Dicas infalíveis para decorar sua árvore de Natal

Decoração

É hora de transformar a casa em um ambiente mágico! Dentre os vários ícones que simbolizam essa data especial, a árvore de natal, é sem dúvidas o ápice de toda decoração natalina. E para te ajudar a deixá-la maravilhosa, preparamos esse post com uma série de dicas que vão te ajudar.

Além da árvore de natal incorporar o clima da época na casa, os preparativos e a montagem dela fazem com que o espírito natalino seja vivenciado por todas as pessoas envolvidas. A separação das bolinhas, a compra dos novos enfeites, o brilho do pisca-pisca, o “cheirinho de natal” vai se espalhando pela casa, e tudo entra no clima!

Quando montar a árvore de Natal?

Para quem segue a tradição cristã, ela costuma ser montada após o tempo do advento começar, que é em torno de 30 dias antes do natal, mas, para quem não segue esses costumes, ela pode ser montada já em meados de novembro.

Como surgiu a árvore de natal?

Conta-se que a primeira árvore de natal foi feita na Alemanha, por Martinho Lutero. Dali em diante, a tradição foi se espalhando por outros países e continentes, e hoje ela é um ícone da decoração natalina. A forma como é decorada, pode mudar de uma região para outra, mas a essência e o objetivo é o mesmo em todos os cantos do mundo, a espera pelo natal!

O estilo mais comum de árvores de natal que encontramos, são as artificiais, que simbolizam o pinheiro, árvore original dessa tradição. Em alguns lugares onde as raízes da tradição ainda são muito valorizadas, existem plantações de pinheiro, para que sejam comercializados e decorados no período que antecede o natal.

árvore de natal natural
Árvores na Casa da Iaza – Campo Alegre/SC

Para a escolha da árvore, você deve definir o espaço que tem disponível para ela para escolher o tamanho adequado, e o estilo que deseja seguir para escolher a cor. Além da verde tradicional, tem as árvores totalmente brancas, e ainda as verdes cobertas com “neve”.

Acompanhe abaixo as dicas que separamos para você, e mão na massa:

Decorando a árvore de natal

  1. Antes de iniciar a montagem da sua árvore de natal, você deve definir o local onde ela será colocada, isso influenciara o tamanho e o estilo ideal da sua árvore. Com isso definido, acompanhe o passo a passo:
  2. O primeiro passo para a iniciar a decoração da sua árvore, é separar todos os galhos, abri-los, e então montar a árvore de forma que ela fique volumosa. (Se você deixar para abrir galho a galho depois da árvore montada, não conseguirá o mesmo efeito.
decorar árvore de natal casa da iaza
Casa da Iaza – Campo Alegre/SC
  1. Defina qual será a decoração da sua árvore: Colorida? Vermelha? Prata? Separe todos os enfeites que deseja utilizar e separe-os por categorias (bolinhas, pisca-pisca, laços, ramos, papai-noel, e etc.)
  2. Envolva a árvore com pisca-pisca. Iniciando por esse passo, os enfeites vão camuflar os fios do pisca-pisca e o efeito ficará ainda mais lindo!
árvore de natal com luzes
Fonte: Pinterest
  1. Pendure todas as bolinhas pelos galhos da árvore. Se tiver bolinhas muito pesadas, coloque-as nos galhos inferiores, e deixe as leves para os galhos mais frágeis, que são os superiores.
  2. Agora vá incluindo os demais enfeites, ramos, flores, laços, até finalizar a distribuição de todos os enfeites
  3. Por último, inclua o enfeite da ponta da árvore, que costuma ser uma estrela, simbolizando o nascimento de Jesus. Se preferir, pode ser substituí-lo por uma flor, um laço ou um grande floco de neve, por exemplo.
decoração de árvore de natal
Fonte: Casa Tres Chic
árvore de natal
Fonte: Pinterest

Existem diversas formas de você optar pela decoração da sua árvore, vai do tradicional e simbólico costume, até as decorações mais elaboradas, veja abaixo as árvores que decoramos na Casa da Iaza, e outras inspirações que encontramos para te ajudar a pensar na sua:

decoração de árvore de Natal
Casa da Iaza – Campo Alegre/SC
árvore de Natal colorida decorada
Fonte: Pinterest
árvore de Natal decorada
Fonte: Casa e jardim

E já que estamos nesse clima gostoso, aproveite para se inspirar também com esse post sobre árvore de natal recicladas, dicas infalíveis para decorar a mesa de natal e ideias de enfeites natalinos recicláveis.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *