ela eternizará o momento.

lembrancinha para casamento clássico

lembrancinha para casamento clássico

Aí foi uma chuva de inspiração para as noivas apaixonadas de plantão.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *