Decoração Reciclável – decorar para preservar

Meio Ambiente

Já vimos muitas ideias e dicas aqui no blog sobre como decorar a casa sem gastar muito. Decorar gastando pouco é muito bom, mas, decorar preservando o meio ambiente é melhor ainda. É possível reutilizar itens que não usamos mais de forma simples, barata e criativa. Por isso, trouxemos esse checklist com 7 ideias de decoração reciclável que irão te surpreender. Confira:

  1. Lâmpadas queimadas
  2. Palitos de picolé
  3. Cano de PVC
  4. Tubos de ferro e metal
  5. Caixotes de madeira
  6. Pneus
  7. Carretéis de madeira

Lâmpadas queimadas

Quando as lâmpadas param de funcionar, geralmente não pensamos duas vezes para descartá-las. Mas você sabia que elas podem se transformar em componentes decorativos muito criativos? Elas podem ser utilizadas de várias formas. Podemos transformá-las em pequenos jardins, acrescentando plantinhas no seu interior, como suculentas e pequenas flores.

Decoração reciclável
Reprodução Pinterest
lâmpada queimada na decoração
Reprodução Pinterest

Outra ideia é fazer um pequeno aquário no interior da lâmpada, podendo ser apenas figurativo ou, se a lâmpada tiver um tamanho maior, pode-se colocar um peixe pequeno que caiba tranquilamente nesse espaço.

aquário na lâmpada
Reprodução Pinterest
como usar lâmpada queimada
Reprodução Pinterest
decoração reciclável com lâmpada queimada
Reprodução Pinterest

Além dessas ideias, elas também podem ser usadas na decoração de natal com muito charme e delicadeza, dá só uma olhada.

decoração de natal com lâmpadas queimadas
Reprodução Pinterest
lâmpada queimada na decoração
Reprodução Pinterest

Para saber mais confira esse artigo: 3 Dicas para reaproveitar lâmpadas queimadas

Palitos de picolé

Os palitos de sorvete também são descartados com facilidade, mas assim como as lâmpadas, eles também podem compor uma decoração reciclável com muito estilo. É claro que depois de se refrescar com um delicioso sorvete, é necessário higienizá-los com água e sabão para que possam ser utilizados na decoração.

Eles podem ser utilizados de diversas maneiras, como: vasinho de flor, casinhas e outros objetos em miniatura, casinha para passarinhos, luminárias e também nichos e bandejinhas. Confira as imagens.

decoração reciclável com palito de picolé
Reprodução Pinterest
luminária de palito de picolé
Reprodução Pinterest
palito de sorvete na decoração
Reprodução Pinterest
Nicho de palito de picolé
Reprodução Pinterest
casa de passarinho com palito de picolé
Reprodução Pinterest

Para saber mais confira esse artigo: Palitos de sorvete na decoração.

Cano de PVC

Normalmente depois de grandes reformas, sobram muitos pedaços de materiais utilizados na construção. Um bom exemplo é o cano de PVC, que muitas vezes até guardamos as sobras, para usarmos quando for preciso. Mas, ele também pode ser um componente muito funcional na decoração reciclável.

É possível usá-lo para confeccionar sua própria sapateira. Desta forma, ela pode ser personalizada como preferir, com o tamanho que desejar. Além disso, os canos e PVC podem se transformar em ótimos organizadores que facilitam as tarefas do cotidiano.

sapateira com cano de PVC
Reprodução Pinterest
cano de PVC na decoração reciclável
Reprodução Pinterest

Além dessas funcionalidades eles podem ser utilizados na base de uma mesinha de centro, em uma adega e até mesmo se tornar um objeto decorativo de muita elegância.

adega de cano de PVC
Reprodução Pinterest
decoração reciclável com cano de PVC
Reprodução Pinterest
mesa de centro com cano de PVC
Reprodução Pinterest

Para saber mais confira esse artigo: 3 ideias para reaproveitar cano de PVC na decoração.

Tubos de ferro e metal

Se você é um amante da decoração industrial, com certeza vai se apaixonar pelas diversas formas que os tubos podem ser utilizados na decoração. Com as funcionalidades semelhantes aos canos de PVC, o tubo de ferro ou metal trará muito estilo e personalidade para sua decoração.

Eles podem ser usados como organizadores para livros, garrafas de vinho, utensílios e etc. Também podem fazer parte da estrutura de um móvel industrial ou se transformar em uma luminária super criativa. Basta um pouco de criatividade para criar o que você quiser com esse material incrível.

tubo de metal na decoração reciclável
Reprodução Pinterest
decoração reciclável com tubo de ferro
Reprodução Pinterest
prateleira de tubo de ferro
Reprodução Pinterest
luminária de tubo de metal
Reprodução Pinterest
luminária criativa com tubo
Reprodução Pinterest

Para saber mais confira esse artigo: Tubos na decoração industrial.

Caixotes de Madeira

Se você possui pouco espaço e seu foco é organização, os caixotes de madeira não podem ficar de fora. Eles são grandes componentes da decoração reciclável e permitem que você possa personalizá-los da maneira que desejar. Eles podem ser usados como gavetas, nichos fixos na parede, e até mesmo como parte da decoração rústica de uma festa. E o melhor de tudo é que você pode deixá-lo do jeitinho que você quiser. Não é incrível?

caixote de madeira na decoração
Reprodução Pinterest
nicho de caixote de madeira
Reprodução Pinterest
caixote de madeira na decoração
Reprodução Pinterest
decoração de festa com caixote de madeira
Reprodução Pinterest

Para saber mais confira esse artigo sobre caixotes de madeira.

Pneus

Os pneus causam terríveis impactos ambientais quando descartados de forma inadequada. E é por isso que devemos nos conscientizar cada vez mais para não agredir o meio ambiente com eles. E quando falamos em decoração reciclável, o pneu é um componente de destaque. Ele pode ser utilizado na decoração como mesa de centro, puff, e até mesmo como assento.

pneu na decoração reciclável
Reprodução Pinterest
assento feito de pneu
Reprodução Pinterest

Na parte externa da casa ele pode servir de balanço e suporte de jardim para flores e plantas. Pode-se personalizá-los de várias formas para várias utilidades. Os Pneus remetem a decoração rústica pelo fato de serem grandes e robustos. Portanto, ele não combina com ambientes minimalistas, mas combina muito bem com casas de campo e de praia.

pneu na decoração do jardim
Reprodução Pinterest
balanço de pneu
Reprodução Pinterest

Para saber mais confira esse artigo: Decoração com pneus.

Carretéis de Madeira

Se você quer inovar na sua decoração, aí vai a dica de ouro: Os carretéis de madeira são as peças perfeitas para deixar o ambiente mais rústico e com destaque. Eles podem ser utilizados tanto na área externa quanto na decoração interna da casa. Além de suas utilidades, ele pode ser facilmente personalizado de acordo com o estilo do ambiente que será inserido.

Eles podem se transformar em uma bela mesa de jantar, como também em uma mesinha de centro. Podem substituir um aparador, e dependendo do tamanho podem até servir como mesinha lateral. Além dessas ideias eles podem ser usados no jardim, como suportes para plantinhas e flores. No artigo abaixo você vai ver um passo a passo de como personalizar seu carretel de madeira.

 

carretel de madeira na decoração
Reprodução Pinterest
aparador de carretel
Reprodução Pinterest
mesa de carretel
Reprodução Pinterest
carretel no jardim
Reprodução Pinterest

Para saber mais confira esse artigo: Carretéis de madeira na decoração: aprenda como reutilizá-los!

Viu só? Aqui citamos apenas algumas das diversas formas que se pode incorporar a decoração reciclável em casa. Desta forma, é possível decorar e reciclar de forma econômica e ajudando o meio ambiente. Espero que tenha gostado desse artigo. Deixe nos comentários o que achou dessas ideias. Tchauzinho e até a próxima <3

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *