Decoração Mediterrânea: O que é e como levar para sua casa?

Decoração

Certamente, um dos estilos mais usados no interior e exterior de ambientes é a decoração mediterrânea. Já ouviu falar dessa tendência? 

O melhor disso é que podemos aplicar essa decoração em diferentes lugares da casa. Sem dúvida, quando pensamos em estilo mediterrâneo, logo associamos ao mar, certo? Por isso, os tons verdes e azuis na decoração não podem ficar de fora, assim como outros materiais que, juntos, formam o cenário ideal.

Conjunto sofá lexo na sala de estar
Fonte: Iaza

Tem ideia de que materiais são esses?

Estamos falando de madeira, pedras e o vime, muito usado como base para a criação de cestas. Com esses elementos, qualquer ambiente pode trazer características das regiões litorâneas da Espanha, Itália, Grécia e Turquia, por exemplo.

Certamente, todos nós gostaríamos de ter um pedaço desses lugares dentro de casa, não é?

Neste artigo, a Iaza apresenta as características da decoração mediterrânea e mostra como você pode trazer isso para a sua casa. Independente do lugar que você mora, seja no litoral ou não.

O que é a decoração mediterrânea?

Sem dúvida, a principal sensação que esse tipo de decoração passa para as pessoas é o relaxamento. Uma mistura de cores e texturas, móveis clássicos e peças sofisticadas, e a luz natural.

Sala de jantar com decoração mediterrânea
Fonte: Iaza

Desde o começo da civilização grega, as casas já incluíam terraços para a vivência acontecer também ao ar livre. Assim, a decoração inspirada nos países cercados pelo Mar Mediterrâneo inclui a conexão entre ambientes internos e externos. Ou seja, a decoração reúne características de três continentes diferentes: Europa, África e Ásia.

Isso significa maior variedade de combinações e possibilidades para a sua decoração. Por exemplo, podemos criar um ambiente refrescante, mas também conseguimos aquecer o lar se for preciso.

Como levar a decoração mediterrânea para dentro de casa

Já sabemos o básico sobre a decoração que traz os ares mediterrâneos para nossas casas, certo?

Entretanto, ainda não sabemos como aplicar, de fato, esse estilo. Por isso, reunimos algumas dicas que ajudam a inserir os aspectos mediterrâneos na decoração.

Materiais frios e refrescantes

Nesse caso, podemos optar por usar cerâmica e pedras, que ajudam a criar um clima refrescante aos ambientes.

Isso inclui piso, paredes, mesas, etc. Por outro lado, para conversar com esse material dê preferência ao ferro forjado e ao vidro. Os tapetes mais indicados são feitos de fibras naturais como algodão e bambu.

Decoração mediterrânea na cozinha
Fonte: Iaza

Mosaicos como revestimento

Outra forma de trazer o mediterrâneo para a sua casa é usando mosaicos em áreas de maior circulação, como cozinhas e varandas. Ao mesmo tempo, esse tipo de material também funciona quando usado em molduras e em peças de banheiros.

Elementos naturais

A prioridade da decoração mediterrânea é por mobílias feitas com matéria-prima natural.  Ou seja, os móveis em estilo clássico devem ter acabamentos em madeira, couro, ferro e vime.

Não esqueça das plantas, certo? A dica é plantá-las em vasos de cerâmica de cores terrosas.

Simplicidade

Esse estilo não combina com excesso de informação nos ambientes. O foco é criar um ambiente leve, com circulação livre e luz natural abundante.

Cores e formas mediterrâneas

Que cores vêm na sua mente quando pensamos na palavra “mediterrâneo”? Visualizou o sol e o mar?

Por isso, a paleta de cores desse tipo de decoração inclui azul, verde, branco, turquesa, terracota e areia. Além disso, o estilo das casas brancas de frente para o Mar Mediterrâneo ressalta muitas curvas, não é?

Dentro da sua casa essa característica pode ser reproduzida com gesso, por exemplo.

Sofá minas na decoração da sala
Fonte: Iaza

Móveis certos para a decoração mediterrânea

E então, tudo pronto para começar a inserir a decoração mediterrânea na sua casa? A Iaza tem diversos tipos de móveis específicos para quem gosta desse estilo, sabia? 

Quer saber mais sobre nossos modelos? Veja qual deles fica melhor na sua decoração.

Sobre a autora:

Thiago Terra

O Thiago Terra é natural do Rio de Janeiro, toca bateria, faz trilhas e também é um especialista em conteúdo digital otimizado para buscas orgânicas. Desde 2020 vive em Florianópolis, SC, onde escreve artigos sobre diferentes segmentos, entre eles, decoração e arquitetura. Para ele, dentro de casa, as plantas funcionam como o elemento decorativo principal e que não pode faltar.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *