Conheça 5 erros comuns na decoração de sala

Decoração

Muitas vezes queremos caprichar tanto em nossos espaços da casa, que exageramos e tiramos o ar de leveza e relaxamento que eles devem proporcionar. Na sala de estar é a mesma coisa, existem certos costumes praticados, que sobrecarregam o ambiente, não o deixando harmônico.

Erros na decoração de sala

O emocional muitas vezes fala mais alto na hora da compra dos móveis, o que pode resultar em um sofá muito grande, um rack desproporcional ou até mesmo em uma mesinha que não combina nada com a cor da parede. Decorar a sala parece ser um desafio, não é mesmo? Mas não se preocupe, nesse artigo vamos apresentar os 5 erros mais comuns na decoração de sala, confira!

  1. Comprar móveis no “impulso”

  2. Paredes com cores escuras

  3. Abuso de objetos decorativos

  4. Cair na onda da moda

  5. Prezar pelo design

Comprar móveis no “impulso”

Isso talvez seja um dos maiores problemas que a cultura do consumismo nos propícia. Não podemos ver um item que chame a atenção e que esteja dentro do orçamento, que compramos sem pensar duas vezes. Essas compras no impulso, muitas vezes acabam sendo precipitadas, não combinando com a sala de estar de casa.

Erros na decoração de sala

Alguns erros comuns na hora de decorar, são comprar sofás pelo seu design sem se preocupar com tamanho e cor da sala, ou ainda, encher a estante de quadros “fofinhos” e sobrecarregar o ambiente com objetos decorativos que muitas vezes poluem o espaço.

Erros na decoração de sala

Erros na decoração: Estante sobrecarregada

Erros na decoração de sala

Paredes com cores escuras

Dos erros na decoração de sala, trabalhar com cores escuras mal estruturadas nas paredes está entre os pecados capitais. Além de absorver a luz, se mal organizado, o escuro pode dar impressão de diminuir o ambiente.

Sala de estar escura

Sala de estar escura

Mas pode ficar calmo, se você gosta de cores escuras, tem inúmeras formas de utilizá-la em sua sala. Organize sua parede, trabalhe com cores leves nos seus objetos decorativos e fique sempre atento se ela não tirará a “vida” de sua sala, esse é um espaço que passamos muito tempo dos nossos dias e precisamos relaxar.

Sala de estar escura bem decorada

Sala de estar escura bem decorada

Abuso de objetos decorativos

Conforme aquele ditado, “muitas vezes, menos é mais”. Por mais clichê que seja essa frase, ela se encaixa perfeitamente na decoração de sala. Um dos erros na decoração de sala é querer encher de decorações para “enfeitar” mais. Simplificar a decoração e usar apenas o necessário, poupa espaço, não acumula sujeira e deixa o ambiente muito mais clean.

Sala de estar sobrecarregada

Sala de estar sobrecarregada

Uma dica é fazer um levantamento do que realmente é necessário e importante ali. Se existe alguma peça em sua sala que não tem nenhuma função, porque ter ela ali? Otimize seu espaço e deixe sua sala com uma aparência muito mais agradável.

Sala de estar bem organizada

Sala de estar clean

Cair na onda da moda

Esse é um dos erros na decoração de sala que acontece com grande frequência. Apostar em conjuntos na moda sem ser do seu gosto, ou optar por algo passageiro pode ser de grande risco.

Sala de estar fora da moda

Opte por itens decorativos que combinam com sua personalidade e deixe de ser influenciado por tendências que não combinam com seu estilo. Se quiser ficar por dentro da moda, pesquise e espere para ver se não é uma moda passageira, pois você pode investir em algo que em pouco tempo ficará ultrapassado.

Sala de estar bem decorada

Sala de estar bem decorada

Prezar pelo design

Não vale de nada ter um móvel bonito, que decore muito bem sua sala, mas que não seja confortável. Como já citado acima, a sala é um local de relaxamento e devemos estar bem dentro dela. Se o seu sofá ou poltrona não é confortável, esqueça seu visual.

Sofá desconfortável

Se o móvel não for aconchegante, você o usará com bem menos frequência que o ideal, e com o tempo, vai querer substituí-lo, e será mais um caso de mal investimento para sua sala de estar.

Sofá desconfortável

E aí, conseguiu anotar todas essas dicas para não cometer erros na decoração de sala? Para te ajudar ainda mais a ter uma sala de estar maravilhosa separamos O guia completo para decoração de sala de estar. Você concorda com nossos tópicos? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre o autor:

Christian Saidok

Catarinense, o Chris tem 20 anos e é apaixonado por futebol e fotografia. Futuro publicitário, ele acredita que a propaganda é a chave para o consumidor. No blog, busca todas as tendências no campo da decoração e se renova dia a dia atrás de informações relevantes para o ramo moveleiro.

Veja mais artigos dele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *