Carretéis de madeira na decoração: aprenda como reutilizá-los!

Meio Ambiente

A consciência sustentável está fazendo as pessoas refletirem mais sobre consumos desnecessários, e sobre formas de reaproveitar objetos sem utilidade. No post de hoje falaremos sobre como reaproveitar carretéis de madeira na decoração. Quem nos acompanha?

Antes de começar a explorar o tema de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância de reciclar, reduzir e reutilizar. Essas três ações, quando colocadas em prática juntas, favorecem significativamente o desenvolvimento sustável do país.

Isso significa que elas são capazes de reduzir os impactos ambientais causados pelo excesso de consumo, e ainda diminuem os custos de uma casa. Afinal, quanto menos embalagens consumirmos, menos lixo vamos gerar, e mais economia vamos ter. Na sua casa, você já tem essas atitudes? De reciclar, reduzir e reutilizar? Na decoração, podemos aproveitar várias embalagens e materiais, basta usarmos a criatividade!

O que é carretel de madeira?

Ele é feito para embalar e transportar cordas, fios e cabos de rede elétrica. Normalmente os carretéis são fabricados com madeira maciça sustentável, e costumam durar uns dois anos para carregar materiais. Depois de não servirem mais para sua função original, eles são descartados, e é aí que você pode aproveitar para reutilizá-los na decoração.

carretéis de madeira na decoração

Como usar carretéis de madeira na decoração?

O uso mais comum para os carretéis, é transformá-los em mesas de jantar, isso porque o formato é bem propício para criar mesas redondas aconchegantes e charmosas. O pessoal do Viva Decora apresentou um passo a passo de como fazer uma mesa com carretel, e nós vamos compartilhar a ideia aqui com vocês.

Você vai precisar de:

  • Carretel de madeira;
  • Lixa para madeira;
  • Tinta acrílica à base d’água;
  • Rolo de pintura;
  • Pincel;
  • Luvas de borracha.

O carretel de madeira é uma peça bem robusta, e na maioria das vezes, tem acabamento bruto. Por isso, você deve usar as luvas de borracha para se proteger de farpas. O ideal é fazer esse DIY ao ar livre, mas se não for possível, proteja bem o espaço onde fará o artesanato para garantir que o chão e as paredes não manchem com a tinta.

Para começar, lixe a peça toda para eliminar todas as imperfeições. Em seguida, passe um pano úmido para tirar o pó, com isso o carretel já ficará com outra aparência!

Agora é só pintar! A dica é usar o rolo nas partes maiores, e o pincel para fazer os acabamentos. Deixe secar e passe a segunda demão, além de deixá-lo mais bonito, isso faz com que ele fique melhor conservado. Mas, se quiser um acabamento mais rústico, uma demão já basta, a mesa da imagem abaixo foi feita com apenas uma demão, olha só:

carretel de madeiraFoto: Viva Decora

Além dessa opção, você também pode apenas lixar a peça, e passar verniz sobre ela, dessa forma você terá uma mesa de jantar feita com carretel bem rústica. O verniz valoriza a beleza da madeira natural, e evidencia todos os detalhes da estrutura do material.

carretéis de madeira na decoração

Você pode usar a mesa feita de carretel na cozinha, na churrasqueira, na varanda, ela fica muito estilosa e sem dúvidas vira o destaque de onde é inserida!

mesa de carretel

mesa carretel de madeira

Outra ideia bem bacana, é deixar os carretéis de madeira na decoração comosua forma original. Ou seja, envolver o centro com corda sisal, além de valorizar a função do carretel, também esconde imperfeições, e deixa o móvel belíssimo!

carretéis de madeira rústica na decoração

carretel na decoração

Nesse caso, além de incluir a corda no centro, as bordas do tampo e da base, também receberam o acabamento.

reaproveitar carretal na decoração

Você também tem a opção de deixar a peça mais requintada incluindo vidro sobre o tampo, ou ainda, rodinhas na base para que ele fique mais prático, e possa ser levado de um cômodo para outro com facilidade.

mesinha de carretel

reaproveitar carretel de madeira

Os carretéis de madeira na decoração, podem ter as mais diversas funções e nos mais inusitados modelos, tudo vai depender do seu objetivo com a reutilização da peça. Separamos algumas inspirações para incentivar a sua criatividade.

carreteis de madeira no jardim

decoração com carretel de madeira

carretéis na decoração

como reutilizar carretéis

Quem gostou desse post, também vai adorar saber como reaproveitar caixotes de madeira e embalagens na decoração.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *