Decoração econômica: 4 ideias para fazer hoje mesmo

Meio Ambiente

Nesse artigo você vai aprender que não precisa investir muito para conseguir ambientes lindos e cheios de personalidade. Existem várias técnicas da decoração econômica que te ajudam a dar um “up” na casa reaproveitando itens, e colocando a mão na massa, vamos às dicas?

Decorar a casa de uma forma econômica já é bom, agora decorar e reciclar é melhor ainda, não é? Aliás, vou fazer um parêntese aqui, e falar um pouquinho sobre a reciclagem, porque eu confesso que não sabia que tantas coisas podiam ser recicladas, como por exemplo, embalagem de aerossol, vocês sabiam?

Lá no site do Instituto GEA Ética e Meio Ambiente, eles têm uma relação completa de tudo o que pode e não pode ser reciclado, separei algumas coisas aqui para vocês:

Reciclado

  • Papéis: Cadernos, jornais, revistas, papel toalha, cartões, papel kraft e etc.
  • Plástico: Embalagens de xampu e outros produtos cosméticos, embalagem de detergente, garrafa pet, escova de dente, baldes e etc.
  • Vidros: Garrafas de bebida, frascos de perfume, condimentos e remédios, potes de vidro alimentícios e etc.
  • Pneus.
  • Entulho de obras.
  • Pilhas e baterias.

Não reciclado

  • Espelhos
  • Tubos de televisão
  • Lâmpadas
  • Ampolas
  • Plástico celofane
  • Plástico metalizado (embalagem de salgadinho)

Essa é uma relação de coisas que fazem parte do nosso dia a dia e nem todos tem conhecimento do que pode e não pode ser reciclado. A prática de separar o lixo adequadamente traz diversos benefícios para a nossa vida, para a sociedade e para o desenvolvimento do país todo.

~~~

Mas agora vamos falar do que podemos reciclar e reaproveitar na decoração econômica.

Os caixotes de madeira já são figurinhas carimbadas na decoração, afinal, eles podem ser transformados em tantas coisas, que não é por acaso que fazem tanto sucesso nos interiores. O seu acabamento natural já é lindo e tem tudo a ver com o estilo rústico, mas, se você quiser inovar, você pode pintá-los, revesti-los com tecido ou então apenas envernizar para valorizar a madeira.

Caixotes de madeira na decoração decoração econômica com caixotes

decoração econômica com caixotes de madeira

Canos de PVC: Esse é outro material usado na parte hidráulica das construções, que sempre acaba sobrando, não é? Com a decoração econômica você pode usar os pedaços que sobrarem para reaproveitar e criar itens funcionais na casa, veja alguns exemplos:

canos de pvc na decoração

canos de pvc na decoração econômica

canos de PVC na decoração econômica

Pneus na decoração: Os pneus poluem muito o meio ambiente, e por isso, precisamos ter consciência na hora de descartá-los, eles são recicláveis e podem ser usados na composição de asfalto, ou então reutilizados na decoração, são infinitas as possibilidades para usá-lo, veja algumas ideias:

decoração econômica com pneus

pneus na decoração

decoração econômica com pneus

Caixas de ovos: As caixas de ovos são embalagens que adquirimos com muita frequência, e quando menos percebemos, já estamos com uma pilha delas em casa. Você pode ofertá-las para alguém que as use, reciclá-las, ou ainda reutilizá-las na decoração. As formas são as mais variadas possíveis, já mostrei várias aqui nesse artigo.

caixas de ovos na decoração

caixas de ovos na decoração econõmica

decoração econômica com caixas de ovos

Viu só? Existem várias formas de reciclar, reutilizar e ainda contribuir com o meio ambiente e deixar a decoração mais bonita e econômica!

Lá no nosso site tem a linha completa de móveis sustentáveis, feitos com madeira maciça reflorestada, visite e conheça!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *