Qual porcelanato escolher para o meu ambiente?

Dicas

Fazer reforma ou construir a casa nova requer atenção e cuidado em diversas etapas do processo como: cor da parede, estilo de mobília, iluminação, entre outros. Entretanto, pensar com carinho em cada ponto no final valerá a pena quando tiver o resultado do jeitinho que você mais desejava.

Com o piso não seria diferente, pois mesmo não merecendo a devida atenção por todos, é ele que juntamente com as paredes, irá deixar o ambiente mais confortável, iluminado ou moderno, por exemplo. Desse modo, separamos especialmente para esse post o piso de porcelanato para dar todas as dicas necessárias para você escolher a melhor opção para o seu cômodo.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo!

Porcelanato acetinado

O acetinado é o que não possui aquele acabamento extremamente brilhante, ele tem uma aparência fosca. Ele também possui alta resistência a riscos, danos e produtos químicos, como os de limpeza.

piso acetinado
Fonte: Viva Decora

Por esse motivo, é o mais usado em ambientes externos, banheiros e cozinhas, tanto no piso, como nas paredes.

porcelanato acetinado na cozinha
Fonte: VivaDecora

Porcelanato EXT

O EXT tem como principal característica a alta abrasividade, como também possui perfeita impermeabilidade e ótima duração. Assim, encaixa-se como a escolha ideal para áreas externas, como varandas, terraços e principalmente piscinas. Porém, não deve ser deixado de lado o cuidado com a limpeza, pelo fato de ele ser bem abrasivo, acaba se tornando uma etapa um pouco mais difícil.

Porcelanato EXT na área externa
Fonte: Archtrends Portobello

Porcelanato natural

Esse tipo de porcelanato possui cores e texturas mais restritas, pelo motivo de ele ser composto apenas pela massa de porcelana, sem ser esmaltado de alguma forma.

Ele possui características como: material pouco escorregadio e maior resistência à riscos, sendo assim, é indicado para a casa toda, incluindo varandas e sacadas cobertas.

porcelanato natural no banheiro
Fonte: Archtrends Portobello

E claro, não podemos esquecer, é muito recomendado para quem possui animais de estimação, já que é fácil de limpar e não são sensíveis a arranhões.

Porcelanato esmaltado

Esse é o famoso porcelanato curinga, pois podem ser encontradas diversas imitações com cores e texturas de diversos desenhos como: madeira, mármore, pedras naturais e cimento queimado em cima da camada neutra de esmalte.

Por ele possuir essa proteção com esmalte, ele é um porcelanato que pode ser usado em ambientes tanto externos como internos, e apesar, de ele contar com um valor um pouco mais alto, oferece diversas vantagens como: resistência à abrasão, baixa absorção de água e maior função antiderrapante.

porcelanato esmaltado sala de estar
Fonte: Leroy Merlin

Porcelanato polido

A escolha perfeita para quem A-M-A um brilho e quer passar a sensação de ambiente espaçoso! Ele consiste no recebimento de um polimento e de uma camada protetora que dará todo esse brilho e glamour para a peça.

Por ele ser mais escorregadio, refletir luz e móveis e ser mais fácil de manchar, o uso é recomendado apenas para áreas internas, tendo preferência em salas de estar e jantar ou cômodos com baixa circulação de pessoas.

porcelanato polido em casa
Fonte: Lojas Alves

Já escolheu qual você vai querer para a sua casa? Tem mais alguma dica para recomendar?

Não se esqueça de conferir nossos móveis de madeira maciça se você quer renovar a sua mobília ou está fazendo alguma reforma.

Obrigada por nos acompanhar até aqui 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *