Como criar um Jardim de Inverno na sua Casa

Meio Ambiente

O que é jardim de inverno?

Jardim de inverno é um espaço interno para cultivar flores e folhagens que permitem um contato direto com a natureza, e também causa mais frescor e aromas para o ambiente.

Sua maior vantagem é a possibilidade de explorá-lo na parte interna de casas e apartamentos, ou seja, quem não tem quintal ou área externa, entra em êxtase com essa alternativa.

Muitas pessoas já pensam em um espaço para o jardim de inverno no projeto da arquitetura, mas, quando o espaço é escasso, é preciso otimizar alguns cantinhos para não ficar sem o jardim! Vale aproveitar o espaço embaixo da escada ou algum canto da sacada, o importante é garantir um ambiente natural na sua casa.

Antes de começar a falar sobre como montar o seu jardim de inverno, vamos listar tudo o que veremos nesse post:

#1 – Espaço exclusivo para jardim de inverno;

#2 – Aproveitando espaços para criar seu jardim interno;

#3 – Espécies para compor o jardim de inverno;

#4 – Crie um jardim com cactos e suculentas.

É importante que você saiba que existem inúmeras maneiras de criar um jardim dentro da sua casa, e que não necessariamente você precisa de um ambiente exclusivo para ele. Por isso, não desista, acompanhe o post até o final e encontre uma maneira de incluir o jardim de inverno na sua casa.

#1 – Espaço exclusivo para jardim de inverno

Se você deseja montar o seu jardim em um ambiente a parte, a melhor coisa é montar um espaço bem arejado. Dê preferência para janelas amplas e teto de vidro, isso permitirá que a luz natural invada o ambiente.

jardim de inverno

jardim de inverno

As plantas podem estar tanto no chão, quanto nas paredes para formar o jardim. E se você tiver muito espaço, pode e deve investir em alguns móveis chave para tornar o cantinho ainda mais delicioso…

Para decorar seu jardim, opte por móveis feitos com fibra sintética e sem estofados, eles são mais resistentes a luz solar e combinam com o ambiente natural.

jardim de inverno

jardim de inverno

#2 – Aproveitando espaços para criar seu jardim interno

Infelizmente nem todos os projetos permitem um espaço exclusivo para o jardim, mas felizmente isso não nos impede de criar um belíssimo cantinho natural na nossa casa. Na sala de estar por exemplo, você pode aproveitar o espaço debaixo da escada e incluir flores, folhagens, algumas pedras brancas e um ponto de luz para destacar o ambiente, olha que lindo fica!

jardim de inverno

jardim de inverno

Os próprios lavabos e corredores podem ser uma oportunidade para incluir um minijardim de inverno. Embaixo da bancada, entre um móvel e outro, em qualquer espaço disponível você pode adequar vasos e arranjos.

jardim de inverno em casa

jardim de inverno

Você também pode criar jardins verticais na sua casa, seja suspenso ou em estantes, quando não temos espaço, verticalizar é sempre uma boa opção!

como fazer jardim de inverno

como fazer jardim de inverno

jardim de inverno

As sacadas e varandas também são lugares que recebem muito bem o jardim de inverno, aliás, esses ambientes são propícios, pois recebem luz natural constantemente, o que é ótimo para as plantas! Aqui nós falamos só sobre decoração de varanda, vale a pena dar uma olhadinha.

jardim de inverno

#3 – Espécies para compor o jardim de inverno

Nem todas as plantas e folhagens se adaptam com os ambientes internos, algumas realmente precisam receber luz solar e chuva para sobreviver. Por isso, antes de montar o seu jardim, atente-se para as espécies mais resistentes e que se adaptam ao ambiente interno. Essas são algumas sugestões: begônia, babosa, lírio da paz, violeta, singônio, espada de São Jorge e palmeira ráfis.

espécies para compor o jardim de inverno

#4 – Crie um jardim com cactos e suculentas

Se o seu espaço para o jardim é pequeno e não poderá usar palmeiras e grandes folhagens, que tal montar um mini-jardim com cactos ou suculentas? Além de darem bem menos trabalho, eles são charmosos, resistentes e podem ser usados em qualquer ambiente da casa, olha quanto charme…

jardim de inverno

jardim de inverno-cactos

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *