Como garantir o estilo industrial na sua casa

Design

O estilo industrial tem tomado uma parcela significativa nas moradas brasileiras, e projetos nesse estilo são cada vez mais solicitados aos arquitetos e decoradores. Mas você sabe de onde vem essa decoração e quais são seus elementos principais?

Nesse post você vai conferir um pouco da história do estilo industrial na decoração, e também vai conhecer alguns acabamentos e materiais que são fundamentais para caracterizar esse estilo, bora comigo?

Como surgiu o estilo industrial?

Esse conceito surgiu entre as décadas de 50 e 70 em Nova York, em um período onde muitas fábricas fecharam devido a uma crise ocorrida na época. Esse movimento incentivou a adaptação desses galpões industriais desativados para moradias, os chamados lofts, dos quais já falamos nesse post: Moradias em lofts.

Abaixo vou apresentar os principais elementos que caracterizam o estilo, acompanhe:

Ambientes integrados: Por se tratar de fábricas que foram transformadas em casas, os galpões não tinham divisórias internas, e foi daí que os ambientes integrados começaram a surgir. Portanto se você pretende ter esse estilo na sua casa, integrar é o primeiro passo para caracterizar a decoração industrial.

decoração industrial
Fonte: Pinterest

Cimento queimado: O que hoje é tendência, no passado era a única opção. Galpões “mal-acabados” eram os espaços que existiam e foram transformados em lares, e hoje, o cimento queimado é uma das maiores tendências no universo de decoração de interiores.

Seja no acabamento das paredes, do piso e até em alguns móveis, essa também é uma característica marcante desse estilo, e que não pode ficar de fora para quem está investindo em uma decoração industrial.

estilo industrial na decoração
Fonte: Pinterest
cimento na decoração
Fonte: Casa de Valentina

Tijolos a vista: Além do cimento aparente, os tijolos a vista também são frequentemente usados em casas com estilo industrial. Essa é outra tendência que não era opção, mas sim a realidade da época, hoje nós temos uma releitura do “tijolo mal acabado” nos interiores, mas com a diferença que conseguimos aplicá-lo com uma textura diferente da real, facilitando a limpeza e manutenção da parede. Já falamos muito sobre isso nesse post: Tudo o que você precisa saber sobre tijolinho a vista na decoração.

decoração estilo industrial
Fonte: Decor fácil
estilo industrial com tijolinhos
Fonte: Pinterest

Tubos e cabos aparentes: Em qualquer construção industrial, normalmente o acabamento não tem muita importância, e é feito de forma simples e robusta. Com os cabos e tubos usados nas instalações, não é diferente, eles normalmente ficavam expostos nas décadas onde o estilo industrial surgiu, e hoje são deixados à vista em muitas moradas que simpatizam com esse tipo de decoração para enfatizar a personalidade dos ambientes.

tubos expostos na decoração indsutrial
Fonte: Tudo construção

tubos no estilo industrial

Iluminação: Para equilibrar esse jogo de “texturas e cores industriais”, é fundamental investir em uma boa iluminação nos ambientes. Janelas amplas de vidro e metal, e portas grandes, preferencialmente de correr para garantir a funcionalidade do espaço, são bem-vindas nesse estilo.

Além da iluminação natural, as lâmpadas com fios aparentes e luminárias pendentes, são ótimas para garantir ambientes mais aconchegantes.

iluminação natural estilo industrial
Fonte: Casoca
luminárias na decoração industrial
Fonte: Pinterest
iluminação natural decoração industrial
Fonte: Pinterest

Preenchendo a decoração industrial

Além das cores e elementos base que caracterizam o estilo industrial, os acessórios e a mobília adequados também são essenciais para criar ambientes bem característicos. Toques rústicos por meio de móveis de madeira, vigas aparentes, tecidos em couro e pele, e peças feitas em casa ou herdadas de gerações passadas, ajudam a criar uma atmosfera bem personalizada.

estilo industrial na decoração
Fonte: Pinterest
decoração industrial
Fonte: Simples decoração
sala de estar industrial
Fonte: Pinterest

Como adaptar ambientes existentes para o estilo industrial?

Se você já tem sua casa/apartamento prontos, mas, deseja incorporar esse estilo na decoração, poderá investir em alguns detalhes que garantem as características do estilo industrial, acompanhe o que pode ser feito:

  • Instale um papel de parede que imita tijolinhos ou cimento queimado;

  • Troque algumas luminárias ou lâmpadas por luminárias pendentes de metal;

  • Invista em móveis que tenha ferro ou metal na estrutura.

Com esses truques já é possível transformar o estilo de decoração da sua casa sem mexer na estrutura ou pintura dos ambientes. Gostou? Então aproveita para mergulhar ainda mais nesse estilo vendo esse artigo sobre móveis industriais, uma tendência que está tomando a decoração de interiores e deixando-as surpreendentemente encantadoras e contemporâneas.

Mais algumas inspirações de decoração industrial da Iaza…

móveis industriais decoração

móveis indsutriais na decoração

móveis industriais

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *