Embalagens na decoração: Saiba como reciclar e reaproveitar

Meio Ambiente

Você já parou para pensar em quantas embalagens consome por mês? E já imaginou essas embalagens na decoração? Nesse post você vai conferir como reciclar e decorar com 4 embalagens diferentes.

  • Como personalizar caixas de ovos;
  • Latas de alumínio na decoração;
  • Reaproveitando vidros na decoração;
  • Garrafas de vidro;
  • Reciclar e reaproveitar garrafas pet.

Como personalizar caixas de ovos

Já pensou em contribuir para a diminuição do descarte de caixas de ovos usando a arte e a criatividade para torná-la em algo útil e com uma nova função?

As opções para personalizá-las são várias, mas adicionar cor e criar formas lúdicas, é uma ótima forma de encantar a criançada e até mesmo chamá-los para colocar a mão na massa junto com você.

Caixas de ovos na decoração

reaproveitar caixa de ovo

reaproveitar caixa de ovo

Outra ideia super criativa e fofíssima de usar embalagens na decoração, é aproveitar as caixas de ovos para fazer lembrancinhas. Olha que lindas essas opções…

lembrança feita de caixa de ovo

lembrança de caixa de ovo

lembrança caixa de ovo

lembrancinha de caixa de ovo

E essa dica de aproveitar a caixa de ovo para criar minijardins, não é linda?

reaproveitar caixas de ovo na decoração

caixa de ovo na decoração

Na área externa elas também têm uma utilidade, e quer dica mais sustentável que essa? Além de reciclar e aproveitar uma embalagem, você ainda pode usá-la para atrair passarinhos no seu jardim, não é uma graça?

reaproveitar caixas de ovo na decoração

reaproveitar caixas de ovo

Os compartimentos feitos para acomodar os ovos são ótimos para armazenar pequenas coisas também. Olha que legal essa ideia de personalizar sua caixa de ovo e usá-la no seu ateliê.

reciclar caixas de ovos

reaproveitar caixas de ovos

Latas de alumínio na decoração

Você sabia que um quilo de alumínio reciclado economiza a extração de aproximadamente quatro quilos de matéria-prima (minério bauxita)? Para dar um quilo de alumínio, é preciso acumular cerca de 75 latinhas de refrigerante.

O alumínio é um metal reciclável que retorna às linhas de produção para a confecção de novos produtos. As latas de alumínio são consumidas em grande escala, e levam de 100 a 500 anos para se decompor. Por isso reciclá-las é tão importante para evitar prejuízos ambientais.

Felizmente no Brasil, praticamente 100% das latas descartadas são reaproveitadas pelas indústrias. O que torna nosso país o primeiro lugar no mundo, em reciclagem de alumínio. Além de evitar impactos ambientais, a prática mantém a renda de grande parte dos trabalhadores que catam materiais recicláveis, e também mantém empresas especializadas em reciclagem de alumínio.

Além das inúmeras vantagens abordadas acima, a reciclagem de latinhas também pode ser aproveitada na decoração, vamos conferir como?

adega de latinhas

embalagens na decoração iaza blog

Na cozinha você pode plantar os temperinhos do dia a dia nas latinhas, e fixá-las na parede, fica prático e uma graça, não é mesmo? Aah, claro que você pode personalizar ela do jeitinho que preferir antes de fixar e aproveitar para guardar outros utensílios. Olha que charme!

embalagens na decoração - iaza blog

E para quem tem o cantinho da costura ou artesanato em casa, que tal essa ideia de fazer nichos organizadores com as latas de alumínio?

embalagens na decoração

Fazer mini vasos de flor, também é uma saída bem prática e charmosa para usar essas embalagens na decoração.

reaproveitar latinhas

reaproveitar latas de aluminio

Outra maneira de reaproveitar as latinhas é criando luminárias, você pode usar a criatividade e criar algumas para o natal.

DIY latas de aluminio

luminaria de lata

E já que estamos pertinho do natal, olha que mimo essas ideias. Fica super bacana personalizar latinhas para entregar aos convidados que irão na sua casa na ceia de natal, que tal?

latinhas personalizadas natal

embalagens na decoração

latas de aluminio na decoração

Esse é um kit de organizadores feito com latinhas de diferentes tamanhos, fica perfeito para armazenar coisinhas.

organizadores de lata

Essa lata de biscoitos foi transformada em uma belíssima caixa de chás. E veja como é simples de fazer…

latas de alumínio na decoração

Adega feita com latas de alumínio, o que acham?

Reaproveitando vidros na decoração

Você sabia que com 1kg de vidro reciclado é possível fazer outro quilo de vidro novo? Sim, ele tem 100% de reaproveitamento e a reciclagem inibe o uso de matéria-prima natural como a areia e o calcário. Tá aí mais um motivo pra você reaproveitar embalagens na decoração.

Para quem adora o estilo “casa da vó” na decoração, vai amar as despensas e cozinhas organizadas com vidros reaproveitados. Já pensou em criar seus próprios rótulos? São tantas ideias legais que logo você comprará o produto não só pelo que vem dentro, mas pelo estilo da embalagem, já pensando em como reaproveitar o vidro na decoração.

vidros na decoração iaza blog

vidros na decoração

Outra ideia super fofa é personalizar as tampas. Você pode usar estampas coloridas, uma cor para cada ingrediente, enfim… Crie o seu cantinho reaproveitando vidros e garanta um espaço bem agradável.

vidro na decoração iaza blog

embalagens na decoração

Você também pode fazer as etiquetas usando a tinta para quadro negro {lousa na decoração} ou ainda comprá-las prontas e personalizar os vidros, fica bem charmoso, vale a pena apostar.

reaproveitar vidros na decoração

reaproveitar vidros na decoração

Mas nem só para armazenar alimentos que os vidros podem ser usados. Que tal transformá-los em decorações?

reaproveitar vidros na decoração

reaproveitar vidros na decoração

E para quem ama colocar a mão na massa e criar enfeites personalizados para a festa de aniversário do filho ou até mesmo do seu casamento, olha que ideias lindas para usar o vidro na decoração de festas.

Sabe aquelas garrafinhas de vidro que vem com leite de coco e outros ingredientes líquidos? Essas embalagens ficam uma gracinha pra servir bebidas nas festas, de uma olhadinha!

decorar com garrafas de vidro

garrafas de vidro na decoração

Não tem essas garrafinhas? Os vidrinhos de geleia também ficam ótimos para servir bebidas, é só usar a criatividade.

embalagens na decoração

vidros na decoração

E claro.. Os tradicionais e fofíssimos arranjos de flores: Reaproveite as embalagens de vidro e personalize-os como belos vasinhos, vale aplicar renda, juta, pintar, ou ainda usá-los da forma natural.

vidro na decoração

arranjo com pode de vidro

vidro na decoração

E aí, está gostando da ideia de reaproveitar embalagens na decoração? Além de ser uma atitude sustentável, é também uma forma econômica de renovar a cara dos ambientes da sua casa de forma simples e personalizada. Temos mais duas dicas de embalagens que podem ser reaproveitadas, acompanhe:

Garrafas de vinho

Já falamos de várias embalagens de vidro que você pode usar na decoração, mas agora, vamos falar especificamente de garrafas de vinho na decor.

As vantagens de usar garrafas de vinho na decoração são imensas, além de você mesmo confeccionar os enfeites do seu jeito, ainda contribui com o meio ambiente, e cria decorações personalizadas.

Com a criatividade ativa, você pode criar funções inesperadas para as garrafas de vinho na decoração. Além de ficar bonito e diferente, podem ser super funcionais.

garrafas de vinho na decoração

Uma ideia bem original é pintar as garrafas de vinho com spray prateado ou dourado. Para deixar o décor ainda mais cheio de vida e alegria, posicione flores dentro das garrafas, o ambiente ficará super agradável, aposte!

garrafas de vinho decoradas

garrafas de vinho na decoração

Agora… Quem disse que os rótulos precisam ficar escondidos? Para os amantes e colecionadores de vinho, uma ótima opção é usar as garrafas de vinho na decoração na sua forma original, mas claro, com um toque especial…

garrafas de vinho na decoração

reaproveitar garrafas de vidro

Que tal uma luminária com garrafas de vinho na decoração? Se você tiver várias daquelas coloridas, melhor ainda! Você pode remover o fundo delas para incluir a lâmpada, ou ainda usar luzes de natal dentro delas, o efeito é incrível!

luminária de garrafa de vidro

embalagens na decoração

luminaria de garrafas de vinho

garrafas de vinho na decoração

E quem adora flores? Olha só esses mini-jardins feitos com metades de garrafas de vinho, ficam super graciosos e combinam em vários cantinhos da sua casa, aposte!

garrafas de vinho com flores

garrafas de vinho com flores

garrafas de vinho na decoração

Pintá-las com lousa e personalizá-las, também é uma ótima dica para usar essas embalagens na decoração.

garrafas de vinho com lousa

garrafa de vinho com lousa

E quem disse que só as garrafas podem ser reaproveitadas? As rolhas de vinho também têm muito espaço na decoração. Aliás, elas rendem artigos decorativos super charmosos. Abaixo algumas ideias para te inspirar…

rolhas de vinho na decoração

embalagens na decoração

rolhas de vinho na decoração

São lindas as ideias para usar garrafas de vinho na decoração, não é? Se você ama vinho, vai gostar de ler esse infográfico sobre a melhor forma de apreciá-lo.

Reciclar e reaproveitar garrafas pet

Você sabia que a garrafa pet leva em torno de 400 anos para se decompor? A Abipet – Associação Brasileira da Indústria do Pet no Brasil realizou uma pesquisa em 2011, onde apontou que 57,1% das embalagens pet são recicladas, totalizando 294 mil toneladas de embalagens pet. O percentual ainda é muito baixo em relação ao impacto que elas causam ao meio ambiente, mas se cada um fazer a sua parte podemos melhorar muito esse índice, bora fazer a sua?

Que tal reciclar garrafas pet e aproveitar o embalo e criar uma horta ou jardim vertical? É super prático e o resultado fica lindo e saudável se sua opção for pela horta.

embalagens na decoração

garrafas pet na decoração

decoração com garrafas pet

Olha que fácil de fazer esses portas-flor, você vai usar poucos materiais e pode criar vários vasinhos personalizados.

reciclar garrafas pet

reaproveitar garrafa pet

garrafa pet blog iaza

Quem não adora porta-coisinha para organizar as coisas? Fica uma graça, inclusive pode ser usado para presentear amigos. Que tal fazer alguns personalizados? O natal está logo aí!

embalagens na decoração

embalagens na decoração

Esses detalhes feitos com o fundo da garrafa pet ficam incríveis em vários ambientes da casa, aposte!

garrafa pet na decoração

garrafa pet na decoração

Gostou das sugestões de como reaproveitar embalagens na decoração da casa? Essa é uma atitude sustentável e que pode abrir sua criatividade para criar várias coisas diferentes e baratas.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *