Vantagens do painel ripado na decoração

Decoração

Para quem procura elegância de forma rápida nos ambientes não pode discordar que os painéis ripados cumprem essa função com uma montagem rápida, clássica e segura. Esses painéis, como o nome já diz, usam uma técnica de marcenaria, a qual consiste na aplicação de ripas de madeira em uma superfície.

Dessa forma, acompanhe o nosso post e confira as vantagens que separamos e que ajudarão a escolher o melhor para o seu cômodo!

  • Marcenaria atemporal
  • Tamanhos diversificados
  • Harmonia
  • Adaptáveis e funcionais
  • Baixa manutenção e limpeza

Acompanhe esse post até o final para tirar todas as suas dúvidas sobre painéis ripados de madeira.

Marcenaria atemporal

Essa tendência de marcenaria possui três pontos incríveis: ela não tende a sair de moda tão cedo, vem conquistando diversos ambientes como casas, apartamentos, chácaras, escritórios, clínicas, entre outros, e também, consegue satisfazer tanto os gostos clássicos como os modernos, ou seja, é o investimento perfeito, não é mesmo?

Além disso, os painéis ripados podem ser feitos com madeira, como também com MDF ou MDP, assim, adequam-se ao seu orçamento e mostram-se super versáteis aos seus desejos!

vantagens do painel ripado na decoração
Fonte: Decor Facil

Tamanhos diversificados

Outro ponto que temos que destacar é a versatilidade de tamanhos que podem ser aplicados nos ambientes, para isso, podem ser observados os seguintes fatores: largura das ripas, distância entre elas e profundidade dos frisos.

E claro, atentar-se ao que trará maior comodidade no seu dia a dia, por exemplo, os muito profundos ou muito finos podem ser difíceis de limpar, por isso, o interessante é optar por um tamanho médio.

paineis ripados
Fonte: HomeDsgn

Vale salientar também que os painéis ripados trazem muita liberdade para a escolha de cores e tipos, dessa forma, para quem deseja trazer a criatividade para dentro de casa, uma ideia é usar ripas irregulares e cores marcantes para um cômodo despojado.

Paineis ripados coloridos
Fonte: Estúdio Carolina Nogueira

Ambiente harmônico

Nada como entrar em um ambiente com um aspecto leve e elegante, não é? Essa marcenaria incrível oferece isso de forma prática, pois o painel traz uniformidade, e pode também ser usado para “camuflar” portas ou outros objetos que você deseja que não sejam vistos, como fios e tubulações. Ou seja, harmonia em destaque nesses ambientes!

Painel ripado para camuflar
Fonte: Pinterest

Adaptáveis e funcionais

Uma característica marcante dos painéis é que eles podem criar um ambiente maior visualmente, isso ajuda muito na hora da decoração e de ter um cômodo confortável, por exemplo, quando usado na horizontal, a sensação criada é de ambientes mais profundos e compridos, já na vertical, oferece uma sensação de maior altura.

É preciso também evidenciar que os painéis ripados podem ser usados em diversos ambientes e de várias maneiras, por exemplo:

  • Divisórias: podem ser usadas como divisórias entre um cômodo e outro, entre dois ambientes diferentes, ou até mesmo como uma pequena parte de divisória para ambientes integrados.
painel ripado em divisória
Fonte: Tua Casa
  • Painel de TV e rack: Além de ser um suporte para a TV, traz uma decoração diferenciada e moderna.
Rack de painel ripado
Fonte: Pinterest
  • Cabeceira: Para quem quer fugir das cabeceiras comuns é uma opção irresistível!
Cabeceira de painel ripado
Fonte: Casa Claudia
  • Revestimento de parede: A forma que é mais usada é nas paredes, podendo ser em toda a parede, bem como em pequenas partes para criar um efeito mais leve.
Painel ripado nas paredes
Fonte: RP Guimaraes

Baixa manutenção e limpeza

A melhor parte é não precisar se preocupar com manutenções periódicas e limpezas exageradas! Os painéis ripados oferecem exatamente esses fatores, de forma que a durabilidade da matéria-prima não exige manutenção e em relação a limpeza, apesar de ser constante, não precisa ser pesada.

Limpeza painéis ripados
Fonte: Decor Salteado

Agora você já tem uma ideia de como melhor aplicar os painéis ripados em sua casa não é? Tem mais alguma vantagem ou diquinha que não citamos? Deixa nos comentários que vamos adorar a indicação! Abraços e até a próxima

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *