Quarto Montessoriano – O que é? Como fazer?

Decoração

O quarto montessoriano foi criado através de uma teoria da médica italiana Maria de Montessori em 1907, que buscava encontrar métodos para estimular o desenvolvimento da criança. Foi aí então que este modelo de quarto começou a se espalhar pelo mundo. Agora, vem comigo que vamos falar tudo sobre quarto montessoriano.

Quarto montessoriano

O que é um quarto montessoriano?

Geralmente os pais projetam os quartos dos seus filhos focando muito na segurança e na estética, o que não é errado, mas faz com que a criança não tenha mobilidade e independência nenhuma sem o auxílio do pai ou da mãe. E é justamente aí que o quarto montessoriano entra em ação, pois ele será feito pensando apenas na criança, para que ela explore seus sentidos e se desenvolva rapidamente.

Nesse quarto, a primeira coisa que é descartada é o berço, que será substituído por uma cama baixa, ou um colchonete no chão, fazendo com que a criança se deite e levante facilmente, sem a ajuda de um adulto.

Quarto montessoriano

Os móveis devem ser projetados aos olhos da criança, devem ter o tamanho ideal para que a criança alcance os objetos com facilidade, da mesma forma para guardá-los. Além disso, muitos sugerem colocar cabides baixos para que a criança escolha sua roupa e se vista sozinha.

Claro que a segurança não pode ser negligenciada, pois mesmo que a criança tenha liberdade no local, ela deve estar livre de perigo. O próprio quarto montessoriano já sugere segurança, pois em um berço, a criança poderia facilmente tentar sair sozinha e acabar caindo e se machucando. Da mesma forma seria com objetos armazenados em alturas inalcançáveis para a criança, que poderiam fazer com que ela tentasse subir em algo para alcançá-los.

Praticidade quarto montessoriano

Métodos para manter a segurança da criança

  • A primeira coisa que deve ser analisada em um quarto montessoriano são as tomadas. É importante que todas elas fiquem em alturas superiores, de preferência atrás de móveis ou que fiquem muito bem tampadas.

Tomada alta quarto montessoriano

  • A higienização do quarto deve ser levada muito a sério, afinal o ambiente deve estar sempre limpo para que a criança não contraia bactérias e fungos facilmente.

Quarto montessoriano

  • No lugar de usar vidros, optar por materiais como acrílico, plástico, para que não tenham risco de quebrar e a criança se cortar.

Quarto montessoriano seguro

  • Nas primeiras fases, onde a criança começa a dar os primeiros passos, é importante colocar alguns suportes nas paredes como é feito para deficientes físicos em banheiros, fazendo com que a criança se sinta mais segura ao se levantar com apoio, sem correr o risco de puxar uma gaveta ou algo que faça ela cair.

Suporte quarto montessoriano

Apoio para criança quarto montessoriano

O que não pode faltar em um quarto montessoriano?

  • Espelhos: os espelhos fazem com que a criança tenha interação com sua própria imagem desde pequena, isso estimula a interação com as pessoas e acelera o processo de aprender a falar. De preferência deve ser colocado ao lado da caminha.

Espelho quarto montessoriano

Quarto montessoriano com espelho

  • Tapetes: além de deixarem o ambiente esteticamente aconchegante, os tapetes são muito funcionais, pois evita que a criança saia descalço no chão gelado. Além disso, as diferentes texturas de um tapete causam várias emoções na criança, estimulando o tato. Portanto aqueles tapetes que a vovó adora fazer, fazendo um mosaico de diferentes tecidos, são excelentes para o quarto montessoriano.

Tapete quarto montessoriano

Quarto montessoriano

  • Fotografias e quadros: são coisas que despertam a curiosidade e imaginação da criança. É interessante colocar fotos que ela apareça para que ela se reconheça nas fotos. Os pais podem contar histórias sobre os momentos em que as fotografias foram tiradas, isso é muito importante para o desenvolvimento mental da criança.

Quadros na decoração montessoriana

Quadros e retratos decoração montessoriana

  • Móbiles: também estimulam o tato e a criatividade da criança de forma lúdica.

Móbile quarto montessoriano

Móbile decoração montessoriana

  • Adesivos nas paredes: Adesivos estão muito em alta atualmente, além de deixarem o quarto cheio de personalidade, estimularão a imaginação da criança.

Adesivo na parede quarto montessoriano

Adesivo quarto montessoriano

  • Prateleiras com brinquedos: as prateleiras devem estar na altura da criança, e os objetos nelas devem ser de acordo com a idade dela. Portanto, quando bebê, é interessante colocar brinquedos como bichinhos de pelúcia, bonecas, carrinhos etc. Conforme ela vai crescendo pode ser colocado livros infantis para que estimulem a leitura.

Prateleira quarto montessoriano

Prateleira para criança decoração montessoriana

O quarto montessoriano deve ser adaptado conforme a criança vai crescendo, não quer dizer que deve ser alterado todo ano, mas em intervalos de 2 a 3 anos, conforme ela vai se desenvolvendo.

Agora que você já sabe tudo sobre quarto montessoriano, conta pra gente o que você mais gostou nesse estilo de quarto. Esperamos que você tenha gostado, se gostou, vai adorar esse artigo sobre: Decoração de quarto de criança: o cantinho que seu filho merece!

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *