5 motivos para contratar um arquiteto de interiores

Dicas

Sabe quando você é apaixonado por decoração, tem várias ideias, mas não sabe como colocar tudo em prática no interior da sua casa ou apartamento? Isso é bem comum, embora tenhamos em mente o estilo, e tudo o que desejamos para compor a decoração, podemos sentir falta de uma ajuda profissional para harmonizar tudo isso, e colocar cada coisa no seu devido lugar, e é aí que entra a dúvida sobre contratar um arquiteto de interiores.

Eu estou justamente nessa fase de iniciar a construção da minha casa. Precisei contratar um engenheiro arquiteto para desenvolver a planta, isso é obrigatório, afinal, você precisa de um profissional que assine a chamada RRT, laudo de responsabilidade técnica, e apenas arquitetos registrados pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, podem fazer isso.

Mas, além disso, eu também senti necessidade de contratar o mesmo profissional para desenvolver o projeto de interiores da minha casa. Mesmo pesquisando e escrevendo muito sobre decoração para o blog, na hora de colocar em prática tudo o que eu desejo, surgiram muitas dúvidas, e por isso a contratação foi super válida, e é sobre isso que falarei nesse artigo.

“Um bom profissional de arquitetura compreende a necessidade espacial do indivíduo, tendo em mente suas vontades estéticas e experiências de vida. Aliando pesquisa, tecnologia, contexto histórico e senso crítico, o arquiteto sintetiza, através do desenho, a forma imaginada à priori pelo cliente, trazendo à tona seus desejos desenvolvidos e aprimorados”, destaca Caue, da Olsen Arquitetura, que efetuou a planta e meu projeto de interiores.

É exatamente isso que acontece quando você contrata um profissional de decoração de interiores: Você relata pra ele todos os seus desejos, mostra inspirações, suas necessidades em cada cômodo, e ele sintetiza tudo isso no projeto de forma adequada e com conhecimento e experiência profissional.

Mas claro, é fundamental que você tenha conhecimento e ciência do que deseja ter na sua casa, para que o resultado do trabalho em conjunto com o arquiteto, seja do jeito que você imaginava. Por isso, acompanhar blogs e páginas inspiradoras do universo de interiores, é fundamental nessa fase.

Se você deseja saber quais são as vantagens em contratar um arquiteto de interiores, continue a leitura desse post, e acompanhe abaixo algumas dicas que separei pra vocês hoje:

Investimento a longo prazo

Você pode estar refletindo: Já terei tantos gastos com a obra, não vou incluir esse custo adicional para não encarecer o orçamento. Embora não pareça, a contratação de um profissional de interiores, resulta a longo prazo, e por isso, é um investimento feito na sua casa, e não um custo adicional, sabe por quê? O profissional te orienta em todas as etapas, e não te deixa gastar dinheiro desnecessário com materiais em exagero, por exemplo.

Ah, esse “custo adicional”, pode se transformar em economia, sabia? O arquiteto pode fazer você economizar em muitos aspectos da obra, começando pelo cálculo certo de cada material usado na construção.

porque contratar um arquiteto de interiores
Fonte: Blog Portal Pra Valer

Auxílio técnico e estético

O arquiteto é qualificado para orientar os clientes tanto na parte técnica da obra, quanto na estética, ou seja, ele saberá indicar os melhores materiais para cada cômodo, garantindo a segurança e a beleza visual do mesmo.

Muitas coisas funcionais estragam o aspecto estético do cômodo, e muitas coisas esteticamente bonitas, acabam com a funcionalidade da casa. Estética e funcionalidade precisam andar lado a lado em todos os pontos, e é esse equilíbrio, que ao contratar um arquiteto de interiores, você terá durante a execução da obra.

Porque contratar arquiteto de interiores
Fonte: DOS Arquitetura

Inovações e tendências

Por mais que você acompanhe novidades do mercado e esteja por dentro das tendências de interiores, é difícil acertar na escolha certa para a nossa realidade. Arquitetos trabalham com isso diariamente, e conhecem fornecedores como ninguém. Eles certamente saberão indicar quais são as novidades do mercado indicadas para cada ambiente da sua casa.

arquiteto de interiores por que contratar
Fonte: Revista Ip

Valorização do imóvel

O profissional qualificado ouve o cliente, projeta, planeja e executa a obra de acordo com as necessidades x realidade do cômodo. Isso faz com que o resultado seja aliado aos desejos dos moradores, e relacionado com alguns padrões de mercado, o que facilita muito na hora da venda do imóvel. Uma casa que é projetada por um profissional de decoração, tem os espaços melhor aproveitados, e por isso, acaba sendo mais valorizada em casos de venda.

vantagens contratar um arquiteto de interiores
Fonte: Casa e jardim

Comodidade

Qualquer ambiente agradável, torna-se mais aconchegante e garante comodidade aos moradores da casa. Ao contatar um arquiteto de interiores, além da ajuda para definir o estilo da decoração, você também terá um profissional para pensar no aproveitamento dos espaços internos, nas dimensões ideais dos móveis da casa, o estudo das condições climáticas da região para adequar o melhor conforto térmico e consumo energético, e vários outros fatores que estão totalmente relacionados com o conforto da casa.

arquiteto de interiores vale à pena
Fonte: Freepik

Contratar um arquiteto de interiores é ter um profissional tecnicamente e legalmente autorizado para te auxiliar a unir criatividade, funcionalidade e estética de forma que essa junção crie espaços agradáveis e adequados para a realidade dos moradores.

Quem também está nessa fase? Planejar a obra da nossa casa é algo cansativo, trabalhoso, mas muito prazeroso e gratificante. Afinal, é a nossa personalidade escrita em cada detalhe da casa. Deixo como dica o artigo sobre estilos de decoração, caso ainda não tenha definido o seu, vale a leitura. 😊

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

  • Eliane Cristina Hadi

    Bom quero deixar meu depoimento. Tentei 2 vezes contratar uma arquiteta e por duas vezes desisti devido ao custo elevadíssimo! Eu diria até abuso mesmo! Uma me pediu 9
    100.00 para projeto de sala cozinha e um banheiro que chegaria a 35m². Nem acompanhar a obra ela iria! Só o projeto. Outra arquiteta a obra já estava no fim praticamente mad como eu queria viajar e aproveitar minha última semana se férias eu pedi a uma arquiteta que fizesse um acompanhamento do restante da obra, só uma supervisão básica mesmo pois a equipe que estava lá era excelente (pedreiro pintor todos do meu conhecimento e confiança). Além disso ela só me daria uma pequena consultoria dps da mudança me dando algumas sugestões para organizar os móveis. Ou seja pouca coisa mesmo ela mal teria que ir a obra é mesmo que tivesse ela era dona de um imovel no mesmo prédio. Ela me pediu 5 mil reais! Portanto eu desisto de arquiteto… talvez um designer de interiores da próxima vez.

    • Jociane Richter

      Bom dia Eliane, agradecemos por acompanhar nosso blog e por compartilhar conosco sua experiência.
      Realmente, nesses casos, investir em um designer de interiores pode trazer um melhor custo-benefício mesmo, e para a necessidade, é suficiente.

      Além disso, embora seja muito bom contar com a ajuda profissional. hoje existem muitos bons conteúdos online que nos ajudam a decidir sozinhos várias coisas de decoração, não é mesmo?

      Um abraço,
      Jociane

  • Francys Mara

    Como Arquiteta só queria deixar meu muito obrigada pelas belas palavras e desmitificar que contratar um arquiteto é artigo de luxo. Obrigada mesmo. Espero que sua obra tenha sido um Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *