Decoração Hygge: transbordando conforto e boas energias

Decoração

Se você procura por um estilo leve e minimalista, que tenha um grande valor sentimental, você vai adorar conhecer esse estilo. Hygge (pronuncia-se Huu-gah) é um termo dinamarquês que se traduz em felicidade e bem-estar.

É tão bom quando tiramos um tempo para nós, seja para ler um livro, meditar, ou escutar uma música e refletir sobre a vida, não é? E esses momentos se tornam ainda mais especiais quando a decoração do ambiente favorece.

estilo hygge na decoração

leveza e conforto com decoração hygge

O que significa Hygge?

Se você nunca ouviu falar desse termo, não se preocupe, você não está só. Pois ele começou a ficar conhecido há pouco tempo. Na verdade, Hygge é um estilo de vida adotado e criado primeiramente pelos dinamarqueses, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Esse estilo prioriza leveza, energias positivas, conforto, tranquilidade e felicidade. E consiste em aproveitar os prazeres da vida, como comer uma comida gostosa, conversar com amigos queridos e morar em uma casa aconchegante.

Estilo de decoração Hygge

É comum expressarmos nossa personalidade, nossas preferências e nosso estilo de vida na decoração da nossa casa. E foi daí que surgiu o estilo de decoração hygge. Que nada mais é que uma decoração aconchegante, minimalista e agradável. E aí? Pronto para conhecer mais sobre essa decoração? Então vem comigo.

Cores

Nessa decoração, as cores predominantes são as cores neutras e claras. O ambiente deve conter cores como branco e cinza, mas sem deixar que fique sóbria demais. E para que isso não aconteça, o uso da paleta de cores pastel é fundamental. Não quer dizer que você não possa usar cores vibrantes, mas se preferir, é necessário escolher apenas uma cor, e usá-la em determinados pontos do ambiente, sem exageros.

cores neutras no estilo hygge

cores pastel na decoração hygge

Iluminação

O estilo de decoração hygge prioriza a iluminação natural no ambiente. E isso se deve pelo fato de os dias serem mais curtos na Dinamarca, na maior parte do ano. Grande parte da clareza interior já é promovida através das cores do ambiente. Mas, é claro que as grandes janelas são indispensáveis, pois assim a iluminação natural entrará no ambiente, e as cores claras farão com que ela ali permaneça.

iluminação de ambiente hygge

ambiente hygge

Durante o dia, quanto mais luz natural melhor, e a noite, as luminárias entram em ação. Além de darem um up no ambiente, elas também são fortes componentes decorativos. Portanto, ao escolher as luminárias, é importante que ela case com o estilo de decoração do ambiente. Uns dos objetos mais utilizados nessa decoração, com o intuito de promover uma iluminação mais aconchegante, são as velas, sejam elas perfumadas ou não.

luminárias no quarto hygge

banheiro decoração hygge

velas na decoração hygge

Texturas

A decoração hygge tem como um de seus papéis principais, transmitir sensações boas, sejam elas sentidas através da visão ou do tato. Quando tocamos em algo aveludado, nosso corpo sente a sensação de aconchego.

Por isso, nessa decoração, usamos esses tipos de texturas. Uma roupa de cama com tecido de pelúcia, almofadas aveludadas, sofás com tecidos como suede e veludo, mantas macias. Ou seja, há várias formas de transmitir essas sensações no ambiente.

textura sofás hygge

sofá chesterfield veludo

tranquilidade e conforto estilo hygge

quarto com decoração hygge

Outro tecido que é muito usado na decoração hygge é o pelego. Pode ser usado de várias formas, seja como um tapete, ou em cima de uma cadeira, poltrona ou cama. Por obter essa textura fofíssima e agradável, as sensações de conforto e aconchego ficam ainda mais predominantes.

pelego na decoração hygge

pelego no estilo hygge

quarto hygge iaza

Madeira

A madeira é um grande componente do estilo de decoração hygge. Pois, na sua naturalidade ela já cumpre o papel de aquecer o ambiente. Sendo assim, existem alguns pontos estratégicos para usufruirmos dela, como uma bela mesa de jantar, uma bancada de madeira na cozinha, uma cama de madeira no quarto, entre outros.

cama de madeira decoração hygge

sala de jantar hygge

ambiente hygge aconchegante

Os móveis minimalistas também ganham muito destaque e casam perfeitamente com esses ambientes. Como por exemplo, a Cadeira Eames Eiffel e os móveis de ferro e madeira.

cadeira eiffel na decoração

móveis de ferro e madeira

móveis industriais na decoração

Toque Pessoal

O estilo de decoração hygge é considerado muito intimista. Como já citamos, colocar um pouco da nossa personalidade e do nosso estilo de vida na decoração é algo essencial e inevitável. Ou seja, um toque pessoal na decoração faz toda a diferença.

Quadros minimalistas com frases ou desenhos que representam quem somos, são ótimas alternativas para criar esse ambiente personalizado. Objetos pessoais que falam sobre nós, também deixam a decoração ainda mais intimista, da mesma forma funciona com as estampas.

quarto hygge aconchegante

detalhes pessoais na decoração

Plantas

As plantas deixam o lugar com a sensação de pureza e nos dão o sentimento de proximidade com a natureza. Folhagens e flores trazem energias positivas para o ambiente. Na hora de escolher quais plantas usar na sua decoração, é importante analisar o ambiente em que serão colocadas. Algumas plantas são específicas para ambientes externos, outras somente para usar dentro de casa. Da mesma forma deve ser analisado a iluminação e umidade do local.

plantas na decoração hygge

A planta mais indicada para usar nessa decoração, é o cacto. Pois além de ser muito bonito, ele se adapta facilmente a qualquer ambiente. Podendo optar tanto por cactos pequenos, para decorar estantes ou janelas, quanto por cactos maiores, em grandes vasos, ganhando destaque no ambiente.

cacto no estilo de decoração

A folhagem chamada Costela de Adão também é muito utilizada em ambientes assim, pois além de deixar o lugar incrível, ela chama a atenção com o formato de suas grandes e belas folhas.

costela de adão na decoração

Se quiser saber mais sobre plantas na decoração, sugiro o artigo sobre decoração com plantas.

O estilo de decoração hygge transborda conforto e leveza e serve como inspiração para absorvermos energias positivas e obtermos tranquilidade no nosso cotidiano. Comente aqui o que você achou dessa decoração e se você adotaria esse lifestyle na sua casa. Um abraço e até a próxima.

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn
Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn