Reaproveitar latas de alumínio na decoração

Meio Ambiente

Você sabia que um quilo de alumínio reciclado economiza a extração de aproximadamente quatro quilos de matéria-prima (minério bauxita)? Para dar um quilo de alumínio, é preciso acumular cerca de 75 latinhas re refrigerante.

 

O alumínio é um metal reciclável que retorna às linhas de produção para a confecção de novos produtos. As latass de alumínio são consumidas em grande escala, e levam de 100 a 500 anos para se decompor. Por isso reciclá-las é tão importante para evitar prejuízos ambientais.

 

Felizmente no Brasil praticamente 100% das latas descartadas são reaproveitadas pelas indústrias. O que torna nosso país o primeiro lugar no mundo, em reciclagem de alumínio. Além de evitar impactos ambientais, a prática mantém a renda de grande parte dos trabalhadores que catam materiais recicláveis, e também mantém empresas especializadas em reciclagem de alumínio.

 

Agora que você viu mais uma vez a importância de praticar a coleta seletiva, e conferiu ainda quantos benefícios a reciclagem traz para o meio ambiente e economia do país, que tal conferir algumas ideias de como criar objetos decorativos bem originais com as latinhas que você descarta?

 

É uma maneira econômica, prática e sustentável de inovar na decoração. E as maneiras de reaproveitar as latas de alumínio na decoração são imensas, dá uma olhadinha no que separamos para você!!

 

Reaproveitar latas

 

Na cozinha você pode plantar os temperinhos do dia a dia nas latinhas, e fixá-las na parede, fica prático e uma graça, não é mesmo? Aah, claro que você pode personalizar ela do jeitinho que preferir antes de fixar e aproveitar para guardar outros utensílios. Olha que charme!!

 

Reaproveitar latinhas

 

E para quem tem o cantinho da costura ou artesanato em casa, que tal essa ideia de fazer nichos organizadores com as latas de alumínio?

 

Latinhas na decoração

 

Fazer mini vasos de flor, também é uma saída bem prática e charmosa.

 

Reaproveitar latinhas

Reaproveitar latas de alumínio

 

Outra maneira de reaproveitar as latinhas é criando luminárias, você pode usar a criatividade e criar algumas para o natal.

 

DIY-latas

Luminária de lata

 

E já que estamos pertinho do natal, olha que mimo essas ideias. Ficam super bacanas personalizar latinhas para entregar aos convidados que irão na sua casa na ceia de natal, que tal?

 

Latinhas personalizadas natal

Lembrança de latinha

Lata de alumínio natal

 

Esse é um kit de organizadores feito com latinhas de diferentes tamanhos, fica perfeito para armazenar coisinhas.

 

Organizadores de lata

 

Essa lata de biscoitos foi transformada em uma belíssima caixa de chás. E veja como é simples de fazer…

 

Porta chá

 

Adega feita com latas de alumínio, o que acham?

 

Adega de latinhas

 

E essas casinhas para colocar comida de passarinho e chamá-los para perto da sua casa? Super fácil de fazer, e o resultado é encantador!!

 

Reaproveitar latas

 

São inúmeras as maneiras de personalizar as latas de alumínio e usá-las na decoração, basta ter criatividade e alguns materiais para produzi-las.

 

Reaproveitar latas

 

Nós já falamos aqui da importância dos 3 Rs da sustentabilidade, e também já te ensinamos a praticá-los na decoração. Hoje foi mais uma ideia, gostaram? Quinta tem mais, fiquem de olho na nossa loja de móveis online e até lá!!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *