Tudo o que você precisa saber sobre o Estilo Boho na decoração

Design

Mudam as estações, novas tendências chegam, mas o estilo boho na decoração, parece que veio para ficar. Conquistou o mundo da moda e logo começou a influenciar a decoração de interiores. O artigo de hoje está cheio de dicas de como usá-lo na sua casa, vamos lá?

O que é o estilo boho na decoração?

O estilo Bohemian Chic (expressão inglesa), chamado de Boho no Brasil, refere-se ao estilo boêmio contemporâneo, e a principal característica dessa tendência no design de interiores, é a mistura de influências de vários estilos, que causa decorações inusitadas e surpreendentes. Com toques oriental, étnico, hippie e vintage, o estilo boho tem um toque de romantismo, mas foge dos padrões tradicionais. Quer saber mais? Então continue a leitura…

  1. Cores do estilo boho
  2. Tecidos
  3. Acessórios e artesanatos
  4. Mobília da decoração boho
  5. Plantas

Cores do estilo boho na decoração

Esse estilo é caracterizado por misturar muitas cores no mesmo ambiente, mas todas devem estar em harmonia. Os tons de marrom, bege, verde oliva, preto e laranja, são os principais desse estilo, mas nuances de mostarda, roxo e tons brilhantes como prata e dourado, também fazem sucesso nessa decoração.

cores do estilo boho na decoração
Reprodução Pinterest

estilo boho na decoração
Reprodução Pinterest

Mistura de cores e estampas são comuns na decoração boho, mas, os tons neutros, sempre são a base da decoração. Você pode optar pelo bege, verde ou marrom para iniciar a decoração, e a partir dela, ir criando combinações diversas, que de alguma forma, conversem entre si. Você tem mais liberdade para misturar cores e estampas nesse estilo, crie decorações ousadas, mas não esqueça do equilíbrio.

decoração boho
Reprodução Pinterest

decoração boho
Reprodução Pinterest

Tecidos

Os tecidos são essenciais para criar o efeito colorido e aconchegante que o estilo boho na decoração pede. Mas como usá-los? Você pode sobrepor tapetes, escolhendo modelos de estampas ou cores diferentes, e que de preferência não sejam tão felpudos. Essa dica é ótima para quem mora de aluguel e precisa esconder pisos que não estão de acordo com a personalidade dos moradores, mas que não podem ser trocados.

sobreposição de tapetes na decoração
Reprodução Pinterest

tapetes na decoração boho
Reprodução Pinterest

sobreposição de tapetes na decoração
Reprodução Pinterest

As mantas e almofadas também são protagonistas do estilo boho, e apostar em tecidos com estampas étnicas para esses acessórios, é uma ótima opção! Nesse tipo de decoração você pode variar os tecidos no mesmo ambiente, e ter por exemplo, um sofá de couro, almofadas de veludo, e tapetes em linho. O minimalismo não faz parte do boho, então, se você adora misturar e inovar na decoração, esse é o seu estilo!

estilo boho na decoração
Reprodução Pinterest

decoração boho
Reprodução Pinterest

decoração boho
Reprodução Pinterest

No quarto boho, invista em roupas de cama variadas, além da colcha, escolha também uma manta e almofadas para decorar a cama, e invista em estampas para os edredons, e uma cor vibrante na cabeceira. Toda essa mistura de tecidos cria um ambiente extremamente aconchegante e cheio de personalidade.

estilo boho na decoração
Reprodução Pinterest

quarto estilo boho
Reprodução Pinterest

Dica: Tecidos estampados, peças de lã, patchwork e crochê são essenciais para criar uma decoração boho chic. ♥

 

crochê na decoração boho

Acessórios e artesanatos

Sabe aquelas lembranças de viagem que estão guardadas porque não se encaixam individualmente na decoração? E aqueles acessórios antigos que você ganhou da sua avó e não sabe onde usar? Todos juntos, eles criam uma composição maravilhosa para a decoração boho.

estilo boho na decoração

estilo boho na decoração

Os adornos modernos que você tem, também são ótimos para decorar ambientes nesse estilo, e as peças artesanais então, são praticamente obrigatórias pra criar a sensação “hippie” que o boho pede.

Misturar acessórios antigos com cristais, produtos étnicos com objetos de madeira, também é uma grande aposta para caracterizar o estilo na sua casa. Esse estilo permite que você tenha um cantinho único na sua casa. Contar histórias por meio de objetos decorativos é uma grande aposta para o estilo boho. Acessórios em cobre ou prata são dicas assertivas!

objetos boho na decoração
Reprodução Pinterest

Mobília da decoração boho

A madeira é um dos materiais mais procurados pelos amantes do estilo boho na decoração, ela é evidenciada em toda a mobília da casa, e também pode estar presente em alguns objetos.

Para escolher a mobília da sua casa com estilo boho, você pode apostar em móveis antigos, sabe aquelas peças da casa dos avós que às vezes não são valorizadas? Revitalizadas, elas ficam incríveis, e nesse estilo de decoração então, ficam perfeitas!

mobília boho
Reprodução Pinterest

Os móveis retrô, com releitura do design de décadas passadas, também são excelentes opções, e os móveis de madeira com estilo rústico, ficam um charme em ambientes boho e também podem ser usados.

móveis de madeira com estilo rústico na decoração boho

móveis retrô decoração boho

Plantas

Lembra que contei lá em cima da origem do estilo boho? Que ele é feito da mistura de tendências de vários estilos, e que tem toques hippies em sua decoração? O estilo hippie preza muito pela leveza dos ambientes, e sua essência é transmitir paz. As plantas naturais criam essa sensação de leveza na decoração, e por isso são essenciais para decorar casas com estilo boho.

Plantas na decoração boho
Reprodução Pinterest

Invista em arranjos e folhagens pela casa, e senão tiver muito espaço para isso, suculentas e jardins verticais, já cumprem bem o papel de acrescentar algo natural à decoração. Aqui no blog você encontra um post sobre jardins de inverno, e outro sobre como usar plantas na decoração, que vão te ajudar nessa missão.

decoração boho com plantas
Reprodução Pinterest

E aí, curtiu o estilo boho na decoração? Cheio de personalidade, ele encanta pessoas com perfil mais ousado, que gostam de ter seu próprio estilo, e que são bem originais. 😊

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

17 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *