Início » Decoração » Guia: Como escolher o revestimento ideal para cada ambiente da casa
Guia: Como escolher o revestimento ideal para cada ambiente da casa
Acertar a escolha da proteção ideal para o chão da nossa casa, não é uma tarefa fácil. São tantas opções disponíveis no mercado, que fica difícil escolher a mais viável para cada cômodo.
Você tem dúvidas sobre qual é o revestimento certo para cada ambiente da sua casa? Então acompanhe essa leitura, vamos dar algumas dicas e características sobre cada tipo de piso, que vão te ajudar a não errar na escolha!
Antes de começar…
Qual é a principal função de cada ambiente? O local é interno ou externo? Precisa ser resistente a umidade ou ter antiderrapante? Esses são alguns questionamentos que você precisa fazer antes de iniciar a busca pelo revestimento ideal para a sua casa.
A seguir vamos listar as principais dicas para te ajudar nessa importante missão, seja ela uma fase construção, ou reforma. Acompanhe:
Revestimento ideal para cada ambiente da casa:
Cozinha
A cozinha é um ambiente muito movimentado da casa, e também é uma das áreas úmidas. Essas características pedem um revestimento que seja resistente e prático de limpar, afinal, é um espaço que acaba acumulando muita gordura e precisa de limpeza contínua.
Os pisos frios são os mais indicados para revestir a cozinha, e o porcelanato é o preferido do momento. Prático e funcional, ele é considerado um piso resistente, prático de limpar, e sua variedade de tamanhos, texturas e cores, facilitam a composição de qualquer estilo de decoração!
Dica: para cozinhas pequenas, opte por cores claras e suaves, elas dão a sensação de amplitude.
Banheiro
O banheiro é um cômodo totalmente úmido e escorregadio. Você pode apostar em um piso antiderrapante em cerâmica, porcelanato que não seja polido, ou ainda as pastilhas, pois possuem poucos poros e não retém tanta umidade.
Para acertar na cor do revestimento do banheiro, a dica é seguir a personalidade dos moradores. Você pode inovar e revestir o banheiro de verde ou violeta por exemplo, ou ainda buscar algo mais sofisticado com preto. As cores claras são sempre bem-vindas, principalmente para dar sensação de leveza e amplitude.
Dica: Para livrar seu banheiro de mofo devido ao alto grau de umidade, mantenha o ambiente sempre bem ventilado, e evite deixa-lo todo fechado por muito tempo.
Quartos
Conforto e aconchego são as premissas de um quarto, e o revestimento deve garantir essas características. Para garantir o conforto térmico do quarto, que é primordial principalmente para as regiões onde faz mais frio, é indicado investir em madeira para revestir o chão, ou materiais que sejam semelhantes a ela, como o laminado e o vinílico.
Dica: se a sua região for muito quente, você pode optar por pisos frios (porcelanato ou cerâmica), e incluir tapetes nas laterais da cama para garantir conforto térmico ao levantar.
Sala de estar
O revestimento da sala deve acompanhar o estilo de decoração pretendido no ambiente. Se deseja um cômodo com toque rústico, pode apostar em porcelanato ou laminado que imitem a madeira por exemplo. Já se for uma casa de praia, ou a residência fique em um lugar que faz muito calor, os pisos frios e de cores claras podem ser boas opções.
Dica: Se sua sala for integrada à cozinha, opte por um modelo/cor de porcelanato que fique harmônico com os dois ambientes, de maneira que garanta a funcionalidade da cozinha, e o charme e aconchego que a sala pede.
Área de serviço/Lavanderia
Esse cômodo geralmente é bem pequeno, e também é considerado uma área úmida da casa, por isso, também merece atenção na escolha do revestimento ideal. Os azulejos ou pastilhas de vidro são as melhores opções para revestir esse cômodo. São fáceis de limpar, não acumulam muita sujeira.
Dica: Escolha cores claras para ampliar o espaço, ou invista em uma parede, ou parte dela com um mosaico ou pastilhas e azulejos temáticos ou estampados para dar um toque especial ao cômodo.
Área externa
Qual é a área externa que deseja revestir e qual função desse espaço? A área externa da casa acaba se tornando o lugar favorito de muitos moradores, afinal, normalmente ela está atrelada a momentos de lazer, descanso e diversão.
Para escolher o piso ideal desse espaço, a sugestão é optar por revestimentos com aspecto natural para tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Além disso, a incidência de sol e chuva, também precisa ser considerada com o objetivo de ter um material resistente, durável, e seguro, ou seja, um piso antiderrapante.
As opções para revestir esse lugar são várias, o porcelanato com acabamento natural (não polido) ou aspecto rústico, é uma opção que evita escorregamento e acumulo de água, e é fácil de limpar. A cerâmica segue essas mesmas características, e normalmente tem um preço melhor, só é importante atentar-se ao seu PEI (resistência à abrasão) para garantir uma boa escolha.
O cimento queimado, o granilite e os pisos de pedra, também são excelentes opções para a para área externa. São resistentes e deixam o chão com um aspecto natural e sem risco de escorregamento.
Dica: Para quem for apostar em um deck externo revestido de madeira, é importante procurar uma madeira nobre, e que seja tratada para garantir a qualidade do revestimento. É indicado que a manutenção desse piso seja feita a cada dois anos para renovar sua impermeabilização.
As fases da construção ou reforma da casa, não são fáceis e resultam em muitas dúvidas. Mas vale a pena ter paciência e atenção com cada detalhe para no final tudo valer a pena e ter o sonhado lar pronto!
Conta pra gente qual seu revestimento favorito aqui nos comentários.
Obrigada pela visita no blog, e espero você na próxima!!
Jociane Richter
A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.
Veja mais artigos dela