Espelho na decoração: como criar um clima harmônico?

Dicas

Não podemos negar que entrar em um ambiente com espelhos decorativos nos traz uma sensação boa, não é mesmo? Espaços cheios de vida, autênticos e sofisticados podem ser facilmente equipados a partir de uma boa escolha de espelho.

Se você se interessou pelo assunto, continue acompanhando o post para acertar na compra do espelho perfeito para o seu ambiente a partir das dicas imprescindíveis que separamos aqui:

  1. Acrescente amplitude e profundidade no espaço
  2. Espelhos em favor da iluminação
  3. Estilos para cada cômodo
  4. Atente-se aos reflexos e ao excesso de informações

Se você também tem vontade de colocar espelhos em sua casa, escritório, salas de atendimento, ou em outros ambientes, e não sabe ao certo como e em qual investir, segue o post perfeito para te ajudar na escolha!

1. Acrescente amplitude e profundidade ao espaço

A forma mais usada de espelho na decoração é para causar a impressão de espaços maiores, o que auxilia muito na organização e aconchego de um espaço de tamanho pequeno. Essa sensação pode ser causada por espelhos verticais, os quais ampliam a altura e por horizontais, que ampliam a largura.

Espelhos que ampliam o ambiente
Fonte: Pexels

A maneira como os espelhos são usados também influencia nas características do ambiente, por exemplo, um espelho apoiado no chão, além de dar amplitude deixa o cômodo mais despojado e permite a visão de artefatos e decorações que não estão na altura dos olhos.

Espelhos na decoração
Fonte: Pexels

Outra dica é aderir o espelho para tirar a atenção do que você não quer que tenha destaque em seu ambiente, como colunas e outras estruturas da residência, além da sensação de profundidade na área, a sofisticação também entra como ponto positivo.

2. Espelhos em favor da iluminação

Um ponto super positivo dos espelhos é que eles aumentam (e muito) a iluminação do ambiente, tanto natural quanto artificial. Os aliados para essa iluminação são: reflexos de janelas e de lustres, além de auxiliarem na iluminação geral do cômodo, o deixam mais confortável. Entretanto, deve ser dada uma atenção especial às lâmpadas aparentes, quando refletidas podem incomodar a visão.

Espelhos no quarto
Fonte: Pexels

3. Estilo ideal para cada cômodo

A dica aqui é abusar da sua criatividade e reinventar as várias formas de usarmos os espelhos, criando um ambiente autêntico, mas para te auxiliar, trouxe algumas dicas que podem te ajudar nessa composição:

  • Para o quarto, uma indicação são os mosaicos, os quais podem ser criados a partir da junção de espelhos com formatos irregulares, quadros e objetos decorativos em uma parede grande, deixando o ambiente dinâmico.
Mosaicos com espelhos
Fonte: Pinterest
  • Painéis de espelho ocupando toda a parede também são ótimas apostas para ambientes elegantes, como nas salas de jantar e estar. Caso não seja possível ocupar toda a parede, peças pequenas, mas marcantes são ótimas aliadas.
Espelho na sala de jantar
Fonte: Líder Interiores
  • Nos banheiros, o espelho é imprescindível, não é mesmo? Então, uma dica é aplicar pontos de luzes ao lado do espelho, ou optar por espelhos grandes. Assim, além de oferecer uma iluminação difusa e conforto para o seu dia-a-dia, não deixa a sofisticação de lado.
Espelho no banheiro
Fonte: Unsplash
  • Já os escritórios e salas de estudos são cômodos que não permitem o uso de espelhos, pois são ambientes que necessitam de concentração e foco.
  • Por fim, devemos nos atentar aos traços e estilo da peça, cada ambiente pede um estilo variado de espelho. Por exemplo, para um cenário mais discreto e sério, ótimas opções seriam peças quadradas ou móveis revestidos com espelhos. Já para cômodos mais alegres e descontraídos, espelhos redondos ou até mesmo com detalhes quebrados são boas investidas.

4. Atente-se ao reflexo e ao excesso

Apesar de que pareça óbvio, é necessário prestar muita atenção no que o espelho irá refletir, esse objeto deve ser usado ao nosso favor, ou seja, o reflexo de banheiros ou lavanderias, por exemplo, já deixam o espaço menos convidativo e confortável para as pessoas.

Levando em conta que a estética precisa ser agradável, além dos reflexos, devemos cuidar com a quantidade de espelhos que colocamos em um mesmo cômodo, quantidade exagerada deixa o espaço poluído e sobrecarregado.

Reflexo do espelho
Fonte: Pinterest

Viu só? Agora você já sabe por onde começar para deixar seus cômodos mais autênticos com o uso do espelho. Gostou das dicas? Deixe nos comentários sua opinião, vamos adorar saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui, até a próxima! 💚

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *