Como escolher móveis para pequenos e grandes espaços

Dicas

Está de mudança, reformando ou construindo? Indiferente à situação, a tarefa de mobiliar os cômodos novamente estará presente em ambos. Aliás, sabemos que essa tarefa de escolher móveis, verificar medidas e encaixá-las nos ambientes não é nada fácil.

Cada ambiente tem um suporte diferente para os móveis, por isso, quando colocá-los em um cômodo pode parecer que o lugar ficou vazio, ou então, sobrecarregado. Essa situação também ocorre na sua casa? Continue a leitura e descubra como escolher móveis sem erros.

Medida dos móveis
Fonte: Iaza

Antes de começarmos a falar sobre cada tipo de espaço, separamos algumas considerações importantes, que têm grande peso na hora de escolher móveis. Seguindo as dicas a seguir, garanto que sua escolha da mobília será assertiva!

Pesquise e análise: Não compre por impulso, verifique as medidas do móvel e do seu ambiente antes de decidir comprar um móvel.

Simule o tamanho do móvel: essa é uma ótima ideia para testar a medida real no seu ambiente com o móvel. Junte folhas de jornais ou corte em um papelão as medidas do móvel escolhido, posicione no local onde deseja colocar o móvel. Assim, descobrirá o tamanho ideal para o móvel e se irá atrapalhar a circulação do ambiente. 

Móveis para Ambientes Compactos 

Ambientes menores exigem móveis funcionais e versáteis, que apresentem mais de uma função no ambiente. Em apartamentos principalmente que o espaço é mais limitado, devesse aproveitar cada cantinho e pensar bem na escolha de cada peça, como por exemplo:

Móveis com Linhas Simples: peças com linhas mais simples são mais fáceis de encaixar nos ambientes, por exemplo, linhas retas se adaptam a qualquer cômodo, sendo as mais indicadas.

A única exceção é para as cozinhas, pois mesas redondas se ajustam melhor nesse local, além disso, aproximam mais as pessoas ao redor da mesa deixando aconchegante.

Mesa redonda para 4 lugares
Fonte: Iaza

Móveis Extensíveis: essa é uma ótima escolha para otimizar espaço. Por exemplo, escolher uma mesa de jantar extensível, quando necessário poderá entendê-la para acomodar mais visitas e no dia-a-dia pode mantê-la fechada ganhando espaço. 

mesa extensível para ambientes compactos
Fonte: Iaza

Móveis Funcionais: também são chamados de móveis curingas, pois o móvel pode ser utilizado em mais de um ambiente e com funções diferentes. Seguem a baixo:

  • Puff: são perfeitos como apoio de pés, mas podem servir como mesa de centro ou lateral, além de ser um assento extra quando receber visitas em casa.
  • Banco: podem ser compostos junto à mesa de jantar, na sala de estar para mais assentos ou então, aos pés da cama para calçar os sapatos.
  • Buffet: normalmente é usado na sala de jantar para armazenar utensílios, mas pode ser colocado em um corredor e servir como aparador, podendo utilizar o espaço para guardar outros objetos.

Procure por móveis que tenham mais de uma utilidade, pois se decidir mudá-los de lugar depois, não será um problema para adaptá-los.
Dica extra: utilize espelhos na decoração de pequenos espaços, pois visualmente aumentam os ambientes e transmitem sensação de mais amplitude.

Móveis para Ambientes Grandes

Ambientes grandes podem trazer a sensação que o cômodo está vazio, por isso utilize móveis maiores e aposte na decoração para deixá-lo mais aconchegante! Para não errar nessa situação, a regra é simples, se o ambiente é grande os móveis devem ser grandes também.

Móveis com formas mais curvas são perfeitos para ambientes grandes, deixam o ambiente visualmente preenchido e com personalidade. Peças que fogem do convencional carregam muita elegância e estilo, como nosso Sofá Mozart.

móveis com curvas
Fonte: Iaza

Na sala de jantar por exemplo, opte por uma mesa grande e espaçosa como a nossa Mesa Flower, podendo acomodar 12 lugares é uma ótima opção para acomodar toda a família e deixar o ambiente aconchegante.

A mesa de jantar é a peça em destaque do cômodo! Por isso, é importante acertar a medida, para não ficar muito pequena e nem para atrapalhar a circulação. Móveis como buffets e cristaleiras são ótimos para ajudar a compor o ambiente, além de ajudar a armazenar objetos e utensílios.

sala de jantar grande
Fonte: Iaza
 cristaleira para compor sala de jantar
Fonte: Iaza

E aí, as dúvidas foram esclarecidas? Já deixa anotadinho, para a próxima vez que comprar móveis lembrar dessas dicas que citamos. Até o próximo post! ❤

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *