7 dicas para a sua cozinha parecer maior

Dicas

A cozinha é um cômodo que precisa ser totalmente funcional, e por isso, demanda um espaço maior para os móveis, eletrodomésticos e utensílios. Mas, não quer dizer que tendo pouco espaço você não consegue ter um cômodo funcional. Muito pelo contrário, há várias maneiras de fazer com que sua cozinha fique visualmente leve e mais ampla. Quer saber como? Então vem comigo e descubra 7 passos para fazer sua cozinha parecer maior.

  1. Opte por uma cozinha modulada

Em casas ou apartamentos alugados, é difícil pensar em fazer uma grande reforma ou uma cozinha planejada. Por isso, as cozinhas moduladas são as mais indicadas para essas situações. Pois com elas, você pode comprar a quantidade de módulos que caibam no seu espaço sem dar a sensação de cômodo inacabado. Além de que, você poderá levar seus módulos caso decidir mudar de residência, e poderá ampliar a quantidade de módulos conforme o espaço for aumentando.

  1. Escolha cores claras

Como já citamos em vários artigos, as cores claras transmitem a sensação de amplitude e iluminação. Portanto, utilizar cores como branco, bege e tons amadeirados são sempre uma ótima escolha para ampliar espaços.

como fazer a cozinha parecer maior
Fonte: Ideal Home
cores claras na cozinha
Reprodução: Pinterest

E se você quiser agregar um pouco mais de cor na sua cozinha, você pode optar por um adesivo de parede mais colorido que vai se destacar na parede clara. Ou você pode escolher uma das paredes que cercam o cômodo para colocar um papel de parede que combine com o ambiente. Ou ainda, investir em uma parede de tijolinhos à vista.

adesivo de parede na cozinha
Reprodução: Pinterest
decoração da cozinha
Fonte: Etsy
parede de tijolinho na cozinha
Reprodução: Pinterest
  1. Mantenha o ambiente bem iluminado

A iluminação é um tópico fundamental quando se trata de aumentar a proporção visual de um ambiente. Portanto, investir nela nunca é demais. Se tiver espaço suficiente, vale considerar ter uma janela para que entre luz natural no ambiente.

iluminação natural na cozinha
Fonte: HJTV

Mas, caso você já tenha sua cozinha montada, e não seja possível incluir uma janela você pode deixar o ambiente bem iluminado de outras formas. Pode-se usufruir à vontade das luminárias, já que elas cumprem muito bem o papel de iluminar o ambiente. Um bom exemplo são os focos de LED direcionados para um determinado ponto, eles deixam o lugar incrível e dão mais destaque ao móvel, como o balcão, por exemplo.

luz de led na cozinha
Fonte: Quiltdivasmaine
  1. Cuide com a disposição dos móveis

Dependendo da posição da mobília, o ambiente pode parecer carregado e pequeno. O grande segredo para a cozinha parecer maior é saber aproveitar os espaços. E nesse caso, os eletrodomésticos devem entrar em harmonia com a mobília. Para isso, é necessário que o tamanho deles seja proporcional ao espaço disponível.

Investir em uma torre também é uma ótima alternativa para otimizar o espaço da cozinha, pois você pode agrupar o maior número possível de eletrodomésticos na mesma peça.

Optar por móveis e eletrodomésticos menores e minimalistas é uma boa jogada. Os eletrodomésticos como o fogão a gás normalmente ocupam muito espaço na cozinha. Por isso, é aconselhável substituí-lo por um modelo mais moderno, como os cooktops que estão super em alta, e se adaptam facilmente em qualquer lugar.

fogão cooktop na cozinha

fazendo a cozinha parecer maior

 

  1. Mantenha a organização em dia

A maneira que os objetos e utensílios são dispostos, fazem toda a diferença quando o assunto é fazer a cozinha parecer maior. Mesmo com pouco espaço, é possível fazer um suporte para pendurar alguns utensílios, o que ajuda muito na praticidade e no aproveitamento de espaço.

utensílios de cozinha pendurados

Da mesma forma, as divisórias na mobília ajudam a criar mais espaço e manter o ambiente organizado. Portanto, as gavetas com divisórias próprias para talheres são muito bem-vindas, pois são versáteis e práticas.

divisória de talheres na gaveta

divisória para melhor organização da cozinha

gaveta maior maior com divisória de talheres

organização na gaveta de talheres

As divisórias embutidas em armários também permitem até triplicar o espaço de armazenamento podendo guardar ainda mais utensílios. Com ele, evita-se que os objetos fiquem jogados ou sem lugar para guardar.

móveis para cozinha com divisórias internas

organizando a cozinha

prateleiras para organização

módulo de cozinha

Prateleiras nas paredes também ajudam muito a armazenar utensílios. Mas é preciso ter cuidado com os objetos nelas colocados e se certificar que não poluirão visualmente o ambiente. É preciso colocá-los bem alinhados para que o ambiente não fique com um aspecto bagunçado.

como fazer a cozinha parecer maior
Reprodução: Pinterest

Se quiser saber mais sobre organização na cozinha, confira esse artigo: Os segredos de uma cozinha arrumada.

Dica extra: os armários e cristaleiras com portas de vidro fazem o ambiente ficar ainda mais elegante, e dão a sensação de grandeza ao local. Porém, se você possui uma rotina agitada e tem dificuldade de manter a organização, as portas de vidro transparente não são uma boa ideia. Nesse caso, opte por madeira ou vidro espelhado.

cristaleira com portas de vidro

  1. Móveis extensíveis

Se o espaço for muito pequeno, como um corredor por exemplo, pode-se utilizar os móveis extensíveis e dobráveis. Pois nesse caso deve conter menos objetos possíveis, para que não fique carregado e impossibilite a passagem pelo local. Portanto, invista em bancadas e mesas extensíveis que elas também farão a cozinha parecer maior.

móveis extensíveis na cozinha
Fonte: Home Design Schmidt
mesa dobrável na cozinha
Fonte: Home Decorations
  1. Troque a mesa por uma ilha

A mesa normalmente ocupa muito espaço quando colocada na cozinha. Mas, para isso, você pode substituí-la por um a ilha com algumas banquetas. Elas possibilitam que você faça refeições rápidas, sem precisar dispor de uma mesa e faz a cozinha parecer maior.

ilha para refeições rápidas

Viu só? Existem várias maneiras de fazer sua cozinha parecer maior e aconchegante. Se você gostou do artigo, deixe nos comentários o que mais te chamou a atenção.

Referências

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *