Por que usar azul na sua decoração?

Dicas

As cores escolhidas para a sua casa influenciam totalmente o estado de espírito que se encontra no ambiente. Cores vibrantes, por exemplo, estimulam e remetem a um ambiente agitado.

Um tom de azul mais escuro é uma cor que tende a deixar o ambiente mais enérgico, relaxante e envolvente, dependendo apenas da tonalidade escolhida.

Para um ambiente versátil e com vibrações positivas, aposte em cores elegantes e harmoniosas. Pensando nisso preparamos este conteúdo para falar dos diferentes tons de azul e como podem contribuir com a sua decoração. Acompanhe!

decoração com azul
Fonte: Pinterest

Explorando a essência dos tons de azul

O tom de azul royal é geralmente agradável. Por ser um tom aceito por boa parte das pessoas, é encontrado em diferentes ambientes e acessórios da decoração.

Em geral, possui a capacidade de modificar a atmosfera do ambiente, tornando-o mais tranquilo, sereno e transmitindo uma sensação de paz. Em contrapartida, o tom azul royal também carrega o estigma de ser uma cor fria.

decoração com azul
Fonte: Casa Claudia

Por isso, dependendo da forma como é aplicada a cor possibilita a criação de uma decoração extremamente impessoal.

Possibilidades dos tons de azul

A cor azul possibilita um leque enorme de tons. Paralelo a isso, é uma cor extremamente neutra, o que faz dela uma opção que combina com diversas cores vibrantes ou mais claras.

Muitos ficam indecisos ao pensar na cor azul para revestir as paredes, pois essa cor é realmente cheia de personalidade e pode ser diferente de cara.

Geralmente, os tons mais usados são o azul-escuro e o azul-claro, conhecido também como azul bebê. Ele costuma ser muito visto em quartos de crianças ou mesmo no banheiro, em contraste com o branco. O tom combina com o box para banheiro e as outras peças do banheiro que também costumam ser claras.

decoração azul
Fonte:IDecoração

Locais em que a cor azul é aplicada

A cor é sempre usada na decoração de interiores. O objetivo principal é remeter ao mar, com o intuito de trazer tranquilidade, paz e alto astral ao local. Como vimos no tópico anterior, o contraste com branco cai muito bem!

No entanto, é necessário procurar uma combinação com móveis clássicos, feitos de madeira e com tons claros. Observe objetos como imãs, adesivos e etiquetas personalizadas e os tons de contraste com o azul, para que combinem com a decoração de forma agradável.

azula na decoração de casa
Fonte: Artezanal

O resultado disso tende a ser elegante e encantador para a sala de estar ou jantar, por exemplo. Caso tenha dúvidas, os designers de interiores podem te auxiliar, mostrando uma perspectiva bem diferente sobre as cores.

Utilize a luminosidade a seu favor

decoração azul
Fonte: Pinterest

Os tons claros são geralmente ótimas opções para as áreas que dispõem de pouca iluminação. Cores muito escuras deixam o ambiente mais carregado, mesmo durante o dia ou com uma boa iluminação noturna.

Por isso, tons claros aliviam e desestressam as pessoas, trazendo equilíbrio e bem-estar aos moradores. Por outro lado, os tons de azul mais escuros são ideais para alegrar o espaço sutilmente, deixando-o com um aspecto mais inovador e moderno.

decoração com azul
Fonte: Altoastral

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a utilização do tom azul em sua casa, confira algumas inspirações e referências, e procure manter sempre o mesmo pensamento: não tenha medo das cores, apenas use-as com sabedoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *