Decoração Feng Shui: potencializando boas energias

Decoração

 

A decoração da nossa casa influencia muito na nossa qualidade de vida. E além disso, é fundamental que a nossa decoração esteja de acordo com nossas crenças, gostos e preferências. Por isso, muitas pessoas optam por colocar o estilo de vida adotado por elas exposto na decoração da casa. E é exatamente sobre isso que nós vamos falar, então vem comigo e conheça tudo sobre a decoração feng shui.

feng shui na decoração
Reprodução Pinterest

O que é Feng Shui?

De acordo com o dicionário, feng shui envolve a ciência e a arte chinesa, tendo como objetivo organizar os espaços com o objetivo de atrair influências benéficas da natureza. Ou seja, esse estilo de vida consiste na maneira em que você organiza sua vida e seu espaço, com o intuito de atrair fortes energias que conspirem a favor da sorte, prosperidade e da calmaria.

Como ter uma decoração feng shui?

Para colocar a decoração feng shui em prática, existem alguns quesitos a serem analisados, acompanhe:

Disposição dos móveis

A posição dos móveis deve transmitir sensação de bem-estar, proteção e segurança, principalmente em cômodos como sala de estar, quarto e escritório. Os móveis devem estar sempre posicionados de frente para a porta de entrada do cômodo, garantindo uma visão ampla do ambiente. Os móveis mais importantes para prestar a atenção na posição em que são colocados são a cama, o sofá e a mesa de escritório.

decoração feng shui
Reprodução Pinterest
como por feng shui na decoração
Reprodução Pinterest

Cores

Cada cor está ligada a um sentimento. E dependendo da cor escolhida para um determinado espaço da casa, a energia captada pode ser diferente. Portanto, é muito importante saber colocá-las em harmonia com o que você deseja e com o objetivo de cada espaço.

Levando em conta que cada cômodo tem uma necessidade diferente, as cores não devem ser escolhidas aleatoriamente. A sala de estar pode ter cores mais vivas como vermelho e laranja, pois ajudam a promover um bom bate-papo com a família e amigos.

sala de estar no estilo feng shui
Reprodução Pinterest

O quarto deve promover relaxamento. Cores como tons de azul e verde ajudam a promover isso, da mesma forma que as cores rosa e vermelho assimilam a paixão. A cor amarela instiga o apetite e a criatividade, portanto, pode ser explorada na cozinha.

cores do feng shui
Reprodução Pinterest
quarto com estilo feng shui
Reprodução Pinterest
cozinha com estilo feng shui
Reprodução Pinterest

Organização

A organização é fundamental na decoração feng shui. Antes de colocar os princípios desse estilo nos ambientes, é necessário eliminar todo o supérfluo da casa. De acordo com feng shui, decorar uma casa desorganizada, é como fazer uma maquiagem com produtos caros sem antes lavar o rosto. E para decorar não é diferente, antes de “maquiar” um cômodo é necessário se livrar das impurezas.

Definimos como impurezas tudo aquilo que não é necessário em um ambiente, ou tudo aquilo que não se relaciona e não entra em harmonia com o cômodo. Inclui-se nisso aqueles objetos antigos, que não possuem mais nenhuma utilidade, e apenas ocupam espaço. Portanto, é necessário desapegar das coisas velhas e se desprender do passado, para que essas velhas energias não bloqueiem novas experiências.

decoração feng shui
Reprodução Pinterest

Conexão entre os cômodos

Quando falamos em conexão na decoração feng shui, normalmente se trata da conexão com a natureza, que é de fato muito importante. A decoração deve estar diretamente ligada com a natureza em todos os aspectos, desde a porta de entrada da casa. Mas além disso, é importante que a casa tenha conexão entre si. Os cômodos devem estar em harmonia para que as energias estejam concentradas na casa e não em apenas um cômodo.

conexão com a natureza feng shui
Reprodução Pinterest

Confira também esse artigo: Tendência mundial: casas cada vez mais “verdes”.

Um erro muito comum é escolher um tipo de piso para cada cômodo. Na decoração feng shui é importante que todos os cômodos tenham o mesmo piso ou similar. Pois, se cada ambiente da casa tiver um piso diferente, simbolizará que sua casa possui uma base fraca e dispersa.

Iluminação e ar fresco

A decoração feng shui preza pela iluminação natural e pelo ar fresco. Portanto, grandes janelas e plantas na decoração da casa nunca são demais. As janelas, além de permitirem a entrada da luz natural, permitem uma melhor circulação do ar. As plantas simbolizam a saúde física e mental, evidenciando o contato com a natureza e filtrando as energias negativas.

iluminação natural
Reprodução Pinterest
janelas na decoração feng shui
Reprodução Pinterest
ambiente feng shui bem iluminado
Reprodução Pinterest

Componentes decorativos

Para escolher os objetos que irão compor a sua decoração, é necessário analisar se combinarão com o ambiente e com os princípios do feng shui. Alguns componentes decorativos mais comuns na decoração feng shui são: Cristais naturais, fontes de água, espelhos (sem exageros) e itens naturais. Os itens naturais podem ser estrelas do mar, galhos secos, pedras entre outros. Para deixar ainda mais atraente e elegante, é possível colorir esses objetos com cores metálicas, tais como prata, dourado e bronze.

componentes decorativos do feng shui
Reprodução Pinterest
estrela do mar na decoração
Reprodução Pinterest
cristais naturais na decoração feng shui
Reprodução Pinterest

Curiosidade: conheça alguns hábitos adeptos do Feng Shui

  • Tirar os calçados antes de entrar: Estudos apontam que 80% da sujeira trazida para dentro de casa vem através dos sapatos.
  • Arrumar a cama: Fazer a cama ao acordar pode dar a sensação de despertar, promovendo um dia produtivo. Da mesma forma que ao voltar de um dia cansativo, deitar na cama arrumada trará uma melhor noite de sono.
  • Abrir as cortinas e janelas: Este é um hábito diário muito importante, pois ao abrir as janelas você permite que as energias sejam renovadas e que o ar circule mais facilmente.
  • Manter a porta do banheiro fechada: O banheiro é um cômodo que pode ser considerado uma fuga de energia. Portanto, manter a porta fechada, a tampa do vaso abaixada e a limpeza em dia fará com que as energias permaneçam na casa e evitará a propagação de bactérias.

E assim encerramos esse artigo sobre decoração feng shui, agora que você já sabe tudo sobre essa decoração, confira essa dica especial que separei exclusivamente para você: Sua casa conta sua história, então não deixe que terceiros decidam por você a melhor maneira de decorar e colorir o seu espaço. Siga seus instintos e suas preferências.

Se você gosta de lifestyle na decoração, vale a pena conferir esse artigo aqui: Decoração hygge: transbordando conforto e boas energias.

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *