Início » Design » Estilo oriental na decoração | Equilíbrio e harmonia
Estilo oriental na decoração | Equilíbrio e harmonia
O estilo oriental está cada vez mais presente nos projetos de decoração de interiores, e nesse artigo você vai entender os motivos dele estar sendo tão requisitado, e também vai conferir as principais características desse estilo.
Esse estilo preza pela harmonia e minimalismo na decoração, por isso, você até pode misturar inspirações do Japão, da índia e do Egito, por exemplo, mas, todos os elementos deverão estar dispostos de forma equilibrada para não comprometer a leveza do ambiente.
Detalhes do estilo oriental
Quem adora a energia do yoga e do Thai Chi e adota o exercício como forma de se esvaziar do dia a dia e ter um momento para integrar o corpo e a mente através da respiração, certamente simpatiza com o estilo oriental na decoração.
Assim como no yoga, a decoração da sua casa também deve inspirar coisas boas, paz, tranquilidade, leveza e coragem, e expirar tudo o que não é positivo para o lar. Dessa forma, você terá uma casa muito mais harmônica e feliz. 😊
Inspiração chinesa
Os vasos de porcelana, os móveis baixos, os itens feitos de bambu e futon, e as gravuras de guerreiros e samurais, são os ícones do estilo oriental com ênfase chinesa. As cores vibrantes também são típicas da decoração chinesa, o vermelho e o dourado são as principais.
Para investir nesse estilo, você pode usar também almofadas estampadas e sofás e poltronas coloridas, mas nunca esqueça de manter o equilíbrio entre os móveis e decorações, pois a harmonia é a essência do estilo oriental.
O Feng Shui – arte milenar que significa vento e água, e que por meio dos cinco elementos estuda as características dos elementos para cada signo lunar, pode orientar a importância do equilíbrio nos ambientes para garantir que a energia da casa seja sempre positiva.
Inspiração japonesa
Poucos itens, muito aconchego, esses são os princípios da decoração japonesa que faz parte do estilo oriental. Ela preza pelo minimalismo, e por isso, somente o que é essencial permanece no ambiente.
As mesas baixas com futons envolta substituem os sofás, e as cores neutras garantam o clima sóbrio e calmo desse estilo:
Inspiração tailandesa
As inspirações dos países orientais são diferentes, mas a essência é comum entre todos, a harmonia. A decoração tailandesa também preza pelo equilíbrio, mas nesse estilo você pode misturar mais cores, investir na madeira, no acabamento com rattan e no estilo rústico. ♥
Delicadeza também é uma das características desse estilo, por isso, flores, luminárias e tecidos detalhados também fazem sucesso na decoração tailandesa.
A Tailândia tem características culturais indígenas e chinesas e a religião predominante do país é o budismo, que envolve ensinamentos e tradições dos budas, que são bem comuns nas decorações com esse estilo:
Inspiração no Egito
Com uma cultura marcante e encantadora, a decoração segue as mesmas características do país das pirâmides. Os tapetes e as cortinas são marcos desse estilo, e embelezam os ambientes deixando o clima bem agradável e tranquilo.
Os egípcios têm o costume de permanecer uma grande parte do tempo livre na varanda da casa, e por isso esse espaço é tão valorizado no estilo oriental. Mesmo que em apartamentos, a área livre (sacada) deve ser destacada.
A abundância de quadros e espelhos também é característica egípcia, esses detalhes enchem a decoração de vida, aconchego e muito charme.
Essas são algumas das diversas inspirações que o estilo oriental proporciona à decoração de ambientes. Mas tem muuuito mais que isso, quem se identificou com o estilo, já tem várias ideias pra colocar em prática, ein?
Jociane Richter
A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.
Veja mais artigos dela