DIY: Cartão de Natal – Presenteie de forma criativa

Dicas

O mês de dezembro é uma época muito esperada e o clima natalino toma conta de vários lugares. O Natal é uma data marcante e significativa, caracterizada pelas decorações natalinas, reuniões familiares e celebrações.

Nas confraternizações ou mesmo nas brincadeiras de final de ano como “amigo secreto”, ocorre o ato de presentear, e para deixar seu presente ainda mais especial, por que não fazer um lindo cartão de natal?

Vamos compartilhar um DIY especial de natal, que você pode fazer em casa, e incluir junto do seu presente um cartão de natal simples e muito criativo, confira a seguir.

Materiais:

  • Folhas A4 branca,

  • Cola bastão (mais aconselhável pois não deixa o papel marcado),

  • Folhas Eva (diversas),

  • Folha dupla face, nas cores: vermelha, preta e verde.

Como fazer capas criativas para seu cartão de natal

Vamos mostrar a seguir 4 ideias de como fazer a capa do seu cartão de natal, deixando a parte de dentro em branco para colocar mensagens, fotos ou desenhos.

Cartão Ho-Ho-Ho

Para esse cartão, o primeiro passo é escrever as letras “h” e “o” no EVA brilhante vermelho e prata e cortá-las.

cartao de natal Ho ho ho
Produção Iaza

Em seguida, dobre uma folha A4 ao meio para fazer o cartão e posicionar a letra “o” em alturas diferentes. A letra “o” representará uma bolinha de natal pendurada, depois faça as linhas no papel representando os fios das bolinhas e cole as letras.

colagem cartão natalino
Produção Iaza

Feito isso já pode incluir as letras “h” logo a cima para formar o Ho-Ho-Ho. Vale enfeitar o seu cartão com frases natalinas, desenhos ou algum outro detalhe 😉

Cartão Hohoho
Produção Iaza
como fazer cartão de Natal criativo
Produção Iaza

Cartão Rena

Para esse modelo, você vai utilizar uma folha de EVA marrom, com a qual será feita a galhada da rena, seguindo o modelo logo a baixo.

molde galhada
Fonte Gettyimages

No EVA vermelho corte um círculo para fazer o nariz da rena, e os olhinhos podem ser feitos de caneta preta, podendo ser feito também em EVA. Assim o cartão já fica uma graça, mas, acrescentar alguma frase referente ao Natal é também uma ótima dica para deixá-lo ainda mais especial.

Cartão rena Natal
Produção Iaza
cartão natalino Rena
Produção Iaza

Cartão Papai Noel

Nessa capa foi feita a tradicional roupa do Papai Noel. O cartão foi feito com o papel dupla face vermelho representando a roupa, uma tira de papel dupla face preto para fazer o cinto, um quadrado só com as bordas para fazer a fivela do cinto, nesse caso utilizamos EVA, mas você pode usar qualquer papel dourado, ok?

Por último em uma folha A4 branca, a barba do Noel, com a cola bastão junte todas as partes.

moldes do cartão
Produção Iaza

 

Cartão Papai Noel
Produção Iaza
como fazer cartão papai noel
Produção Iaza

Cartão Pinheirinho

Para esse cartão de pinheirinho você vai precisar desenhar retângulos em uma folha dupla face verde (ou da cor que escolher), nesse caso fizemos 5 retângulos para montar nosso pinheirinho. As medidas para cada um são 5×2,5cm, 7×3,5cm, 8,5 x4cm, 10,5x5cm e 12x6cm.

molde pinheirinho cartão
Produção Iaza

Depois de cortar os retângulos, dobre as pontas para dentro formando um triângulo. Para fazer o cartão utilize uma folha branca dobrada e para montar o pinheirinho é preciso colar os triângulos do menor para o maior, colando a parte que é fechada e deixando as pontas para frente do cartão, encaixando um dentro do outro.

Para decorar seu pinheirinho, coloque uma estrela ou faça detalhes que imitem bolinhas de natal.

como fazer cartao arvore de natal
Produção Iaza

 

cartão pinheirinho
Produção Iaza
cartão natalino pinheirinho
Produção Iaza

Cartão de Natal com parte interna em 3D

O interior do cartão também pode ser decorado de um jeito criativo, esses 2 modelos que trouxemos têm um estilo de colagem “3D”.

Presentes de Natal

A ideia aqui é que quando a pessoa abrir o cartão, ela tenha uma surpresa ao ver os presentes em relevo.

Você vai precisar de papel dupla face com a cor da sua preferência dobrado ao meio para fazer o cartão. Desenhe 3 quadrados empilhados que formarão uma pilha de presentes, o quadrado menor tem o tamanho de 3x3cm, o quadrado do meio tem 4x4cm e o maior tem 5x5cm..

moldes cartão de presentes
Produção Iaza

Com os quadrados desenhados corte as linhas horizontais e dobre as tiras até a área delimitada do quadrado, que darão o formato do presente, logo após coloque as tiras para o lado de dentro do cartão, isso facilitará na hora de juntar esse papel ao papel da capa.

Para dar esse efeito 3D é preciso colar uma folha por trás desse cartão que fizemos, essa folha formara a parte de fora do cartão (capa). Lembrando de não colar as tiras nesse outro papel.

colagem cartão efeito 3D
Produção Iaza
cartão 3D de Natal
Produção Iaza

A divisão das tiras precisa estar do lado oposto da divisória do cartão, para isso deixe o cartão meio aberto e faça o formato quadrado, na hora de fechar o cartão as tiras devem ficar no meio. E agora é só finalizar decorando seus presentes com papéis estampados, cola glitter ou adesivos.

Cartão de presentes para Natal
Produção Iaza
cartão de natal presentes
Produção Iaza

Árvore de Natal

Seguindo a mesma linha de pensamento do item acima, a árvore de natal também terá esse feito 3D na hora de abrir. O primeiro passo é pegar uma folha dupla face verde dobrá-la e então desenhar a silhueta do pinheirinho. Faça linhas horizontais com 1cm de distância e a base da árvore com 3cm.

desenho pinheirinho cartão natalino
Produção Iaza

É preciso cortar as linhas horizontais e dobrá-las seguindo o desenho da sua árvore de natal, e em seguida intercalar uma tira para o lado de dentro e outra para o lado de fora. As tiras que ficaram para o lado de fora vão ser coladas junto à folha branca que irá por trás (a parte de fora do cartão).

dobradura do pinheirinho
Produção Iaza
colagem do pinheirinho
Produção Iaza

Por fim, arrume a tiras que ficaram para o lado de dentro, fazendo com que se dobrem para o meio do cartão. Por último, decore a sua árvore de natal e ela está pronta!

Cartão pinheirinho 3D
Produção Iaza

E aí, deu vontade de fazer seus próprios cartões de natal? Essas são ideias muito simples e fáceis de presentear alguém demonstrando todo carinho e amor que essa data nos remete, espero que esse diy tenha te inspirado também. E não deixe de ver o nosso artigo sobre embrulhos de natal personalizados para não errar na hora de presentear e esse sobre mesa de natal para surpreender na ceia!

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *