Casa organizada: Saiba como manter a ordem em 3 ambientes

Dicas

E aí, como está sendo esse início de 2018 pra você? As metas já estão todas lançadas? Sua rotina continua igual, ou conseguiu mudar um pouco? Normalmente com a loucura que vivemos diariamente, nem sempre conseguimos manter nossa casa organizada como gostaríamos, não é? Para ajudar você a tentar manter a casa em ordem, separamos dicas para organizar três ambientes da sua casa, acompanhe!

Os ambientes que nós escolhemos são os três que inevitavelmente, são os que mais usamos em casa: Quarto, cozinha e banheiro! Como são esses cômodos aí na sua casa? Você consegue deixá-los sempre em ordem, ou tem dificuldade?

Banheiro organizado já!

O banheiro é sem dúvidas um dos ambientes mais usados da casa, e por isso precisa estar sempre agradável e bem organizado, não é? Para te ajudar nessa difícil missão, separamos algumas dicas bem práticas que você pode adotar para garantir um banheiro organizado, confira:

#1 – Desapegue: Sabe aqueles produtos de beleza que compramos, abrimos, usamos 2 ou 3 vezes, e não aprovamos? Então… Eles normalmente ficam meses e meses ocupando espaço e esperando a nossa decisão do que fazer com ele, não é mesmo? A dica é simples: Desapegue. 🙂

Embalagens vazias que nós temos costume de achar que um dia servirão para alguma coisa, desapegue. E aqueles frascos lindos que temos dó de nos desfazer? Guarde bem o nome dele, para um dia comprar novamente, mas a embalagem vazia não tem mais função, ela só está juntando pó e ocupando espaço, certo?

banheiro organizado

#2 – Mantenha a bancada da pia livre: Não é desagradável quando a pia está tão entulhada de coisas, que sentimos até dificuldade para encontrar o sabonete líquido no meio da bagunça? Para garantir um banheiro organizado, coloque cada coisa no seu lugar. As gavetas e nichos do banheiro servem para isso, para organizar produtos de acordo com cada categoria.

banheiro organizado

banheiro organizado

como organizar o banheiro

#3 – Mão na massa: Verifique gaveta por gaveta, e analise todas as prateleiras, elas estão te ajudando a manter a casa organizada? Ou só estão servindo de espaço para guardar o que couber? Se a resposta for sim, tire todos os pertences dela, e coloque de novo, mas agora, separando por categoria: Produtos para a pele, cabelos, unhas, e assim por diante.

como organizar a casa

casa em ordem

como manter a casa organizada

banheiro organizado

organizar o banheiro

#Extra: Dicas práticas

Seu banheiro é minúsculo e você tem uma dificuldade enorme para mantê-lo organizado com tão pouco espaço? Talvez você goste dessa dica: Instale ganchos, nichos ou toalheiros atrás da porta, ou nas paredes, assim você poupará o espaço do chão e deixará o banheiro organizado.

Se você mora em um espaço compacto, pode gostar desse artigo sobre como otimizar espaços em casa.

otimizando o espaço do banheiro

otimizando o espaço

banheiro pequeno e funcional

Aposte em suportes para utensílios pequenos como secador, chapinha, escovas e etc.

banheiro organizado

banheiro organizado

Casa organizada: Vamos para a cozinha?

Como é a organização da sua cozinha? Você usa táticas indicadas para deixar tudo arrumado? Ou você tem seu próprio jeito de organizar as coisas? Existem soluções muito simples para deixar tudo em ordem e que facilitam muito a vida. Quer conhecê-las? Continue lendo esse artigo e fique por dentro!

Separamos algumas dicas para você que deseja tirar umas horinhas para colocar tudo em ordem na cozinha: Acessórios, mantimentos, louças… São tantas coisas para organizar, não é? Com o objetivo de te ajudar a deixar a casa organizada sempre, separamos dicas de ouro para você adotar na sua cozinha, anote aí:

Para iniciar um projeto de casa em ordem, é necessário que a organização vire hábito, e para isso, é mais fácil começar pelos locais que todos da casa usam, assim todos os moradores já vão criando simpatia pela organização.

#1 – Cozinha arrumada

A melhor forma de começar a organizar a cozinha, é categorizando tudo, guarde as coisas por setores e opte pelas embalagens transparentes para guardar mantimentos, isso facilitara o dia a dia!

casa organizada

cozinha arrumada blog da iaza

Grãos, farinhas e alimentos difíceis de diferenciar, podem ser armazenados em potes etiquetados para facilitar o manuseio. Já as embalagens menores, podem ser guardadas em um cesto no final do armário para evitar miudezas perdidas pelo espaço.

cozinha organizada iaza blog

casa organizada

cozinha organizada

Divisões internas para as gavetas, também são ótimas aliadas para manter a cozinha arrumada, veja como fica prático:

cozinha organizada

casa organizada

As coisas que você mais usa, devem ficar de fácil acesso, quando não puderem ficar à vista, que fiquem práticas de pegar no armário e na altura dos seus olhos.

cozinha organizada

cozinha organizada

Uma dica bacana é criar um cantinho de temperos. Além de ser prático e funcional, o colorido da diversidade de temperos que você tiver, causará um aspecto bem colorido e alegre na cozinha, vale a pena apostar! Você pode pegar umas dicas aqui pra fazer o seu.

cozinha organizada

casa organizada

Organize as louças por segmento, separe um armário para cada tipo de louça. Por exemplo, em um dos armários guarde todos os pratos separados por jogos e funções, e no outro, todas as xícaras, também separadas de acordo com o jogo que pertence e sua usabilidade (as que mais usa, deixe sempre na frente).

cozinha organizada

casa organizada

cozinha organizada

Se a sua cozinha for pequena e seus armários bem compactos, abuse da otimização de espaços e aproveite cada cantinho para ajudar a manter a cozinha arrumada. Ganchos para deixar alguns utensílios, é uma das soluções. Além disso, você pode adaptar as portas dos armários, e guardar e organizar várias coisinhas nelas, veja que legal essas dicas de otimização de espaço na cozinha arrumada:

casa arrumada

cozinha arrumada

casa organizada iaza blog

Está curtindo as dicas para manter a casa organizada? Só falta mais um ambiente ein, talvez seja o seu preferido, e quem sabe o mais bagunçado. Algum palpite?

Quarto organizado: Desafiador, não?

Seguimos com nossas dicas para manter os três ambientes mais usados da casa organizados, e o último deles, (e com certeza) não menos importante, é o quarto! Você também concorda que é o ambiente mais difícil de manter organizado?

Talvez você até seja uma pessoa organizada, e deixe tudo em ordem no ambiente, mas em poucos dias, ou melhor, poucas horas, a bagunça está por todo canto de novo. É assim com você? Vamos tentar mudar esse cenário com essas dicas?

O quarto é o nosso cantinho de aconchego da casa, é onde relaxamos, planejamos o dia seguinte, sonhamos, começamos e terminamos o nosso dia, e é por isso que ele precisa ser bem agradável, e claro, prático! Afinal, quem aí não tem uma rotina corrida com pouco tempo para manter o quarto organizado?

Por onde começar?

#1 – Renove o seu guarda-roupas: Não estou falando em jogar tudo fora e comprar coisas novas, ein? Mas sim, tirar tudo o que tem dentro dele, e fazer uma seleção do que você realmente usa, e o que está só ocupando espaço, desapegue!

quarto organizado

casa organizada

A regra é clara, tem uma peça que não usou há um ano? Se sim, ela não tem mais sentido no seu guarda-roupas, afinal, em um ano, todas as estações já passaram, e você não tem desculpa de que irá usá-la no inverno, ou no verão, certo?

Essa dica parece óbvia, não é? Mas só a colocando realmente em prática pra você perceber como funciona. Deixando só as peças que você usa, ficará muito mais fácil de organizar tudo, e também terá mais espaço para guardar as roupas com mais conforto.

Depois de deixar só o que você usa, categorize-as. Deixe um espaço somente para as roupas básicas do dia a dia, outra para as sociais, blusas mais pesadas, mais leves… e assim por diante, seu guarda-roupas ficará bem mais prático, e você encontrará o que procura sem precisar revirar o móvel inteiro. 🙂

quarto organizado

casa organizada

quarto organizado

#2 – Use o espaço embaixo da cama: O espaço embaixo da cama é ótimo para guardar coisas que você não usa com tanta frequência, mas que precisam estar no quarto. Caixas organizadoras e gavetões são ótimos para armazenar roupas de cama, toalhas de banho, e peças que você usa com muita frequência.

caixas organizadoras

otimizando o espaço do quarto

#3 – Invista em móveis funcionais: Cômodas, criados-mudos, baús e gaveteiros, são ótimos aliados para manter o quarto organizado. Eles ajudam a manter todos os pequenos objetos em ordem, e ainda deixam o ambiente mais agradável.

quarto organizado

quarto organizado

quarto organizado

quarto organizado

quarto organizado

casa organizada

Mas cuidado para não abusar deles e deixar o quarto muito cheio, ou então, deixar objetos sobre esses móveis, use os compartimentos internos para organizar. E a parte superior, apenas para incluir itens de decoração e servir de apoio de pertences pessoais.

As dicas estão todas lançadas, agora é só colocá-las em prática e manter a rotina dos ambientes em ordem para garantir uma casa organizada.

E então, o que você achou? Faz alguma coisa diferente para manter tudo organizado em casa? Conte pra gente!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *