Aproveitando espaços: Como decorar o corredor e o espaço embaixo da escada

Decoração

Existem alguns espaços na decoração da nossa casa que são desprezados, mas que podem render muito mais do que imaginamos. Nesse post, você vai aprender a aproveitar e decorar o corredor e o espaço embaixo da escada, acompanhe essas dicas:

Como decorar o corredor

Usado para dividir os cômodos, o corredor pode ter mil e uma utilidades além da sua função principal. Além de aproveitar o cantinho, você ainda pode decorar o corredor para deixá-lo bem destacado na sua casa, já que ele é um espaço de circulação e recebe praticamente todos os visitantes da sua casa.

Você sabe porque e quando surgiram os corredores?

As plantas dos palácios renascentistas precisavam contemplar 100% de aproveitamento para área útil, e 0% para circulação. Não se perdia nenhum cantinho da obra, porém, a privacidade e o conforto eram zero. Para chegar no último quarto do palácio, era necessário passar por todos os outros.

Por volta do século XVII, surgiu o corredor para facilitar a transição entre os quartos e permitir a passagem entre ambientes da casa. Desde então, a ideia de privacidade começou a ser expressa dentro de casa.

~~~

Embora seja o espaço mais funcional da casa, o corredor não é um ambiente muito utilizado além da sua função de servir de passagem para os cômodos. Por isso, não vale a pena investir muitos metros para ele, faça do tamanho que supra a sua necessidade, para não desperdiçar espaço dos outros cômodos.

Mas.. Mesmo pequeno ele é essencial, o difícil é saber como aproveitá-lo além da sua função principal, que tal decorar o corredor de maneira inovadora?

Uma dica bem legal é apostar em quadros, eles despertam interesse e admiração em quem passa, além de deixar o espaço bem mais aconchegante e agradável.

Decoração de corredor

Quadro no corredor

Prateleiras estreitas também ficam ótimas, elas podem servir para apoiar porta-retratos ou outros objetos decorativos. Se o seu corredor for mais largo, uma dica é usar prateleiras para guardar livros, que tal um cantinho de estudos?

Corredor com prateleira

Corredor com livros

Estantes e nichos também ficam super funcionais no corredor, podem abrigar objetos e materiais que você usa no dia a dia ou ainda virar um belo artigo de decoração da casa.

Nichos no corredor

Mural de fotos e recados também ficam ótimos para decorar o corredor.

Mural de fotos no corredor

Mural de fotos no corredor

Cores, muitas cores! Alegre a circulação das pessoas pela casa investindo em cores nas paredes, dessa forma você destaca a decoração do corredor, e ainda deixe ele muito mais descontraído.

Corredor colorido

Corredor colorido

Corredor colorido

Aparador com espelho e barzinhos também combinam muito com esse cantinho. Com certeza se você usar um desses artigos, ele deixará de ser uma simples passagem, para um ambiente de destaque na sua casa, pode apostar!

Aparador no corredor

Aparador com espelho

Os tapetes também combinam com o corredor, mas escolha os cumpridos e bem firmes para ficarem em harmonia com a decoração e bem firmes para não provocar deslizes.

Tapete no corredor

Tapete no corredor

Tapete no corredor

Se você for usar móveis na decoração de corredor, a dica é optar pelos itens sem porta, ou com porta de correr para não atrapalhar a circulação de pessoas.

Gostou das dicas de como decorar o corredor? Às vezes podemos mudar completamente a decoração da nossa casa sem grandes investimentos, basta trocar alguns acessórios, mudar móveis de lugar e dar novas funções a cantinhos esquecidos, não é?

No nosso site temos opções de aparadores, espelhos e estantes que podem fazer parte da decoração de corredor, dê uma espiada, e acompanhe agora como decorar o espaço que fica embaixo da escada:

Como decorar o espaço embaixo da escada

Cada vez mais precisamos usar a criatividade para otimizar bem os espaços da casa. Para ambientes pequenos, essa dica é de ouro. Mas os ambientes amplos, também precisam ser bem divididos e aproveitados para ficar tudo em harmonia. A decoração criativa faz toda a diferença no seu lar, e saber como decorar e aproveitar espações esquecidos é fundamental!

Sabe aquele espaço embaixo da escada que sempre fica sem muita utilidade? Ele pode virar um cômodo super inteligente da sua casa, veja algumas ideias!

Já imaginou usar o espaço embaixo da escada para ter uma adega? Aposto que você nunca imaginou que aquele espaço sem utilidade poderia ficar tão elegante e funcional, não é?

Adega embaixo da escada

Como decorar o corredor e a escada

E porque não montar um escritório na decoração embaixo da escada? Dependendo do tamanho do espaço disponível, dá muito bem pra incluir uma escrivaninha, um notebook e alguns nichos para acomodar seus pertences. 😊

Escritório embaixo da escada

Como decorar embaixo da escada

 

Quando o espaço vazio embaixo da escada fica dentro do quarto, tem infinitas opções para decorar e otimizar o cantinho. Você pode adaptar uma cama, nichos, cantinho de estudos até mesmo um “mini closet”. Que tal?

Decoração embaixo da escada

cama embaixo da escada

quarto embaixo da escada

como decorar o corredor e a escada

Outra sugestão de decoração embaixo da escada é fazer gavetões para armazenar diversos pertences, pode servir como sapateira, dispensa, e até mesmo embutir uma lareira, olha que ideias criativas para a sala ou cozinha.

Como decorar o corredor e a escada

Como decorar a escada

Como decorar o corredor e a escada

como decorar espaço embaixo da escada

E os pets? Porque não fazer uma casinha para seu animal de estimação no espaço disponível embaixo da escada? Eu aposto que eles vão adorar a ideia!

embaixo da escada

pet embaixo da escada

Confira mais algumas maneiras criativas para fazer a decoração embaixo da escada e inspire-se!

animais embaixo da escada

decoração embaixo da escada

decoração embaixo da escada

Decoração embaixo da escada

Viu só quantas possibilidades? Às vezes não precisamos de grandes investimentos para renovar a decoração da casa, nesse caso, você pode criar um “novo cômodo” sem reformas. Só precisa adaptar móveis que possam ser usados no espaço e dar ao cantinho uma nova função.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

  • Júlia Marques

    Olá, boa noite!
    Amei sua matéria, são decorações lindíssimas.
    Gostaria de saber se você sabe onde posso encontrar a passadeira da 15ª imagem!
    Fiquei encantada.
    Agradeço desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *