Estilo espanhol – uma decoração que vai te surpreender

Design

A Espanha é um país conhecido por seus riquíssimos aspectos culturais, decorrentes de sua história e suas diversas influências. Mas não é só a cultura que chama a atenção. A Espanha também é um modelo muito buscado quando se trata de sua arquitetura e seu design de interiores. O estilo espanhol consiste principalmente na mistura de dois estilos: o rústico e o escandinavo, onde ambos se complementam formando uma decoração incrível.

Quer conhecer e saber como colocar o estilo espanhol na sua decoração? Então vem comigo e descubra tudo sobre esse tema.

Estilo espanhol na decoração: uma junção de estilos

O estilo escandinavo é caracterizado por seu aspecto clean. Utilizando apenas cores neutras, com ênfase na cor branca, conservando a naturalidade e a iluminação do ambiente. O design espanhol é fortemente lembrado pelas paredes brancas, cinzas ou tons de areia, usadas no interior e na área externa da casa. Por isso, lembramos do escandinavo quando vemos as casas espanholas.

estilo escandinavo design

Já o estilo rústico é marcado pelos detalhes, texturas e cores da madeira natural, a qual é exposta na mobília e no piso. Os revestimentos em pedras também são fortemente utilizados nos ambientes com esse estilo. A madeira natural e as pedras também são itens característicos do estilo espanhol. Portanto, a junção desses dois estilos é claramente visível nas casas espanholas e ambos casam perfeitamente.

estilo espanhol na decoração

casa espanhola

Cores do estilo espanhol

As paredes com tonalidades claras, além de possuírem uma beleza estética, são muito funcionais. A Espanha possui temperaturas altas no verão, e as paredes brancas servem para deixar o ambiente bem iluminado e mais fresco, pois, as cores claras, diferente das escuras, não absorvem tanto o calor do sol.

paredes brancas no estilo espanhol

casa espanhola branca

O fato de utilizarem cores claras nas paredes, não quer dizer que a decoração espanhola não tenha cores vivas. Muito pelo contrário, o estilo espanhol caracteriza os ambientes como telas em branco, para colorir como quiser utilizando as mobílias e objetos decorativos. Sendo assim, os maiores componentes dessa decoração, são os móveis de madeira com a cor natural ou coloridos. O lema que o estilo espanhol traz consigo é “quanto mais detalhes melhor”.

decoração espanhola

decoração com estilo espanhol

móveis rústicos na decoração espanhola

móveis decoração espanhola

As cores mais utilizadas na decoração espanhola são: Vermelho, azul, verde, dourado e laranja. Essas cores são usadas por dentro e por fora da casa. Por exemplo, os telhados espanhóis são vermelhos ou laranjas, causando contraste com as cores claras das paredes. O azul e o verde podem ser usados na mobília e nos arredores das janelas no lado de fora. O dourado é muito utilizado nos objetos decorativos.

telhados vermelhos das casas espanholas

janelas coloridas das casas espanholas

móveis coloridos espanhol

Estuque e detalhes

O estilo espanhol também é marcado pelo uso do estuque, que nada mais é que uma argamassa feita com pó de mármore, cal fina, gesso e areia. O estuque tem uma textura lisa e pode ser usado no teto e nas paredes, tanto internas quanto externas.

decoração espanhola

A decoração espanhola possui uma riqueza de detalhes. As paredes e o chão podem possuir uma faixa de piso que se destaca por sua estampa diferente. Da mesma forma com as escadas, é comum vermos nos intervalos dos degraus, alguns filetes de pisos estampados. Com o design espanhol, os detalhes se destacam muito mais na decoração.

piso usado estilo espanhol

escadas decoradas estilo espanhol

escada colorida em casa espanhola

Revestimento de pedras

Mas não é só o estuque que você encontrará nas casas espanholas. As paredes revestidas de pedras também são encontradas com frequência. Elas proporcionam um aspecto natural e rústico ao ambiente, além de serem muito funcionais. Se quiser conhecer tudo que esse revestimento oferece, confira nosso artigo sobre parede de pedra na decoração.

paredes de pedras estilo espanhol

estilo espanhol na decoração

Além do revestimento de pedras nas paredes, os espanhóis adoram explorar o ambiente externo. Dessa maneira é comum encontrarmos as calçadas revestidas com pedras aos arredores da casa, pois elas incorporam e embelezam todo o espaço.

calçada de pedra em casa espanhola

Jardim espanhol

Os jardins externos das casas espanholas são encantadores. Normalmente são compostos por uma grama sempre muito bem aparada e belíssimas árvores, além das lindas flores, folhagens e arbustos que deixam o jardim ainda mais incrível.

jardim espanhol

jardim das casas da espanha

jardim estilo espanhol

Os espanhóis adoram sentar embaixo de uma árvore para conversar e tomar um sol. Com isso, é bem comum encontrarmos um espaço do jardim decorado com mobília própria para áreas externas. Como poltronas de jardim, por exemplo.

móveis de jardim

Sala de estar externa

Já passou pela sua cabeça a ideia de ter uma sala de estar ao ar livre? Ou até mesmo uma sala de jantar? Os espanhóis são, de fato, muito criativos. É muito comum encontrarmos esse ambiente nas casas espanholas, em um espaço similar ao de uma varanda. Se trata de uma parte da casa com ou sem cobertura, onde fica uma sala de estar no lado externo da casa. Nada melhor que se aconchegar em um confortável sofá, bater um bom papo e sentir a brisa do vento, ao mesmo tempo.

sala de estar externa

sala de estar estilo espanhol

sala de estar ao ar livre

A sala de estar externa é a mais comum na Espanha, porém, alguns gostam tanto dessa ideia, que optam por fazer a sala de jantar da mesma forma. Ambas são feitas em espaços separados, por se tratarem de cômodos muito diferentes. Dá até vontade de jantar em um lugar assim, não é mesmo?

sala de jantar externa

O estilo de decoração espanhol é bastante buscado por aqueles que procuram por uma decoração leve, tranquila e rica em detalhes. Já imaginou como ficaria sua casa com o design espanhol? Esperamos que tenha gostado do artigo, e se quiser conhecer as decorações de outros países, é só embarcar no nosso blog e aterrissar nesse artigo: Conheça o estilo único das decorações de 6 países diferentes. Tchauzinho e até a próxima 😉

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *