Publicado por Jociane Richter em 19/04/2018 às 10:59
Os tons terrosos estão de volta na decoração de interiores, e o principal motivo, é a busca da reconexão do homem com a natureza. Entenda mais sobre essa tendência no post:
Essa tendência vem de encontro com a atual geração que necessita se sentir mais próxima da natureza. Isso reflete em vários cenários do nosso dia a dia. As pessoas estão mais preocupadas com alimentação saudável, em consumir e usar coisas orgânicas, e ter a sua própria horta, e em sentir-se no meio da natureza mesmo estando em centros urbanos.
Os tons terrosos que abrangem verde musgo, marrom, marsala, caramelo, bege, tons rosados, e todos aqueles que remetem ao orgânico, ou seja, vêm da terra, formam uma paleta que leva mais conforto aos ambientes. E isso porque eles remetem ao modo natural das coisas, ou seja, transmitem equilíbrio, sossego e naturalidade.
Entendeu porque eles estão de volta? Então agora vamos aprender como usá-los na nossa casa!
Eles podem estar presentes na textura, nos tecidos, nos móveis, nos pisos ou ainda nas paredes do ambiente. Se você deseja incluir a paleta no cômodo todo, você pode combinar tons mais suaves nas paredes, e deixar os mais quentes para os detalhes, ou vice-versa, de forma que deixe o ambiente em equilíbrio.
Agora, se você quer ousar, invista no mesmo tom para a parede e os móveis, e quebre com cores suaves em outros itens do ambiente. Por exemplo, aposte em um mesmo tom para uma parede e móveis, e escolha bege um outro neutro para cortinas, tapetes e demais do ambiente.
Investir em tons terrosos na decoração, é investir em ambientes mais suaves, naturais e relaxantes. Por isso, além das cores, você deve apostar em coisas feitas com fibra natural, móveis de madeira maciça sustentável, peças em couro, flores e folhagens, e tudo aquilo que remete à natureza.
Tons terrosos na decoração rústica: Essa paleta de cores tem tudo a ver com o estilo rústico, não é mesmo? E para quem gosta do clima acolhedor das casas de fazenda, e do ar intimista e familiar que o rústico proporciona, vale a pena apostar em uma decoração com todas as características desse estilo. Das cores às texturas e objetos que remetem ao campo, aqui você encontra um guia exclusivo com 11 dicas infalíveis para ter uma decoração rústica na sua casa, vale a pena conferir, ein?
Parede de tijolinhos: O tijolinho a vista na decoração também é uma tendência que está fazendo sucesso nos lares de quem busca aconchego. E essa prática também tem tudo a ver com os tons terrosos. Nós já falamos aqui no blog sobre tudo o que você precisa saber sobre tijolinho a vista na decoração, se gosta da textura, não deixe de conferir 😉
Essas tendências de decoração natural, móveis sustentáveis, tons terrosos e tudo aquilo que remete à natureza, é uma maneira que a sociedade encontrou de “desacelerar”. O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para humanidade, mas também fez com que as pessoas sentissem a necessidade de voltar um pouco no tempo, e resgatar momentos de uma fase mais tranquila.
E é por isso também, que o clima das casas de campo é tão requisitado para projetos de interiores.
Veja mais artigos da Jociane Richter
Conexão com a natureza, granilite, decoração escandinava, living coral e madeira natural. Essas são algumas das tendências que estarão em alta nos projetos de interiores em 2019. Acesse o post para saber os detalhes.
Buscando uma aproximação da natureza com as mídias sociais, a cor Pantone 2019 Living coral chega para ganhar espaço nas decorações de 2019.
O estilo Pop Art ganhou força nos anos 60 e até hoje está presente na decoração de interiores. Cores e formas se destacam nesse estilo. Conheça mais sobre a Pop Art e apaixone-se!