Recicle, personalize e decore com embalagens recicláveis

Publicado por Jociane Richter em 01/08/2017 ás 9:34



Se você também é uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente e luta pelo desenvolvimento sustentável desse país, certamente você adora ideias sustentáveis para usar no dia a dia, não é? Hoje vamos te mostrar como é possível usar embalagens recicláveis na decoração, acompanhe.

Infelizmente ainda é muito comum encontrarmos lixo jogado na rua ou ainda descartados de maneira incorreta. O volume de embalagens consumidas é cada vez maior, a consciência do consumidor deve acompanhar esse crescimento. Veja no exemplo abaixo, o impacto que é capaz de ser gerado com a reciclagem adequada de latinhas de alumínio:

  • O ciclo de vida de uma latinha de bebida, por exemplo, é de 30 dias, desde o momento em que ela é inserida na prateleira, até a aquisição e consumo do cliente. Cada latinha pesa 14,5 gramas, mas 67 delas pesam 1kg;
  • A cada 1000kg de alumínio reciclado, 5000kg de minério bruto são economizados;
  • Para reciclar o alumínio é gasto apenas 5% da energia utilizada na extração, ou seja, essa economia é capaz de manter 48 residências iluminadas;
  • Uma lata de alumínio leva em média 100 anos para se decompor, e você? Vai continuar jogando latinhas no chão?

 

Fonte: revistagalileu.globo.com

No exemplo acima, é possível mensurar o quão importante a atitude simples de reciclar lixo da maneira correta é essencial para melhorar o desenvolvimento do País. Agora você vai conhecer algumas formas de reaproveitar embalagens recicláveis na decoração:

  • Latinhas de alumínio;
  • Garrafas pet;
  • Embalagens de vidro.

 

Decorando com embalagens recicláveis

Latinhas de alumínio: Olha que linda essa opção de DIY para criar organizadores práticos e charmosos para a sua casa:

Você vai precisar de: 3 latas de alumínio (use as que você tiver em casa), retalhos de tecidos da sua escolha, tinta spray, cola e enfeites para decorar, pode ser botões ou o que você sobrando.

embalagens recicladas

1º – Passe o spray por dentro e por fora da lata com a cor de sua preferência:

diy lata de alumínio blog da iaza móveis

2º – Corte o tecido escolhido do tamanho da latinha e cole-o em toda a parte externa de maneira que cubra a lata por completo:

diy latinhas de alumínio

reciclar latinhas de alumínio

3º – Depois de deixar a cola secar (aproximadamente 15 minutos), escolha os detalhes que darão um toque final nas suas latinhas decoradas. Você pode usar botões, tiras de renda, etc.

reciclar latinhas de alumínio

Muito fácil, ein? Você pode usá-las para organizar o escritório como porta canetas, no quarto como porta-acessórios ou em qualquer ambiente da casa que você esteja precisando de um porta-trecos.

Fonte: http://www.uncommondesignsonline.com/fabric-covered-aluminum-can-organizers/

Além dessa dica de DIY para fazer com latas de alumínio,  você pode conferir um artigo completo sobre reaproveitar latas de alumínio na decoração.

E as garrafas pet? Elas também representam um número significativo nas embalagens recicláveis e seus danos quando são descartadas da maneira incorreta, são vários. As garrafas pet levam mais de 200 anos para se decompor na natureza, porém, quando são recicladas, podem ser usadas na indústria automobilística, eletrônica, química e até mesmo voltar a ser embalagens novamente.

Por isso, é importante lavá-las após o uso, e encaminhá-las para a coleta seletiva, assim elas não poluirão o meio ambiente, e ainda vão contribuir com a economia.

Nós já falamos de 8 maneiras de reciclar e reaproveitar garrafas pet para você pode usar a sua criatividade, abaixo tem mais algumas ideias, confira:

embalagens recicáveis

embalagens recicláveis

embalagens recicláveis

Você sabia que o vidro precisa de 4 mil anos para se decompor? Isso porque ele é feito com sódio, cálcio, areia e vários componentes químicos que são misturados, levados ao forno e ainda tingidos. Todo esse processo torna sua decomposição mais lenta e prejudicial ao meio ambiente.

Quando o vidro é reciclado adequadamente, ou seja, lavado e destinado à coleta seletiva, é economizado 70% da energia usada na produção normal do vidro, a economia de água é de 50% e a emissão de poluentes é 20% menor. Ou seja, bora destinar todas as embalagens de vidro para coleta seletiva, ein?

As embalagens recicláveis de vidro, também tem várias utilidades na decoração, nós já falamos um pouco sobre isso no artigo: Como reciclar e reutilizar vidro na decoração. E agora vou mostrar pra vocês um tutorial de como pintar garrafas de vidro. As garrafas coloridas ficam divertidas e dão um toque todo especial na decoração da casa, e também podem decorar eventos, olha que graça:

embalagens recicláveis

embalagens recicláveis

Para esse DIY de embalagens recicláveis de vidro, você vai precisar de:

  • Garrafas de vidro (podem ser de diversos tamanhos);
  • Tinta acrílica
  • Pincel
  • Fita crepe
  • Canetinha
  • Lixa ou prime spray

 

embalagens recicláveis blog da iaza

#1 – Limpe bem as garrafas e lixe-as para que a aderência da tinta seja maior;

diy embalagens de vidro

#2 – Com a canetinha, faça os desenhos que você deseja na garrafa, no exemplo, a garrafa está cinza porque foi passado o prime spray após lixar, ele garante a durabilidade da tinta.

diy com garrafa de vidro blog iaza móveis

#3 – Escolha a cor, e inicie a pintura, que pode ser feita com pincel ou esponja de cozinha. Para não invadir as áreas que deseja passar outra cor, use a fita crepe para delimitar os espaços.

diy com garrafa de vidro blog da iaza móveis

#4 – Para cada desenho com cor diferente que você for pintar, espere até que esteja seco por completo, senão, estragará o trabalho e as cores irão se misturar.

embalagens recicláveis de vidro

Você pode variar a pintura do jeito que quiser e usar as garrafinhas de vidro coloridas para decorar, presentear e se divertir, porque vamos combinar, que ideia legal pra fazer com a criançada, ein? Eles vão amar colocar a mão na massa nesse DIY!

Que dica linda, ein? Achei essa ideia lá no blog dcoração.com, aliás, tem vários projetinhos de DIY bem bacanas por lá, vale uma visita. 😊

Nos acompanhe nas redes sociais!
Facebook
Pinterest
Instagram
 


Leia Também

Faça você mesmo vaso com efeito marmorizado

Você conhece a tendência do efeito marmorizado? Acesse esse artigo e confira dois projetos de faça você mesmo, e saiba como fazer em casa vasos com esse efeito.

 

Festa julina: Ainda dá tempo de organizar o seu arraiá!

festa julina

O mês de junho já acabou, mas se você não teve tempo de curtir um arraiá, ainda dá tempo, ein? Aproveite as dicas que separamos nesse artigo, e prepare uma festa julina caprichada!

 

Decoração econômica: 4 ideias para fazer hoje mesmo

Decoração econômica

Nesse artigo você vai aprender que não precisa investir muito para conseguir ambientes lindos e cheios de personalidade. Existem várias técnicas da decoração econômica que te ajudam a dar um “up” na casa reaproveitando itens, e colocando a mão na massa, vamos às dicas? Decorar a casa de uma forma econômica já é bom, agora […]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!