Deixe suas paixões à vista: Exponha coleções na decoração!

Decoração

Como expor coleções na decoração da sua casa

Muita gente coleciona muita coisa, né? Na infância eu colecionava bonecas, e hoje em dia estou começando minha coleção de canecas, que será exposta assim que eu ir morar na minha casinha própria ♥.

Coleções sempre estão relacionadas a um significado especial, e por isso, merecem ser destacadas. Minha coleção de bonecas por exemplo, foi se perdendo com o tempo, mas ainda restam algumas que estão guardadinhas, e toda vez que as vejo, lembro com muito carinho da minha infância, e sem dúvidas um dia terão um espaço especial na minha decoração.

Já a coleção de canecas, tem o objetivo de reunir lembranças! Já ganhei muitas de presente, algumas comprei, e assim vou montando meu acervo aos poucos, cada uma com um significado ou uma lembrança de alguém que me presenteou. 😊

E você, também coleciona alguma coisa? Tem dúvidas de como colocar o acervo na decoração? Nesse artigo vamos te mostrar algumas formas de como apresentar e encaixar coleções na decoração da sua casa, acompanhe:

Porque colecionar?

Não existe uma história que conte sobre o primeiro colecionador (ao menos não encontrei), mas parece que desde que o mundo é mundo, as coleções existem. Os motivos que levam as pessoas a começarem uma coleção são vários, valor sentimental, paixão por algum tipo de objeto e por aí vai..

As coleções sempre tem uma boa história pra contar, e por isso merecem um destaque especial na casa, afinal, a decoração não é feita apenas de mobília e enfeites, para uma casa ser um lar, ela precisa ter amor, afeto, e muitos símbolos que representem a identidade dos moradores.

Mas como expor coleções na decoração?

Essa é uma dúvida comum entre os colecionadores, e por esse motivo, muitas vezes itens lindos acabam ficando guardados em um canto, empoeirados, e pouco vistos.

Se você também tem dúvidas de onde e como expor suas coleções, continue acompanhando esse post, que até o final dele você descobrirá o jeito perfeito de deixar seus itens à vista!

Aloque a decoração no ambiente em que o item colecionável faz parte

O lugar ideal para você expor sua coleção na decoração, vai depender do que você coleciona! Se você tem uma série de suculentas por exemplo, poderá expô-las na sala de estar ou na varanda, mas se sua coleção for de bebidas, o mais apropriado é deixa-las na sala de jantar ou área de festas/varanda gourmet.

Veja alguns exemplos de coleções separados por ambiente:

Quarto: O quarto é o ambiente ideal para expor coleções mais nostálgicas na decoração. Bonecas, carrinhos, miniaturas geeks e gibis por exemplo, ficam ótimo como itens decorativos do quarto.

coleções na decoração
Cadô Design
coleção geek na decoração
Reprodução Pinterest
coleções na decoração
Reprodução Pinterest

Cozinha: As minhas canecas se encaixam nesse ambiente, rs. Canecas e xícaras são ótimos itens colecionáveis, porque tem um valor aquisitivo baixo, e são facilmente encontradas em viagens pelo mundo todo. Outra vantagem de expô-las na cozinha, é que elas são usadas ali mesmo, e o ambiente fica bem funcional com elas expostas.

canecas na decoração
A Casa que a Minha Vó Queria
decoração com canecas
Reprodução Pinterest
coleção de canecas na decoração
Reprodução Pinterest

Coleção de panelas e utensílios de cozinha também ficam perfeitos expostos nesse ambiente.

panelas na decoração
Reprodução Pinterest

Sala de estar: A sala é um dos ambientes da casa mais vistos pelos visitantes, por isso, se você realmente quer destacar muito uma coleção na decoração, esse é o melhor ambiente. Dos acervos que se encaixam nesse ambiente: Coleções de souvenir de viagens, quadros, livros, etc.

decoração com coleção
Reprodução Pinterest
coleção de livros na decoração
Reprodução Pinterest

Sala de jantar/Área gourmet: Nesses dois ambientes se encaixam as coleções de porcelanas, cristais, vinhos, cervejas e demais bebidas.

coleção na sala de jantar
Reprodução Pinterest
coleções na decoração
Revista Casa e Jardim
coleções na decoração
Reprodução Pinterest

Varanda/sacada: Aqui vale investir nas coleções de plantas, folhagens, cactos, suculentas, elas deixam o lugar encantador, e também recebem ar fresco e naturalidade, que são fundamentais para sua sobrevivência.

coleção de cactos na decoração
Reprodução Pinterest
coleção de plantas na varanda
Reprodução Pinterest

Agrupe todos os itens no mesmo lugar

É muito comum as pessoas colecionarem algumas coisas, e deixarem elas espalhadas pela decoração, como por exemplo, lembranças de viagens. A dica para quem deseja destacar coleções, é agrupar todos os itens no mesmo lugar, dessa forma os visitantes da casa poderão ver a beleza de toda a coleção junta, que se for separada, perde a característica.

decoração com coleções
Reprodução Pinterest

Invista na mobília certa para destacar o acervo

Nichos, prateleiras, mesinhas de centro e cristaleiras, são os móveis ideais para acomodar as coleções. Eles permitem que os itens fiquem à vista na decoração, e ainda facilitam a organização do seu acervo. Senão tiver muito espaço disponível na casa, abuse das paredes, e invista em nichos ou painéis para otimizar os espaços.

coleção de miniatura na decoração
Reprodução Pinterest
coleções na parede
Reprodução Pinterest

Outra dica para armazenar as decorações, é apostar em móveis com vidros no caso de coleções que sejam muito frágeis, ou que tenham um risco maior de se perderem ou danificarem. Cristaleiras com portas de vidro, ou painéis fechados com vidro, são ótimas escolhas para cumprir esse objetivo de proteger, e ao mesmo tempo expor os itens.

coleção na decoração
Casa.com.br

Mas claro que esses não são os únicos móveis que podem ser usados para exibir decorações, se você é um colecionador de vinhos por exemplo, deverá investir em uma belíssima adega, que dependendo da proporção, pode até ser um ambiente exclusivo da casa.

adega na decoração
Tua Casa

Tenha uma iluminação estratégica

A iluminação adequada é fundamental para destacar os itens da coleção que você deseja destacar. É importante atentar-se para os tipos de lâmpadas utilizadas de acordo com o ambiente e com o tipo dos itens que serão expostos, algumas lâmpadas causam aquecimento, e nem toda coleção, é resistente ao calor.

Tipos de coleção

Existem inúmeras variações de coleções, e quando achamos que já vimos de tudo, sempre aparece um novo colecionar exótico, rs. Mas aqui separei um espaço para trazer para vocês algumas inspirações de coleções expostas na decoração. E se você ainda não coleciona nada, quem sabe possa encontrar aqui uma ideia para iniciar a sua coleção.

decoração co coleção
Reprodução Pinterest
coleções na decoração
Reprodução Pinterest
coleção na decoração
Reprodução Pinterest

E aí, qual foi a decoração mais inusitada que você já viu?

Obrigada pela companhia, e até a próxima!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

  • Ruth Maria Xavier Monteiro Pereira da Silva

    Admiro quem coleciona qualquer tipo de objeto. A minha coleção por exemplo são embalagens de café. Tenho pouco mais de mil unidades diferentes uma das outras, quase de todos os Estados do Brasil e também de alguns países.

    • Sandrini

      Olá Ruth!
      Que legal saber sobre a sua coleção, ainda mais quando se trata de bons cafés! O ato de colecionar realmente é muito interessante, pois a maioria dos objetos tem um significado importante, como de recordações de algo na vida do colecionador.
      Espero que sua coleção continue aumentando, e que possamos ter ajudado na questão da exposição das suas embalagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *