5 passos para obter uma decoração sóbria

Decoração

Nós possuímos gostos diferentes uns dos outros, e isso nos influencia na maneira que escolhemos decorar nosso lar. Cada estilo de decoração possui sua beleza, independente das cores utilizadas. E para os amantes da simplicidade e naturalidade, apresentaremos 5 passos de como criar uma decoração sóbria, deixando sua casa aconchegante e com a sua cara.

Em que consiste uma decoração sóbria?

Consiste em uma decoração que vem acompanhada de cores como cinza, preto, branco e outras cores de tons mais claros. Esse estilo de decoração visa a simplicidade e aconchego, ou seja, é só pensar nas cores que transmitem relaxamento e calmaria, e colocá-las em ação. Agora que você já sabe um pouco sobre decoração sóbria, vamos conferir algumas características e dicas para te ajudar a ter esse estilo de decoração na sua casa.

1° Passo

Para deixar sua decoração sóbria, com um ar de leveza e elegância, podemos optar em escolher uma cor neutra, como preto, cinza, branco ou o marrom, combinado com alguma outra cor, como o verde-escuro, o vermelho envelhecido e etc. Você pode sim colocar cores vivas em uma decoração sóbria, mas é sempre bom escolher uma cor neutra para ser predominante.

Decoração sóbria

Decoração neutra

Decoração estilo sóbrio

Decoração com tons sóbrios

Sala sóbria

2° Passo

Sempre que olhamos para ambientes que visam o estilo sóbrio, não tem como deixar de fora os móveis de madeira. Eles fazem muito sucesso na decoração sóbria e rústica. A cor da madeira natural trará um toque rústico que lembrará natureza e aconchego, e isso transmitirá leveza ao ambiente e manterá sua respectiva essência.

Moveis de madeira na decoração

Sala com tons sóbrios

Madeira de cor natural na decoração

Os móveis de madeira e ferro também já ganharam espaço nesse estilo de decoração, justamente por juntar o estilo industrial com o rústico. Além de serem tendência e fazerem parte do universo contemporâneo, esse estilo de móvel é muito resistente e possui alta durabilidade. Saiba mais nesse artigo: Tendência: Móveis de madeira e ferro na decoração

Madeira e ferro na decoração sóbria

3° Passo

A mistura das cores opostas preto e branco, também é uma boa aposta para esse estilo de decoração. Conhecidas por serem ícones da sofisticação, fazem uma ótima junção entre aconchego e requinte.

Temos um leque de opções e maneiras de colocar essas cores em ação. Podemos utilizar ambas em um mesmo ambiente proporcionando um belo contraste, com muita elegância. O preto pode ser o fundo para os móveis e objetos decorativos brancos ou vice-versa, também podemos utilizar uma cor clara nas paredes e explorar o preto e o branco na decoração do ambiente.

Preto e branco na decoração

Como obter uma decoração sóbria

Estilo sóbrio na decoração

Muitas pessoas têm aquele receio de usar a cor preta na decoração, com medo de que fique com um aspecto sobrecarregado. Para isso nós fizemos um artigo sobre como usar o preto na sua decoração com muita elegância e sofisticação: Como utilizar o preto na decoração da sua casa

4° Passo

Plantas e folhagens sempre são bem-vindas nesse estilo de decoração, elas se destacam em meio as cores neutras deixando um toque bem aconchegante e natural para sua casa. Podemos utilizá-las em vasos, suportes ou até mesmo fazer um cantinho só pra elas, como um jardim de inverno, por exemplo.

Plantas na decoração sóbria

Folhagens na decoração sóbria

5° Passo

As paredes que compõem o ambiente também devem entrar em harmonia com o estilo sóbrio, podemos pintá-las com cores neutras, como já mostramos em algumas imagens, que darão destaque aos objetos decorativos e mobília. Mas para quem gosta de modernizar, podemos utilizar os papéis de parede que combinem com o estilo do lugar.

Papel de parede estilo sóbrio

Decoração sóbria

Aos que preferem investir em uma parede rústica e moderna, sem que o ambiente deixe de ser sóbrio, podemos analisar duas ótimas opções para esse caso: paredes de pedras e paredes de tijolinho a vista. O sóbrio permanecerá no ambiente e a rusticidade entrará em harmonia com as cores neutras que prevalecem na decoração.

5 passos para o estilo sóbrio

Características da decoração sóbria

Toque rústico na decoração sóbria

Decoração sóbria na sua casa

Esperamos que tenha gostado, deixe nos comentários o que achou desse estilo de decoração e qual parte mais gostou, vamos adorar saber! 😉

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *